O dia 29 de janeiro do corrente ano marcou o início do Curso de Piloto de Aeronaves (CPA). Ao longo das 46 semanas do curso, doze jovens oficiais do Exército Brasileiro dedicar-se-ão à concretização do sonho de voar. Após um completo e detalhado processo de seleção, no qual dezenas de candidatos foram submetidos a rigorosos exames médicos e psicológicos, a matrícula no CPA marcou o início de uma árdua caminhada. Aos alunos, será apresentada uma gama inimaginável de novos conceitos indispensáveis aqueles que pretendem, com a prudência de Dédalo e o ideal de Ícaro, lançar-se aos quatro céus de nosso imenso Brasil.
O primeiro semestre será marcado por diversas instruções teóricas, provas e pedidos de cooperação de instrução que darão o embasamento necessário ao início da próxima fase. Após superar a ansiedade e depois de intermináveis “vôos mentais”, o segundo semestre revelará, com a orientação segura de seus instrutores, os segredos da arte de voar.
Atendendo às diretrizes do Alto Comando do Exército e seguindo as orientações da estrutura de ensino da nossa Força, o Centro de Instrução de Aviação do Exército encontra-se em amplo processo de desenvolvimento da Excelência do Ensino. Assim sendo, diversos projetos e atualizações foram realizados visando o aprimoramento e a plena eficiência na relação ensino - aprendizagem.
Oficiais e praças do CIAvEx, herdeiro das tradições da Escola de Aviação Militar, trabalharão exaustiva e abnegadamente para que, no dia 14 de dezembro, a Aviação do Exército e o Exército Brasileiro possam ser contemplados com seus novos pilotos, recursos humanos que renovam o sangue verde – oliva que corre nas veias de nossos aeronavegantes.
Clique na Imagem para Ampliá-la!
Pela Audácia!
ESTÁGIO DE PILOTAGEM TÁTICA
No dia 05 de fevereiro do presente ano iniciou-se mais um Estágio de Pilotagem Tática (EPT) no CIAvEx. Participaram do estágio 20 (vinte) pilotos, sendo 01(um) da Marinha do Brasil, 18(dezoito) do Exército Brasileiro e 01(um) da Força Aérea Brasileira.
A pilotagem tática, por vezes, é considerada erroneamente como um vôo acrobático. Na verdade ela consiste num tipo de vôo técnico que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas do vôo de combate, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica. Como tal, exige do piloto uma combinação perfeita de perícia, arrojo, espírito de decisão e modéstia.
Dentro desse contexto o EPT tem como objetivo habilitar o piloto a exercer a função de piloto tático, no cumprimento de missões de combate, capacitando-o a:
executar a progressão em vôo tático, bem como o deslocamento em vôo de formação;
conhecer os fundamentos do combate Ar-Ar;
conhecer e praticar o tiro com o armamento orgânico da aeronave HA-1;
conhecer e participar do planejamento e da execução de uma operação aeromóvel;
conduzir a aeronave em condições de vôo visual noturno para um balizamento tático sem equipamento de visão auxiliar;
Para atingir esses objetivos o estágio 2007 teve a duração de 11(onze) semanas que envolveram instruções teóricas e práticas (vôo). Os conteúdos teóricos do curso foram divididos em 04 (quatro) disciplinas: Fundamentos da Pilotagem Tática, Armamento Munição e Tiro, Identificação de Sistemas e Armas e Emprego Tático da Aviação do Exército. A disciplina Prática da Pilotagem Tática compreende as missões de vôo do estágio. Além das instruções teóricas e práticas das disciplinas curriculares, o estágio aborda também palestras e reuniões de segurança de vôo voltadas para cada fase do estágio.
No dia 18 de abril encerrou-se o EPT 2007. Todos os pilotos concluíram o estágio com êxito. Forma-se mais um turma de pilotos aptos a realizarem o vôo de combate, aptos à condução eficaz e segura do helicóptero como instrumento de combate.
Clique na Imagem para ampliá-la!
Pela Audácia!
Curso para Instrutores de Motor Makila
No período de 05 a 23 de março do corrente ano foi realizado, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), o Curso para Instrutores de Motor Makila 1 A 1. Oferecido pela empresa Turbomeca do Brasil (TMB) e ministrado pelo TC R-1 Jorge Tramontim foi concluído com êxito pelos seguintes alunos: Cap Edalmo César Correa, Cap Fausto Adriano Ceratti Doro, 1º Sgt Pedro Antônio de Oliveira Pereira e 1º Sgt Julio César Drumond Pessoa.
O enfoque do curso foi o 1º nível de manutenção do motor Makila 1 A 1, turbina atualmente instalada nas Anv AS 532-UE COUGAR do Exército Brasileiro, o que habilitou os instruendos a identificar seus diversos componentes bem como descrever e explorar a sua operação e seus sistemas. Na primeira semana, as instruções foram predominantemente teóricas e ministradas na sala de motores do CIAvEx; já na segunda, elas foram práticas e realizadas na maquete do motor Makila 1 A 1. Na terceira e última semana houve uma visita à Turbomeca do Brasil, localizada em Xerém, e ao Parque de Material Aeronáutico do Rio de Janeiro (PAMA-RJ) e para concluir, houve a avaliação da aprendizagem, que abordou os conteúdos teóricos e práticos do curso, e também a avaliação de desempenho dos alunos na função de instrutores.
Durante a visita à TMB os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a linha de manutenção do motor em tela, a sala de FCU – Fuel Control Unity (Unidade de Controle de Combustível do Motor), o banco de provas de FCU, o banco de provas do motor Arriel e as instalações da COMFIMA-XEREM. Eles puderam trocar idéias com profissionais especializados e comparar processos de manutenção executados por aquela empresa. Outro momento ímpar foi proporcionado na visita ao PAMA-RJ, onde os alunos conheceram o único banco de provas do motor Makila da América Latina. Na ocasião havia um motor venezuelano sendo testado, o que possibilitou a observação de todos os parâmetros que foram estudados e debatidos no curso.
No dia 23 de março, ocorreu a formatura de encerramento e a diplomação, quando os alunos receberam seus diplomas de conclusão do Curso para Instrutores de Motor Makila 1 A 1.
Graças à parceria entre a Turbomeca e o CIAvEx, os alunos recém-concludentes estão preparados para serem avaliados por uma comissão francesa de verificação de instrução a ser realizada no corrente ano, que reconhece e homologa os novos instrutores como “Instrutores Turbomeca”.
Dentro da filosofia de aperfeiçoamento contínuo, será realizado em data a ser determinada, o estágio de motor Makila para os mecânicos do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, ministrado pelos instrutores recém-formados, o que permitirá desta forma a disseminação da informação técnica, a especialização de nossos quadros e a consolidação, por parte dos integrantes do CIAvEx, dos conhecimentos adquiridos durante a realização do 1º Curso de Instrutores Makila 1 A 1 realizado na Aviação do Exército.