Após a reativação de sua aviação, o Exército precisava definir quais aeronaves iriam compor sua frota. Em 1987, um consórcio formado pela fabricante francesa de aeronaves Aerospatiale e pela sua subsidiária no Brasil, a Helibras, foi escolhida como fornecedor dos primeiros helicópteros da Aviação do Exército. Logo de início, uma grande compra foi efetuada. Foram adquiridos de uma só vez 16 helicópteros HB 350 L1 Esquilo e 36 AS 356K Pantera, totalizando 52 aeronaves. Após o recebimento dessas aeronaves, em 1991, o Exército formalizou a compra de mais 20 AS 550 A2 Fennec do mesmo consórcio, aumentando sua frota para expressivas 72 aeronaves.
Assim, após a realização de uma licitação internacional foi assinado em 1988 o Contrato n° 02/88 – DMB – Exterior, firmado entre a União, por intermédio do então Departamento de Material Bélico (DMB), hoje Departamento Logístico (D Log), e o consórcio constituído pelas empresas Helibras (Helicópteros do Brasil S.A.), Aerospatiale (“Societé Nationale Industriale”) e Engesa (Engenheiros Especializados S/A), no valor aproximado de US$ 246.000.0000,00 (duzentos e quarenta e seis milhões de dólares), equivalentes à contrapartida do valor total do contrato de aquisição de 36 aeronaves AS 365K – Pantera e 16 aeronaves HB 350L1 – Esquilo. Foi o primeiro contrato offset do Exército Brasileiro referente a acordos de compensação de saldos na aquisição de helicópteros Aeroespatiale e a venda pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) de 50 aviões Tucano para a Força Aérea Francesa. (OFFSET, p.153).
Quatro anos após a assinatura do mencionado contrato, foi assinado o Termo Aditivo n° 01/92 ao Contrato n° 001/88 – DMB – Exterior, que permitiu a compra de mais 20 (vinte) aeronaves AS 550 A2 – Fennec, acrescentando cerca de US$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de dólares) ao contrato de aquisição.Dessa maneira, o presente estudo esta focado nos dois primeiros lotes de aquisições de aeronaves pelo Exército Brasileiro onde faremos uma análise do custo total ao longo do ciclo de vida.
Para analisarmos os dois primeiros lotes de compras realizadas pela Aviação do Exército, observaremos como se comporta a evolução do custo de uma frota de aeronaves durante o seu ciclo de vida segundo as Instruções Normativas elaboradas pela DMAvEx como descrito no gráfico abaixo.
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