Retorne à Página Principal da Revista!
Divisão de Cursos e Estágios!
Divisão de Ensino do CIAvEx!
Bem-Vindo à Divisão de Informática do CIAvEx!
Esquadrilha de Comando e Serviço!
Editorial do Comandante do Centro de Instrução!
Esquadrilha de Helicópteros de Instrução!
Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos!
 
 
 
 
 
 
 
TREINADOR SINTÉTICO
     O Treinador sintético existente no CIAvEx teve seu início em meados do ano de 1999, quando o Sgt Aquino e o Sgt Ângelo desenvolveu um Joystick que apresentava uma similaridade com os comandos de vôo do Helicóptero. Com este invento, integrou o hardware ao software Flight Simulator da Microsoft. Foi criado, assim, um sistema que funciona de forma similar a um simulador, mas na realidade tem sua denominação técnica de Treinador Sintético, e oferece ao piloto a sensação de estar num vôo real, com comandos idênticos aos da aeronave e visualização realista do terreno e dos instrumentos do painel.

     Em 2001, o 2º Sgt Cordeiro, entusiasta do Flight Simulator, assumiu a Seção de Vôo Virtual, criada para treinar procedimentos de Cabine e demonstrações de vôos virtuais. Em 2006, chega o 3º Sgt Aurélio, para desenvolver a integração entre hardware e software, criando novas possibilidades para os comandos de vôo. Este ano, o 2º Sgt Rodrigues, desenvolvedor de cenários virtuais chegou para completar a equipe. O Sd Bruno, recruta de 2007, está desempenhando a função de auxiliar da seção.
Após várias criações por diversos militares, como por exemplo, a estrutura do painel, desenvolvida pelo 2ºSgt Braz, o Design e a texturização da Aeronave do CIAvEx desenvolvida pelo 2º Sgt Sérgio (militares pertencentes à SEAC).

     A tecnologia de simuladores virtuais tem se desenvolvido muito com a criação de computadores mais modernos, com grande capacidade de processamento. As empresas fabricantes de aeronaves têm investido muitos recursos para a construção de simuladores, pois podem representar parâmetros reais da aeronave em um ambiente virtual, sem haver necessidade de risco de pessoas ou do próprio equipamento.

     Com baixo custo e com um ambiente próximo do real, as tripulações das aeronaves da Aviação do Exército tem executado o CRM - é a aplicação de conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no vôo, visando o uso eficiente e eficaz de todos os recursos disponíveis (humanos, equipamentos e informações) que interagem nesta situação.

     Hoje é possível a realização de um vôo em rede, ou seja, duas ou mais tripulações realizarem um exercício tático simultâneo na Seção de Vôo Virtual. Outra possibilidade é o vôo virtual com o ambiente de 180°.A visão de futuro para a Seção de Vôo Virtual é desenvolver e executar um ambiente simulado o mais próximo da realidade, para Ensinar e treinar de forma eficiente as tripulações da Aviação do Exército.
EQUIPE DA SEÇÃO DE VÔO VIRTUAL DO CIAvEx
 
SEÇÃO DE ENSINO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (SEAC)
     Criada em 1997 por dois Oficiais e dois Sargentos do Centro de instrução de Aviação do exército, A Seção de Ensino Assistido por Computador completa dez anos em 2007, com o efetivo de 02 Oficiais, 09 Sargentos, 01 Cabo e 02 Soldados.

     Sua missão é desenvolver softwares destinados ao ensino, com as técnicas mais modernas de computação gráfica disponíveis no mercado.  Para alcançar seus objetivos, baseia-se em projetos, realizados pelos militares da Seção com o(s) instrutor (es) da matéria a ser ministrada. Usa-se o computador na educação visando auxiliar o processo de ensino ou desenvolver melhores meios de aprendizado.

     Os softwares buscam a padronização da instrução e a utilização de recursos multimídia para o melhor entendimento da matéria pelo aluno. Este método tem melhorado a padronização e a transmissão de conhecimento das matérias abordadas no CIAvEx.

     Até a presente data, a SEAC já produziu um total de onze softwares de ensino, além de confeccionar a página principal do CIAvEx (www.ciavex.ensino.eb.br) e desta revista eletrônica Pégasus.

     Atualmente, a SEAC está dedicada totalmente, em conjunto com o Centro de Instrução de Artilharia de Foguetes (CIArtFgt) ao projeto do SISTEMA ASTROS II, que tem previsão de lançamento para este ano. Este projeto nasceu de uma ordem direta transmitida em 2006 pelo então Cmt da Força, Gen Albuquerque, ao Cmt do CIAvEx, TC Baganha. A previsão ainda para 2007 é o desenvolvimento do projeto do Fuzil calibre 5,56 e retomar o projeto da Aeronave BlackHawk.

Pela Audácia!