Início
Editorial do Comandante
Gen BDA Francisco Carlos Modesto
A caserna em pauta
Pela Audácia!
Logística de Apoio ao Ensino na AvEx
Armamento Axial das Anv do EB
Abastecimento em Campanha
Trabalhos Nível Parque
Pela Audácia!
Segurança de Vôo
Aqui começa a Aviação
Esta página foi visitada
  You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401
vezes.
 


      A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento do indivíduo (ou grupo) em interação com o meio. Assim, como em outras ciências, a psicologia se subdivide em especialidades, atuando nas mais diversas áreas. Pode-se destacar, como exemplos, a Psicologia da Educação, a Clínica e a Organizacional, que atuam no esporte, no trânsito e na aviação.

     Neste artigo, pretende-se abordar a importância da psicologia na aviação para a formação de pilotos, particularmente, no Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) do CIAvEx.

     Os recursos financeiros investidos na formação dos pilotos e o risco implicado na atividade de vôo são altos, tornando-se necessário a existência de um processo de seleção e de acompanhamento psicológico eficaz.

     O processo seletivo ocorre mediante estudos e observações (prévias) do homem, nas condições em que realiza seu trabalho, incluindo os atributos necessários para o bom desempenho de sua atividade.

     As capacidades e habilidades exigidas do piloto requerem da seleção psicológica uma observância crítica de características da personalidade (agressividade, perfeccionismo, insegurança, etc.), cognitivas (atenção, percepção, memória, etc.) e emocionais (irritabilidade, ansiedade, apatia, etc.), que mais contribuem para a sua adaptação à atividade aérea. Busca-se, assim, obter-se o melhor rendimento do candidato com o menor custo e maior eficácia. Como exemplos de contra-indicações para realizar o CPA, pode-se citar:

     - um candidato que não suportasse ficar sentado durante muito tempo, num lugar fechado, algumas vezes quente e barulhento e que, além de tudo, não conseguisse manter-se concentrado;     

     - um candidato que não conseguisse, diante de pressão e com diversas atividades que exigissem respostas consecutivas, respondê-las com o mesmo grau de intensidade sem diminuir o seu desempenho.

     O acompanhamento psicológico se traduz pelos processos que verificam a validade da seleção e facilitam a aprendizagem do aluno.

     Como resultado da seleção, as psicólogas do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) emitem um parecer psicológico sobre cada candidato ao curso. Este parecer é apresentado ao aluno com a finalidade de conscientizá-lo sobre as suas potencialidades e as características que podem ser aperfeiçoadas. Serve, também, como apoio para orientações durante o decorrer do curso e para validar a fidedignidade do processo seletivo. Por exemplo: se o parecer psicológico sugere que o aluno está propenso a um certo nível de tensão (rigidez física, podendo se dar por ansiedade), e isto vem a ser confirmado pelo próprio aluno quando diz estar com dificuldade em executar determinada manobra, por não conseguir relaxar os músculos, podemse sugerir técnicas que visem a diminuir sua tensão. Durante as aulas práticas de vôo seguintes, o psicólogo observará se as técnicas sugeridas foram eficazes ou se a atitude persiste.

     Por meio de dinâmicas, instruções e entrevistas, o psicólogo busca adaptar o aluno às peculiaridades do curso e da nova atividade. Proporciona, ainda, a integração entre os alunos e os instrutores de vôo e entre os alunos e a atividade aérea.

     O processo de adaptação do aluno a um meio totalmente novo (aéreo) e fora do seu contexto natural, unido à necessidade de um desempenho mínimo, podem lhe causar uma elevação no nível de ansiedade, que nada mais é do que o medo das circunstâncias ameaçadoras. A ansiedade pode interferir negativamente na aprendizagem e, por conseguinte, no desempenho do aluno, podendo, até mesmo, provocar o seu desligamento do curso.

     Uma das técnicas psicológicas utilizadas para diminuir a ansiedade é criar situações que gerem segurança ao aprendiz. Entre as técnicas adotadas pela Seção Psicopedagógica está a compatibilização, que é o processo de colocar juntos, nas primeiras 7 missões do vôo do CPA, alunos e instrutores que possuam maior afinidade entre os seus perfis. Por exemplo: para alunos que se apresentem mais inseguros, recomenda-se que voem com instrutores mais tolerantes e “diplomáticos”.

     Enfim, o processo de acompanhamento psicológico deve ser permanente, não se finalizando com o curso ou com a turma que se forma, pois a psicologia tem muito a contribuir para a Aviação do Exército.

     O acompanhamento psicológico é um processo que se inicia na seleção, efetiva-se no desenrolar do curso e serve de companheiro durante toda a trajetória de cada piloto.

     Um piloto bem selecionado e treinado, que conheça a influência dos aspectos psicológicos favoráveis e desfavoráveis ao seu desempenho, é fator decisivo para a Segurança de Vôo e o sucesso no cumprimento das diversas missões da Aviação do Exército.

CPA-2005
PELA AUDÁCIA!


 ·   ·   ·   ·