O Treinador sintético existente no CIAvEx teve seu início em meados do ano de 1999, quando o Sgt Aquino e o Sgt Ângelo desenvolveu um Joystick que apresentava uma similaridade com os comandos de vôo do Helicóptero. Com este invento, integrou o hardware ao software Flight Simulator da Microsoft. Foi criado, assim, um sistema que funciona de forma similar a um simulador, mas na realidade tem sua denominação técnica de Treinador Sintético, e oferece ao piloto a sensação de estar num vôo real, com comandos idênticos aos da aeronave e visualização realista do terreno e dos instrumentos do painel.
Em 2001, o 2º Sgt Cordeiro, entusiasta do Flight Simulator, assumiu a Seção de Vôo Virtual, criada para treinar procedimentos de Cabine e demonstrações de vôos virtuais. Em 2006, chega o 3º Sgt Aurélio, para desenvolver a integração entre hardware e software, criando novas possibilidades para os comandos de vôo. Este ano, o 2º Sgt Rodrigues, desenvolvedor de cenários virtuais chegou para completar a equipe. O Sd Bruno, recruta de 2007, está desempenhando a função de auxiliar da seção.
Após várias criações por diversos militares, como por exemplo, a estrutura do painel, desenvolvida pelo 2ºSgt Braz, o Design e a texturização da Aeronave do CIAvEx desenvolvida pelo 2º Sgt Sérgio (militares pertencentes à SEAC).
A tecnologia de simuladores virtuais tem se desenvolvido muito com a criação de computadores mais modernos, com grande capacidade de processamento. As empresas fabricantes de aeronaves têm investido muitos recursos para a construção de simuladores, pois podem representar parâmetros reais da aeronave em um ambiente virtual, sem haver necessidade de risco de pessoas ou do próprio equipamento.
Com baixo custo e com um ambiente próximo do real, as tripulações das aeronaves da Aviação do Exército tem executado o
CRM - é a aplicação de conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no vôo, visando o uso eficiente e eficaz de todos os recursos disponíveis (humanos, equipamentos e informações) que interagem nesta situação.
Hoje é possível a realização de um vôo em rede, ou seja, duas ou mais tripulações realizarem um exercício tático simultâneo na Seção de Vôo Virtual. Outra possibilidade é o vôo virtual com o ambiente de 180°.A visão de futuro para a Seção de Vôo Virtual é desenvolver e executar um ambiente simulado o mais próximo da realidade, para Ensinar e treinar de forma eficiente as tripulações da Aviação do Exército.