Encontra-se em fase final de estruturação no CIAvEx, o Estágio de Qualificação ao Vôo com Óculos de Visão Noturna (OVN), para as tripulações da Aviação do Exército. O referido estágio constará de uma fase teórica e uma fase prática.
A fase teórica englobará seis diferentes assuntos totalizando cerca de 22 tempos de instrução. São eles:
- Visão Noturna: o objetivo desse tema é transmitir aos alunos, dentre outros aspectos, conhecimentos sobre o olho humano - sua anatomia e fisiologia; limitações da visão noturna; técnicas para percepção de profundidade; ilusões visuais e efeitos fisiológicos dos equipamentos de visão noturna.
- O Óculos de Visão Noturna: neste assunto será abordado o princípio de funcionamento dos equipamentos de visão noturna do tipo intensificadores de luz residual e estudado os aspectos de operação e manutenção do equipamento adquirido para uso pela Aviação do Exército.
- Técnicas de Pilotagem: este capítulo destina-se à ensinar as técnicas de progressão em vôo com OVN, bem como as técnicas de aproximação, pouso e decolagem com OVN em áreas não reconhecidas previamente.
- Interpretação do terreno: o objetivo deste assunto é o de transmitir informações sobre identificação de objetos à noite e também sobre fatores que afetam a interpretação do terreno.
- Planejamento de Missão: conhecimentos sobre preparação da carta de navegação, peculiaridades do planejamento, “briefing” da missão, dentre outros, serão transmitidos neste capitulo.
- Segurança de vôo: este assunto terá como objetivo principal discutir os principais fatores contribuintes para ocorrências em vôo com OVN.
A fase prática será dividida em duas sub-fases que serão denominadas: nível 1 e nível 2. No nível 1 para pilotos, será feita, inicialmente, uma ambientação à aeronave com iluminação adaptada para uso do equipamento de visão noturna e em seguida, realizadas missões de vôo onde serão treinadas manobras do tipo: elementares, de emergência, de pouso em terreno irregular, circuitos de navegação utilizando-se três diferentes grupos de velocidade e técnica de aproximação e pouso em terreno não preparado, totalizando 10.0 (dez) horas de vôo. O nível 1 para mecânicos de vôo terá a mesma constituição anterior, porém, com uma carga horária prevista de 6.5 (seis ponto cinco) horas de vôo.
O nível 2 constituir-se-á da execução das seguintes atividades: manobras de emprego geral do tipo, gancho, guincho, “rappel” e área restrita; manobras de pilotagem tática, tais como: decolagem tática em “U” e ultrapassagem de obstáculo fio (por baixo) e finalmente, exercícios de vôo em formação onde também serão treinadas técnicas de dispersão das aeronaves, de ocupação de PO e de reagrupamento das aeronaves. Este nível terá um total de 10.0 (dez) horas de vôo para pilotos e de 6.7 (seis ponto sete) horas de vôo para mecânicos de vôo.
Assim, o CIAvEx espera poder, em curto prazo, estar proporcionando esta importante, e indispensável qualificação para as tripulações da nossa Aviação.
|