Esta página foi visitada
  You are visitor number 2871You are visitor number 2871You are visitor number 2871You are visitor number 2871
vezes.
 

A Logística Do Esquadrão De Aviação Do Exército


    RENATO CALDEIRA IGREJA - Cap Int
(Instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército) 

     O exercício, no terreno do Curso Avançado de Aviação, foi extremamente profícuo e cheio de ensinamentos, particularmente com relação à logística do Esqd Av Ex.

     O alunos, divididos em dois grupos, realizaram o planejamento na carta, compondo o Estado Maior (EM) de um Esqd Av Ex. Após isso, os dois grupos reconheceram as áreas escolhidas para a Base de operações (BOp) do Esqd, tendo a oportunidade de ratificar ou retificar a decisão tomada.

     Finalmente, os alunos foram conduzidos a uma área escolhida pela equipe de instrutores como “uma solução”. Nesta oportunidade foram explorados as diversos fatores considerados na escolha da área, bem como a manobra logística que se desenvolveria naquele local.

Clique na imagem para ampliá-la

          Durante a proveitosa jornada, foram feitas considerações sobre a Logística no Esqd Av Ex. Entretanto, a equipe de instrutores levantou alguns questionamentos relativos ao previsto na IP 1-20 (O Esqd Av Ex):

     - O manual ressalta que a ATSU da Esquadrilha de Manutenção e Supri-mento (Esqda Mnt Sup) não faz parte da BOp, entretanto está adjacente à ATU de sorte a usufruir da proteção ativa e do Aeródromo de Campanha (Adrm Cmp). Cabe ressaltar que a IP1-29 (Logística de Av Ex), na página 5-7, estabelece que os meios de Ap Log de 1º nível de aviação desdobrar-se-ão na ATU/Ae e prestarão o apoio às subunidades do Esqd desdobradas em suas respectivas ATSU.

     - Segundo a IP 1-20, no interior da ATU/Ae, desdobrar-se-ão, dentre ou-tras instalações, os Postos de Banho (P Ban) e lavanderia (P Lav). Estas ins-talações, de acordo o manual seriam desdobradas pela Seção de Comando (Sec Cmdo) da Esqda C Ap (Esquadrilha de Comando e Apoio)-(página 7-17).

     Este texto está em desacordo com o C100-10 (Logística Militar Terrestre), que estabelece que as GU e Esc Sp devem possuir pessoal, equipamento e instalações destinadas à prestação dos serviços de banho e lavanderia aos elementos subordinados (página 6-18).

     - O quadro de relacionamento de Manutenção, constante da página 7-4 da IP 1-20, deve ser atualizado de acordo com o quadro 9-10 do C 100-10 (Logística Militar Terrestre).

     - O Adrm Cmp comporta diversas instalações, dentre elas, o P Sup CI III (A). O Posto de Suprimento é uma instalação que c oloca estoques limitados de Sup, especialmente os de grande consumo, o mais prontamente possível à disposição das organizações consumidoras. Posto de Distribuição (P Distr) distribui o suprimento nas áreas mais avançadas. Conclui-se que P Sup não é a nomenclatura mais adequada para uma instalação nível Esqd, pois P Sup é uma instalação normalmente desdobrada por um Gpt Log. Um nome mais adequado para a citada instalação seria P Distr Cl III (A).

     As observações acima têm por finalidade alertar para alguns conceitos que podem ser melhorados na IP 1-20. Além deste artigo, este EE (Estabelecimen-to de Ensino) elaborou um expediente para o EME visando a supressão das citadas incorreções.

PELA AUDÁCIA!


 ·   ·   ·   ·