Início
Editorial do Comandante
Gen BDA Francisco Carlos Modesto
A caserna em pauta
Segurança de Vôo
Aqui começa a Aviação
Seção de Emprego e Pilotagem
Seção de Manutenção de Aeronaves
Pela Audácia!
Estágio de Qualificação de Instrutor de Vôo
Estágio de Atualização Pedagógica
Padronização de Vôo
Esta página foi visitada
You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401You are visitor number 2401  
vezes.
 


     No dia 03 de janeiro do corrente ano, apresentaram-se no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), os candidatos ao Curso de Formação de Sargentos de Aviação 2005 (CFS Av 2005).

     Durante toda aquela semana, os futuros alunos foram submetidos à Inspeção de Saúde Específica, a qual incluía uma bateria de testes psicotécnicos a ser aplicada pelo Centro de Estudos de Pessoal (CEP). Foi exatamente o que se pôde verificar, de acordo com o flagrante registrado nas fotos abaixo:

Clique para Ampliar!
Clique para Ampliar!
Clique na imagem para ampliá-la Clique na imagem para ampliá-la
Dinâmica de Grupo Testes Psicotécnicos

     Depois de passarem por uma rigorosa seleção intelectual, médica, física e psicológica,  os  pleiteantes  tiveram  de  passar  por  uma intensa semana de adaptação à caserna, na qual receberam noções mínimas para o respectivo enquadramento na Força Terrestre.

     Enfim, no dia 07 de fevereiro, por intermédio do ato de matrícula publicado em Boletim Interno da OM, os então civis ingressaram nas fileiras do Exército Brasileiro, passando a ostentar a graduação de Aluno (Al) do CFS Av. A ocasião foi marcada por uma solenidade formal de entrada pelo Portão das Armas do CIAvEx. A partir de então, foram concretamente iniciadas as atividades da Esquadrilha de Alunos, a qual enquadra o referido curso.

Entrada dos Alunos do CFS pelo Portão das Armas do CIAvEx
     A saudade do lar, a justeza das atitudes exigidas, a aspereza no trato militar e a necessidade crescente de rusticidade foram pontos marcantes no início do ano letivo dos Al. A instrução militar básica, nos seus parâmetros normais, deve primar por fornecer conhecimentos elementares ao jovem para sua sobrevivência em combate, bem como permitir seu ajuste ao cotidiano de um quartel. É o caso, por exemplo, das refeições (foto abaixo).
Rancho dos alunos do CFS
     Nesse contexto, os Al passaram a vivenciar novas experiências, as quais priorizam a convivência em coletividade, o exercício do espírito de corpo e a implementação de atributos da área afetiva. Ademais, também foram desenvolvidos vários assuntos relacionados no Plano de Disciplinas (PLADIS) do CFS Av, tais como Higiene Individual, Ordem Unida, Primeiros Socorros, Administração Militar, Treinamento Físico Militar e Armamento. Nas fotos abaixo, menção aos dois últimos tópicos citados.
Clique para Ampliar!
Clique para Ampliar!
Clique na imagem para ampliá-la Clique na imagem para ampliá-la
Treinamento Físico Militar do CFS Instrução de Armamento para o CFS

     Ao final da primeira fase do CFS Av – denominada Período Básico – os Al, mediante mérito intelectual, estarão em condições de escolher dentre uma das qualificações militares singulares possíveis: Aviação Apoio e Aviação Manutenção.

     A família verde-oliva, em particular a Aviação do Exército e o CIAvEx, sente-se orgulhosa em ter mais 32 novos integrantes em seu efetivo. Rogamos que todos eles tenham sucesso nos novos desafios que se delineiam no horizonte.

PELA AUDÁCIA!



 ·   ·   ·   ·