No dia 1º de março de 2007, 65 jovens foram incorporados ao efetivo variável do Centro de Instrução de Aviação do Exército trazendo em sua bagagem sonhos e muita disposição para realizar o serviço militar obrigatório. Após passarem por uma rigorosa seleção física e intelectual durante todo o ano de 2006, venceram todos os obstáculos e hoje vestem com orgulho o uniforme verde-oliva. Todos são voluntários e cerca de 70% possuem o Ensino Médio completo e 97% residem em cidades do Vale do Paraíba.
Após 15 dias de internato, os jovens recrutas tiveram contato com diversos assuntos da instrução militar, tais como ordem-unida, hierarquia e disciplina, treinamento físico, camuflagem, serviços internos e externos, observação e orientação e técnicas especiais em combate.
Vencendo os obstáculos e demonstrando muita garra, perseverança e espírito de corpo, o efetivo variável alcançou todos os objetivos propostos para o período, adaptando-se rapidamente às lides castrenses e à rotina da unidade.
Neste período da instrução individual básica, também foram desenvolvidas atividades em campanha, como tiro básico de instrução, marcha de 04 e de 08 Km, pistas de orientação e de progressão noturna, bem como 02 (dois) bivaques no Campo de Instrução do CAVEX.
Assim, realizando a instrução militar baseada na simulação do combate, buscou-se desenvolver a condição física e mental do jovem recruta, adaptando-o às peculiaridades do serviço em campanha.
Dentre os eventos mais significativos para a formação cívica do efetivo variável, destaca-se a apresentação da Bandeira Nacional aos recrutas, ocorrida no dia 13 de abril de 2007. Durante a vibrante cerimônia, o efetivo incorporado reverenciou com orgulho o Pavilhão Nacional, símbolo máximo da nação brasileira, exaltando todo o passado de glórias e vitórias do Brasil.
No dia 27 de abril de 2007, __ soldados do efetivo incorporado em 2006 foram licenciados por término do serviço militar obrigatório. Na ocasião, o CIAVEX realizou uma formatura geral para a despedida dos companheiros que retornam à vida civil após um ano de bons serviços prestados à unidade e ao Exército Brasileiro.
Pela Audácia!
|