Esta página foi visitada
  You are visitor number 2871You are visitor number 2871You are visitor number 2871You are visitor number 2871
vezes.
 

Programa Excelência Gerencial no CIAvEx


     KLEBER LYRA LEAL - Cap Art
(Instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército)

PROGRAMA EXCELÊNCIA GERENCIAL NO CIAvEx – CICLO 2004

     O Programa Excelência Gerencial do Exército Brasileiro (PEG-EB) foi estabelecido pela Portaria do Comandante do Exército N º 348, de 1º de julho de 2003, visando a melhoria da operacionalidade da Força e tendo por base a capacitação dos recursos humanos, caracterizada por ações voltadas para a otimização dos processos, o gerenciamento de projetos e o permanente estímulo para motivação de todos os integrantes do Exército.

     Programa é baseado na Gestão Pública de Excelência, configurado em um modelo de gerenciamento organizacional e definido a partir dos fundamentos e critérios de excelência, conforme consta na figura 1, os quais são utilizados pelo Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP), pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) e outras organizações nacionais e internacionais.

Representação gráfica dos critérios de excelência em gestão (MPOG, 2004)
Clique na Imagem para Ampliá-la
     O PEG-EB foi concebido com uma base teórica sustentada em metodolo-gias de gestão consagradas em diversos países e nas mais diferentes orga-nizações. O modelo preconizado pelo Goal-QPC Master Plan(1991), resumido na figura 2, é um exemplo de metodologia que segue uma seqüência de pas-sos para a implantação, semelhante à utilizada no desenvolvimento do PEG-EB.

Ten Elements of Total Quality Management
Implementation Model (GOAL/QPC, 1990, p. 3)

     Analisando a figura 2 verifica-se que a implantação do programa começa com a tomada de decisão (passo1), passa por um estudo das necessidades dos clientes e dos processos organizacionais e encerra com a ação das equi-pes de implementação do programa. Esses três primeiros passos, que se resumem em uma avaliação diagnóstica da organização (auto-avaliação), oferecerão as bases para o desenvolvimento de um plano estratégico (plano de cinco anos).Destarte, os outros passos são relacionados à operacionali-zação das metas estabelecidas no planejamento estratégico, tais como: a capacitação de novas equipes, o estabelecimento de práticas de controles das metas e a melhoria dos processos organizacionais. O último passo da meto-dologia é a avaliação e o monitoramento da implantação do programa, que realimentará o processo com novas informações e conhecimentos.

     A freqüência do ciclo do PEG é anual, iniciando-se com a Auto-avaliação, depois com a Validação e por último a Implementação de Ações e Projetos nas Oportunidades de Melhorias identificadas (aplicação do ciclo PDCA no Sistema de Gestão das organizações). Paralelamente as fases descritas acima, o ciclo desenvolve as fases da Motivação e Capacitação, que são permanentes.

     Com os dados obtidos do ciclo 2003 a alta administração do CIAvEx ela-borou e executou o Plano de Gestão 2004 que tratava de reajustes, projetos e metas para dar continuidade ao projeto de modernização do ensino. Após implementadas, os resultados destas medidas foram analisados na fase da Auto-avaliação do ciclo 2004. A concretização do seu encerramento aconteceu com a remessa ao CAvEx do Relatório de Auto-avaliação(RAA) 2004.

     Recentemente o CIAvEx participou de mais um período do ciclo 2004 do PEG EB: a Validação. A coordenação setorial do PEG EB enviou uma equipe de validadores com a finalidade principal de contribuir para a preparação dos pro-jetos de melhorias do CIAvEx e, para a implementação do PEG EB. A missão da equipe foi validar a auto-avaliação realizada pelo CIAvEx. Esta etapa ence-rrou-se no final do mês de setembro com a remessa do relatório da Validação do ciclo 2004.

     Atualmente, o CIAvEx encontra-se na fase de Implementação de Ações e Projetos nas Oportunidades de Melhoria identificadas no relatório final do ciclo 2004. Os resultados (ver figura 3) obtidos mostram a evolução nos padrões de trabalhos e da busca da excelência do ensino no Exército.

     Na busca de um aprendizado sistêmico é essencial realizar uma profunda análise e identificação dos resultados alcançados. “O PEG-EB não é objetivo do Comandante” do CIAvEx. “É objetivo do Exército! Baseia-se em uma moderna filosofia gerencial adotada por diferentes organizações em todo mundo”.
 

     

PELA AUDÁCIA!


 ·   ·   ·   ·