Início
Editorial do Comandante
Gen BDA Francisco Carlos Modesto
A caserna em pauta
Pela Audácia!
Logística de Apoio ao Ensino na AvEx
Armamento Axial das Anv do EB
Abastecimento em Campanha
A Logística de Apoio ao Ensino na Aviação do Exército
CPA-Acompanhamento Psicológico
Segurança de Vôo
Aqui começa a Aviação
Esta página foi visitada
  You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401
vezes.
 


     O Centro de Instrução de Aviação do Exército, herdeiro da “Escola de Aviação Militar”, sendo o estabelecimento de ensino responsável pela formação, especialização, extensão e aperfeiçoamento dos militares aviadores do Exército Brasileiro, necessita de um aparato logístico complexo, seguro e preciso para as atividades escolares desenvolvidas .

     As atividades da logística empregadas em apoio as instruções em sede e, principalmente, fora de sede, seguem o planejamento e as orientações de “quatro subordinações” , na cadeia de comando:

     a) Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), para a “atividade fim” de ensino, com o repasse de recursos de ensino, conforme o sistema informatizado do SISPAEC Sistema de Planejamento Administrativo de Ensino e Cultura.
     b) Diretoria de Especialização e Extensão, para a “atividade fim” de ensino, responsável por receber , estudar e gerenciar as necessidades de recursos de ensino, repassando-as ao DEP.
     c) Comando de Aviação do Exército (CAvEx), para “a atividade meio”, com o gerenciamento da utilização dos meios aéreos, horas de vôo , suprimentos de aviação , equipamentos de apoio e recursos de aviação através do Sistema de Planejamento Interno de Trabalho (SISPIT).
     d) Base de Aviação de Taubaté (BAvT), para a “atividade meio”, com os processos licitatórios, de aquisições de materiais e de prestações de serviços, alimentação, energia elétrica, água , telefones , pagamento do pessoal e controle do patrimônio.

     Todos os planejamentos realizados em prol das instruções, conforme o “Plano Geral de Ensino,” são efetivados em A-2 (dois anos antes da execução orçamentária) com as necessidades “macro” em recursos financeiros e A-1 (um ano antes da execução orçamentária), quando são “levantadas” as atividades da logística a serem empregadas em benefício das seções de cursos e da vida vegetativa da OM.

     Recursos Financeiros, Controle do Patrimônio e do Pagamento do Pessoal

     Como o CIAvEx não possui autonomia administrativa e a Unidade Gestora responsável pelas suas atividades financeiras, patrimoniais e do pessoal é a Base de Aviação de Taubaté .

     Todos os pedidos e informações necessárias são repassadas àquela OM para a execução dos trabalhos pertinentes .

                                   Os recursos financeiros recebidos anualmente são os de ensino, pelo DEP , COTER e DGP, os de aviação , pela DMAvEx / DLog , e os da administração da vida vegetativa, pelo DGO e do Fundo do Exército .

Meios Aéreos

     Os meios aéreos para o transporte e o ensino empregados nas instruções são:

     a. Os orgânicos da Esquadrilha de Helicópteros de Instrução, do CIAvEx, com aeronaves HA-1 Esquilo.
     b. Os orgânicos dos Batalhões de Aviação do Exército, com aeronaves HA-1 Esquilo, HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar.
     c. Os pertencentes à Força Aérea Brasileira, como exemplo, o C-130 Hércules, o Bandeirante, o AVRO e o CASE.
     d. As aeronaves civis, contratadas para os translados nos exercícios fora de sede .

Meios Terrestres

     Os meios terrestres de transporte e de ensino empregados nas instruções são:

     a. Os orgânicos da Esquadrilha de Comando e Serviço, do CIAvEX, com Vtr operacionais 5 ton , ¾ Ton e 1 ¼ Ton e as Vtr administrativas.
     b. Os orgânicos das OM de Aviação , com Vtr operacionais 5 ton , ¾ Ton , 1 ¼ Ton e as Vtr administrativas .
     c. Os orgânicos das demais OM do Exército, com Vtr operacionais 5 ton , ¾ Ton, 1 ¼ Ton, e as Vtr administrativas (Ex :. caminhão baú).
     d. Viaturas contratadas no meio civil, como ônibus, Van,caminhões baú , etc.

Suprimentos Diversos

     Os suprimentos diversos provisionados ao CIAvEx seguem a seguinte “cadeia de suprimento”:

     a. Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército.
     b. Parque Regional de Manutenção .
     c. Depósito de Suprimento.
     d. Base de Aviação de Taubaté.

Manutenção de Instalações, dos Equipamentos e dos Meios Aéreos e Terrestres

     A manutenção das instalações e dos meios de transporte orgânicos ocorre da seguinte maneira:

     a. As instalações são mantidas e melhoradas através do Pelotão de Obras do CIAvEx, do assessoramento da Prefeitura Militar / BAvT e com a contratação de empresas prestadoras de serviços.
     b. A manutenção das aeronaves é realizada pela Esquadrilha de Helicópteros de Instrução e pelo Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército.
     c. A manutenção das Viaturas é realizada pelo Pelotão de Transporte , pela BAvT, pelo Parque Regional de Manutenção e por empresas contratadas.
     d. A manutenção dos equipamentos é realizada pelos militares especialistas da Aviação do Exército e das demais forças armadas, ou de empresas contratadas.

Hospedagem

     Os instrutores, monitores e alunos são apoiados para hospedagem da seguinte maneira:

     a) Em sede, com alojamento nas instalações do CIAvEx.
     b) Fora de sede, com alojamentos e hotéis de trânsito das três Forças Armadas e em hotéis civis.
     c) Nos exercícios em campanha, com barracas, toldos, latrinas e demais itens de apoio, orgânicos do Exército Brasileiro, pertencentes ao CIAvEx e as demais OM apoiadoras.

Alimentação

     A alimentação do corpo discente, do docente e da administração é gerenciada pela BAvT, em Taubaté, e pelas OM das três Forças Armadas nas demais localidades.

         Caso não exista organização militar na localidade dos exercícios, é prevista a utilização da alimentação em campanha ou contratada em empresas de alimentação.

Equipamentos de Informática

     Todas as atividades executadas no ensino e na administração são efetivadas com o apoio de uma rede de computadores atualizada e com microcomputadores e programa sem quantidades necessárias, planejados pela Divisão de Informática e pela Seção de Ensino Assistido por Computador, no ensino à distância , ambas as seções do CIAvEx .

     A Seção de Informática do CAvEx realiza o assessoramento técnico na ligação entre as OM, e no “planejamento macro da informática” na Aviação do Exército. .

     Poderíamos destacar outras atividades, não menos importantes, necessárias ao bom andamento da rotina diária de nossa “Escola de Aviação Militar”.

     Entretanto, o nosso principal objetivo é transmitir o grande papel da logística, em todas as atividades desempenhadas no ensino.

     Nos últimos treze anos de atividades do Centro de Instrução de Aviação do Exército, os constantes sucessos na formação , especialização, extensão e na administração ocorreram pela capacidade e abnegação do seu pessoal e, principalmente, pela logística bem estruturada.

O verdadeiro sentido do “prever para prover” é uma realidade em todas as atividades de ensino, sempre aliado à segurança de vôo.

            Muito métodos tem sido modificados e aperfeiçoados. O “aprender a aprender” está presente não só no ensino como método atual de aprendizado, mas, em atividades como a logística comum ao Exército Brasileiro e a específica `a Aviação do Exército , onde o nosso objetivo principal é de cada vez mais melhorar a qualidade dos recursos humanos .
PELA AUDÁCIA!


 ·   ·   ·   ·