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Gen BDA Francisco Carlos Modesto |
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1)
Como Vossa Excelência recebeu sua nomeação para o Comando da Aviação do Exército?
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Com gratidão pela confiança do Comandante do Exército e com muito entusiasmo para superar os desafios desta missão e assim corresponder á confiança que me foi depositada.
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2)
Quais são os principais objetivos de VExa como Comandante de Aviação do Exército?
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Os principais objetivos são o desenvolvimento da liderança em todos os níveis e o fortalecimento do espírito de equipe. Esses são os fundamentos de qualquer instituição/organização que obtém o sucesso.
Há outros objetivos, igualmente importantes, aos quais chamo de “Objetivos de Gestão de Comando”. Entre eles destaco:
- incutir aos aeronavegantes que a
operacionalidade é o resultado da predisposição
do cumprimento de missão e da prudência (segurança);
- fazer funcionar as Assessorias do CAvEx para realizar estudos sobre o futuro da Aviação nos diversos campos (pessoal, logística, doutrina, etc..) e colher ensinamentos sobre a sua constituição;
- dar continuidade ao desenvolvimento dos projetos “olho da águia” e vôo com óculos de visão noturna;
- proporcionar condições para que os aeronavegantes melhorem o seu adestramento por intermédio de vôos de treinamento e de aquisição de habilitações técnicas;
- contribuir para maior conforto nos Clubes de Oficiais e de Subtenentes e Sargentos, procurar melhorar as áreas comuns das vilas militares e a sua segurança e buscar apoio para a construção de mais PNR para diminuir as filas existentes. |
3)
Por ter vivido sua vida profissional fora da Aviação do Exército, VExa poderia expressar qual imagem a Aviação do Exército goza junto aos demais segmentos da Força Terrestre? |
Uma imagem de admiração, de confiança e de respeito, pela capacitação de nossos aeronavegantes e pela flexibilidade que a Aviação proporciona ás operações militares.
Para preservar essa imagem conquistada por aqueles que nos antecederam, pioneiros, muitos dos quais ainda entre nós, é preciso ressaltar a necessidade do espirito de prontidão e de segurança. A prontidão significa estar sempre em condições de responder, com presteza, às necessidades da Força. |
4)
Com relação ao processo de transferência de Unidades de Aviação, de Taubaté para outras sedes, que metas VExa pretende atingir durante seu Comando? |
A transferencia de Batalhões de Aviação para outros Comandos Militares de Área traz vantagens como a presteza da resposta às necessidades do Comando Militar de Área que receber essa OM, e, para os militares de Aviação, mais locais onde possam a vir servir, além de Taubaté, Brasília e Manaus.
No entanto, essas transferências têm que ser realizadas com muito cuidado, para que a descentralização excessiva, em face da precariedade de recursos financeiros, não venha a dificultar a capacidade de apoio da Aviação à força.
É bom que tenhamos sempre em mente que uma transferência não implica apenas em transferir os helicópteros e construir-se ou adaptar-se instalações transformando-as em hangares. Isso não é difícil, basta ter recursos financeiros.
A preocupação maior é com as atividades de pessoal e de manutenção. No tocante ao pessoal é preciso formar e investir em cursos para que adquiram habilitações técnicas para “sobreviverem isoladamente” e isso demanda tempo. Em relação à manutenção, é preciso ter ferramental para realização das inspeções/manutenções. Devido à dificuldade de pessoal, ferramental ou material, de pouco adiantará a transferência.
Portanto, pelo que pode ser constatado de alguns aspectos levantados, a transferência de OM está muito acima do desejo ou meta do Cmt Av Ex, em face da complexibilidade e do montante de recursos envolvidos, acredito que deva ser uma meta do Exército ou até do Ministério da Defesa, para atender aos objetivos estratégicos do País. |
5) Qual a visão da Força Terrestre e, também, de VExa com relação à criação da “Arma de Aviação”? |
Um dos
objetivos ao recriar-se a Aviação do Exército,
além do ganho em operacionalidade, foi a possibilidade de
que o aproveitamento de oficiais de Infantaria, Cavalaria, Artilharia
e Engenharia e de Intendência, Material Bélico e Comunicações,
como pilotos e especialistas, respectivamente, viesse a contribuir
para uma maior interação entre a Aviação
e as OM apoiadas.
Essa interação foi conquistada e tem sido mantida. Dessa forma, a Aviação é uma especialidade, que tem como grande beneficio o conhecimento e as características das armas, quadro e serviço.
Considero que isso é o ideal e deve ser mantido, pois a criação da Arma de Aviação poderá levar a que “ela” passe a se considerar como um fim a si mesma, inviabilizando totalmente uma das principais razões para que fosse criada: servir, cada vez mais, a despeito das necessidades de formação, sem perder a interação com as outras armas. |
6)
Diante da política de pessoal da Aviação do Exército, que requer a permanência de seus quadros a serviço da Aviação por um longo período, face à dificuldade de especialização dos mesmos, o que VExa pensa a respeito da movimentação de seus militares mais especializados para outras Organizações que não de Aviação, em particular para as Escolas? |
Pelos estudos existentes, o militar, especialmente o oficial, mais sujeito à transferencia, deverá permanecer ligado à Aviação por cerca de 14 anos, para compensar os investimentos que o Exército realizou no militar e porque só com muita experiência se tornará um piloto/especialista mais qualificado.
Assim, considerando o aspecto administrativo, a otimização dos recursos e a operacionalidade, sou a favor da permanência do militar na atividade e contrário à ida para OM não Aviação. Quanto às Escolas, em determinadas funções, considero que o militar, embora afastado da atividade aérea, propriamente dita, continua sendo um difusor da doutrina e técnica de aviação, podendo ser aproveitados. |
7)
Em decorrência dos sucessivos cortes que o orçamento das Forças Armadas vem sofrendo, como VExa visualiza o futuro da Aviação do Exército a médio e longo prazos? |
A curto e médio prazos, temos que nos esforçar para manter o máximo de disponibilidade – pessoal e material – para responder às necessidades da Força e isso já será uma grande meta a ser atingida. |
PELA AUDÁCIA!
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