Início
Editorial do Comandante
Gen BDA Francisco Carlos Modesto
A caserna em pauta
Segurança de Vôo
Aqui começa a Aviação
Seção de Emprego e Pilotagem
Seção de Manutenção de Aeronaves
Curso de Formação de Sargentos
Estágio de Qualificação de Instrutor de Vôo
Estágio de Atualização Pedagógica
Padronização de Vôo
Esta página foi visitada
You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401  
vezes.
 


     O Centro de Instrução de Aviação do Exército conduziu, no período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro do corrente ano, o Estágio de Padronização do Vôo – PAD/2005, que teve por objetivos qualificar os Oficiais Pilotos do CAvEx, possuidores do Estágio de Qualificação de Instrutores de Vôo (EQI), a desempenharem, em suas Unidades Aéreas, as funções de Oficial Padronizador do Vôo (OPV), buscando a uniformização de todos os procedimentos relacionados à atividade aérea e contribuir para a segurança de vôo.

     Pela primeira vez, os assuntos relacionados com a padronização das atividades de vôo foram dissociados do EQI. O PAD/2005 foi concebido em dois momentos distintos. Numa primeira fase, denominada não-presencial (31 Jan / 04 Fev), foi proposto um quadro de trabalho, segundo o qual os militares designados pelos respectivos Comandantes de OM estudaram e debateram no âmbito de suas Unidades Aéreas os assuntos que seriam abordados no estágio. Na segunda fase, denominada presencial (09 Fev / 11 Fev), todos os participantes se reuniram no CIAvEx e tiveram a oportunidade de debater e de trocar experiências e idéias.

     Foram objetos de discussões no referido estágio: a padronização das manobras básicas e de emergência; a padronização dos procedimentos previstos nas listas de verificações das aeronaves (“check list”); e a padronização de procedimentos relacionados direta ou indiretamente com a atividade de vôo, que merecem uma uniformização.

               Ao final das atividades, levantaram-se diversas idéias que serão consolidadas em um relatório a ser submetido à apreciação do Comando do CIAvEx e, posteriormente, remetido ao CAvEx para análise, estudo e implantação.

PELA AUDÁCIA!



 ·   ·   ·   ·