Início
Editorial do Comandante
Gen BDA Francisco Carlos Modesto
A caserna em pauta
Pela Audácia!
Logística de Apoio ao Ensino na AvEx
Armamento Axial das Anv do EB
Abastecimento em Campanha
Trabalhos Nível Parque
CPA-Acompanhamento Psicológico
Segurança de Vôo
Aqui começa a Aviação
Esta página foi visitada
  You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401
vezes.
 


     É impossível falarmos do Núcleo do Parque sem falarmos de logística.
     
      Napoleão Bonaparte já retrata a importância do assunto na frase:
     
     "Os exércitos marcham sobre os seus estômagos". Anos mais tarde a história compravaria a veracidade dessa afirmação.
     Na Segunda Guerra Mundial, após o desembarque dos Aliados na Normandia as tropas aliadas quase não conseguiram avançar em território inimigo, porque a cadeia logística em algum momento foi quebrada e não estava mais chegando comida e combustível suficientes para apoiar as operações.
 

     Nos últimos anos a logística tem crescido de importância no cenário mundial, infelizmente para a maioria das   pessoas   logística   é igual   a suprimento. O que corresponde uma meia verdade. A logística trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o

     A criação do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), demonstrou uma preocupação inicial dos nossos comandantes pelo “fazer voar da nossa Aviação”.ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

     

     A criação do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação

do Exército (B Mnt Sup Av Ex), de

monstrou uma preocupação inicial dos

nossos comandantes pelo “fazer voar

da nossa Aviação”.

     Com o passar dos anos percebeu-se que apenas o nível de intervenção oferecida pelo o Batalhão Dragão já não correspondia as necessidades da nossa aviação. Era necessário voltarmos as vistas para uma atividade de manutenção mais profunda. Dessa necessidade surgiu o Núcleo do Parque de Material de Aviação do Exército.

 
     Formado pela Portaria n°327- Gab

Cmt Ex, de junho de 2003, o Núcleo

do Parque possui a seguinte organiza

ção: Seção de Administração, Seção de

Engenharia, Seção de Aquisições, Se

ção de Reparáveis, Companhia de Ma

nutenção e Companhia de Suprimento.

E está dessa forma distribuído:
 
FLUXOGRAMA
Clique para Ampliar!
  Clique na imagem para ampliá-la
     Hoje o Parque possui as seguintes missões:

     
     1. Manutenção de 3º Nível de diver

sos componentes das aeronaves ( ba

terias, pás, conjuntos estruturais, sis

temas hidráulicos, motores, instrumen

tos de navegação e comunicação);

     2. Calibração de torquímetros,

manômetros e instrumentos elétricos;

     

     3. Responsável pelo programa de

análise espectométrica do óleo (PAEO)

e pelo Programa de controle de poluen

tes Hidráulicos;

 

     4. Controle da Documentação Técnica;

     5. Responsável pelas Inspeções de 2º nível da frota de aeronaves Cougar, baseadas em Taubaté;

     6. Fornecer o apoio técnico e de engenharia na solução de problemas.

  • Gerentes de Manutenção
     Engenheiros Militares
     Inspetores de Aviação
  • Mecânicos de Aeronaves
  • Mecânicos de Aviônicos

     E para realizar todas as missões o Núcleo Parque possui militares tecnicamente habilitados como:

 
  • Gerentes de Manutenção
  • Engenheiros Militares
  • Inspetores de Aviação
  • Mecânicos de Aeronaves
  • Mecânicos de Aviônicos
 

     Bem sabemos que a curto prazo será necessário um alto investimento para que melhoremos e aumentemos a capacidade de manutenção do Núcleo, porém a médio prazo todo esse investimento se transformará em economia para o Exército, economia esta que se transformará em mais suprimento e mais horas de vôo. E este é um detalhe muito importante principalmente em tempos de crise econômica a qual vive as Forças Armadas do Brasil.

     Por sermos uma Força Armada e termos uma responsabilidade muito grande com o nosso País e com os brasileiros, não podemos depender de terceiros para mantermos a nossa frota em plenas condições de vôo. A disponibilidade de nossas aeronaves é uma responsabilidade nossa e se torna questão de honra quando não conseguimos mantê-la em um nível aceitável por falta de pessoal e por falta de investimento em equipamento e no fator humano.

AVIAÇÃO!!

 
PELA AUDÁCIA!


 ·   ·   ·   ·