A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento do indivíduo (ou grupo) em interação com o meio. Assim, como em outras ciências, a psicologia se subdivide em especialidades, atuando nas mais diversas áreas. Pode-se destacar, como exemplos, a Psicologia da Educação, a Clínica e a Organizacional, que atuam no esporte, no trânsito e na aviação.
Neste artigo, pretende-se abordar a importância da psicologia na aviação para a formação de pilotos, particularmente, no Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) do CIAvEx.
Os recursos financeiros investidos na formação dos pilotos e o risco implicado na atividade de vôo são altos, tornando-se necessário a existência de um processo de seleção e de acompanhamento psicológico eficaz.
O processo seletivo ocorre mediante estudos e observações (prévias) do homem, nas condições em que realiza seu trabalho, incluindo os atributos necessários para o bom desempenho de sua atividade.
As capacidades e habilidades exigidas do piloto requerem da seleção psicológica uma observância crítica de características da personalidade (agressividade, perfeccionismo, insegurança, etc.), cognitivas (atenção, percepção, memória, etc.) e emocionais (irritabilidade, ansiedade, apatia, etc.), que mais contribuem para a sua adaptação à atividade aérea. Busca-se, assim, obter-se o melhor rendimento do candidato com o menor custo e maior eficácia. Como exemplos de contra-indicações para realizar o CPA, pode-se citar:
- um candidato que não suportasse ficar sentado durante muito tempo, num lugar fechado, algumas vezes quente e barulhento e que, além de tudo, não conseguisse manter-se concentrado;
- um candidato que não conseguisse, diante de pressão e com diversas atividades que exigissem respostas consecutivas, respondê-las com o mesmo grau de intensidade sem diminuir o seu desempenho.
O acompanhamento psicológico se traduz pelos processos que verificam a validade da seleção e facilitam a aprendizagem do aluno.
Como resultado da seleção, as psicólogas do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) emitem um parecer psicológico sobre cada candidato ao curso. Este parecer é apresentado ao aluno com a finalidade de conscientizá-lo sobre as suas potencialidades e as características que podem ser aperfeiçoadas. Serve, também, como apoio para orientações durante o decorrer do curso e para validar a fidedignidade do processo seletivo. Por exemplo: se o parecer psicológico sugere que o aluno está propenso a um certo nível de tensão (rigidez física, podendo se dar por ansiedade), e isto vem a ser confirmado pelo próprio aluno quando diz estar com dificuldade em executar determinada manobra, por não conseguir relaxar os músculos, podemse sugerir técnicas que visem a diminuir sua tensão. Durante as aulas práticas de vôo seguintes, o psicólogo observará se as técnicas sugeridas foram eficazes ou se a atitude persiste.
Por meio de dinâmicas, instruções e entrevistas, o psicólogo busca adaptar o aluno às peculiaridades do curso e da nova atividade. Proporciona, ainda, a integração entre os alunos e os instrutores de vôo e entre os alunos e a atividade aérea.
O processo de adaptação do aluno a um meio totalmente novo (aéreo) e fora do seu contexto natural, unido à necessidade de um desempenho mínimo, podem lhe causar uma elevação no nível de ansiedade, que nada mais é do que o medo das circunstâncias ameaçadoras. A ansiedade pode interferir negativamente na aprendizagem e, por conseguinte, no desempenho do aluno, podendo, até mesmo, provocar o seu desligamento do curso.
Uma das técnicas psicológicas utilizadas para diminuir a ansiedade é criar situações que gerem segurança ao aprendiz. Entre as técnicas adotadas pela Seção Psicopedagógica está a compatibilização, que é o processo de colocar juntos, nas primeiras 7 missões do vôo do CPA, alunos e instrutores que possuam maior afinidade entre os seus perfis. Por exemplo: para alunos que se apresentem mais inseguros, recomenda-se que voem com instrutores mais tolerantes e “diplomáticos”.
Enfim, o processo de acompanhamento psicológico deve ser permanente, não se finalizando com o curso ou com a turma que se forma, pois a psicologia tem muito a contribuir para a Aviação do Exército.
O acompanhamento psicológico é um processo que se inicia na seleção, efetiva-se no desenrolar do curso e serve de companheiro durante toda a trajetória de cada piloto.
Um piloto bem selecionado e treinado, que conheça a influência dos aspectos psicológicos favoráveis e desfavoráveis ao seu desempenho, é fator decisivo para a Segurança de Vôo e o sucesso no cumprimento das diversas missões da Aviação do Exército. |