|
|
|
É impossível falarmos do Núcleo do Parque sem falarmos de logística.
Napoleão Bonaparte já retrata a importância do assunto na frase:
"Os exércitos marcham sobre os seus estômagos". Anos mais tarde a história compravaria a veracidade dessa afirmação. |
Na Segunda Guerra Mundial, após o desembarque dos Aliados na Normandia as tropas aliadas quase não conseguiram avançar em território inimigo, porque a cadeia logística em algum momento foi quebrada e não estava mais chegando comida e combustível suficientes para apoiar as operações. |
|
Nos últimos
anos a logística tem crescido de importância no cenário
mundial, infelizmente para a maioria das pessoas logística
é igual a suprimento. O que corresponde
uma meia verdade. A logística trata de todas atividades de
movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo
de produtos desde o |
|
A criação do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), demonstrou uma preocupação inicial dos nossos comandantes pelo “fazer voar da nossa Aviação”.ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. |
|
|
A criação do Batalhão de Manutenção
e Suprimento de Aviação
do Exército (B Mnt Sup Av Ex), de
monstrou uma preocupação inicial dos
nossos comandantes pelo “fazer voar
da nossa Aviação”. |
Com o passar dos anos percebeu-se que apenas o nível de intervenção oferecida pelo o Batalhão Dragão já não correspondia as necessidades da nossa aviação. Era necessário voltarmos as vistas para uma atividade de manutenção mais profunda. Dessa necessidade surgiu o Núcleo do Parque de Material de Aviação do Exército. |
|
|
Formado pela Portaria n°327- Gab
Cmt Ex, de junho de 2003, o Núcleo
do Parque possui a seguinte organiza
ção: Seção de Administração, Seção de
Engenharia, Seção de Aquisições, Se
ção de Reparáveis, Companhia de Ma
nutenção e Companhia de Suprimento.
E está dessa forma distribuído: |
|
FLUXOGRAMA |
|
|
Clique na imagem para ampliá-la |
Hoje o Parque possui as seguintes missões: |
|
1. Manutenção de 3º
Nível de diver
sos componentes das aeronaves ( ba
terias, pás, conjuntos estruturais, sis
temas hidráulicos, motores, instrumen
tos de navegação e comunicação); |
2. Calibração de torquímetros,
manômetros e instrumentos elétricos; |
|
|
3. Responsável pelo programa de
análise espectométrica do óleo (PAEO)
e pelo Programa de controle de poluen
tes Hidráulicos; |
|
4. Controle da Documentação Técnica;
5. Responsável pelas Inspeções de 2º nível da frota de aeronaves Cougar, baseadas em Taubaté;
6. Fornecer o apoio técnico e de engenharia na solução de problemas.
Engenheiros Militares
Inspetores de Aviação
- Mecânicos de Aeronaves
- Mecânicos de Aviônicos
E para realizar todas as missões o Núcleo Parque possui militares tecnicamente habilitados como:
|
|
- Gerentes de Manutenção
- Engenheiros Militares
- Inspetores de Aviação
- Mecânicos de Aeronaves
- Mecânicos de Aviônicos
|
|
|
Bem sabemos que a curto prazo será necessário um alto investimento para que melhoremos e aumentemos a capacidade de manutenção do Núcleo, porém a médio prazo todo esse investimento se transformará em economia para o Exército, economia esta que se transformará em mais suprimento e mais horas de vôo. E este é um detalhe muito importante principalmente em tempos de crise econômica a qual vive as Forças Armadas do Brasil.
Por sermos uma Força Armada e termos uma responsabilidade muito grande com o nosso País e com os brasileiros, não podemos depender de terceiros para mantermos a nossa frota em plenas condições de vôo. A disponibilidade de nossas aeronaves é uma responsabilidade nossa e se torna questão de honra quando não conseguimos mantê-la em um nível aceitável por falta de pessoal e por falta de investimento em equipamento e no fator humano.
AVIAÇÃO!! |
|
|
|
PELA AUDÁCIA! |
|