Retorne à Página Principal da Revista!
Divisão de Cursos e Estágios!
Divisão de Ensino do CIAvEx!
Divisão de Informática do CIAvEx!
Esquadrilha de Comando e Serviço do CIAvEx!
Editorial do Comandante do Centro de Instrução!
Bem-Vindo à Esquadrilha de Helicópteros de Instrução!
Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos!
 
 
 
 
 
 
 
SEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE VÔO (EQV)
      A Seção de Equipamento de Vôo (EQV) fica localizada na Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI) e tem como missões a manutenção e o controle de itens empregados na atividade aérea que se subdividem em: Segurança, Salvamento, Sobrevivência e Comunicação.
O “rabo de macaco”, por exemplo, é um equipamento de segurança utilizado pelos mecânicos de vôo que evita que o militar seja arremessado para fora quando a aeronave durante o vôo estiver com as portas abertas fazendo alguma manobra.
           
     O HEED (Helicopter Emergency Egress Dispositve) é um dispositivo de emergência para escape do helicóptero, é utilizado após o afundamento da aeronave e tem o objetivo de permitir a respiração subaquática por um curto período de tempo. Somente após a emersão é que o colete de sobrevivência deve ser acionado, permitindo assim a flutuação para que se aguarde o resgate e minimizando a fadiga  logo após o acidente.

     Os capacetes de vôo são manutenidos diariamente para que tenham sua vida útil aumentada. Eles são desmontados periodicamente para a realização de testes, trocas de componentes e higienização dos forros internos.

     Os coletes de sobrevivência MSV971 também são periodicamente vistoriados para  se evitarem possíveis problemas de vazamento na bóia inflável. O cilindro existente para inflar a bóia tem seu peso verificado para impedir que o enchimento da bóia seja feito de forma inadequada.  No momento da manutenção também se procura por ferrugens e oxidação no invólucro metálico que une o cilindro à bóia.
           
      Com o intuito de facilitar a manutenção dos capacetes de vôo e extensões “Y” (fiação que compartilha a comunicação para dois ou mais capacetes), a seção melhorou e aperfeiçoou dois projetos: o primeiro testa a fonia dos capacetes (escuta e fala) e o segundo faz um teste na extensão “Y” para verificar se há fios rompidos. Também foi adaptado um cabo para ser ligado ao rádio ICOM IC-A5 (utilizado para entrar em contato com a aeronave). O capacete é ligado ao aparelho por intermédio do cabo, e o mecânico pode se comunicar com o piloto mesmo fora da aeronave, facilitando assim a transmissão de alguma informação no momento de uma manutenção com a aeronave acionada. Os equipamentos citados são utilizados principalmente pelos pilotos (instrutores), mecânicos de vôo da EHI, alunos dos Cursos de Piloto de Aeronaves (CPA) e de Formação de Sargentos (CFS) do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Ao longo dos anos, as missões da Seção de Equipamentos de Vôo da Esquadrilha de Helicópteros de Instrução vêm sendo aprimoradas a fim de melhor prestar o serviço de manutenção desses equipamentos de vôo, pois é fato que o cuidado com esse material é tão essencial que pode custar uma vida quando não lhe é dada a devida atenção.
Thony Matozo – 3º Sgt Av./Ap.
Pela Audácia!