Esta página foi visitada
  You are visitor number 3870You are visitor number 3870You are visitor number 3870You are visitor number 3870
vezes.
 

Estágio de qualificação ao vôo com óculos de visão noturna


     Encontra-se em fase final de estruturação no CIAvEx, o Estágio de Qualificação ao Vôo com Óculos de Visão Noturna (OVN), para as tripulações da Aviação do Exército. O referido estágio constará de uma fase teórica e uma fase prática.

     A fase teórica englobará seis diferentes assuntos totalizando cerca de 22 tempos de instrução. São eles:

  • Visão Noturna: o objetivo desse tema é transmitir aos alunos, dentre outros aspectos, conhecimentos sobre o olho humano - sua anatomia e fisiologia; limitações da visão noturna; técnicas para percepção de profundidade; ilusões visuais e efeitos fisiológicos dos equipamentos de visão noturna.
  • O Óculos de Visão Noturna: neste assunto será abordado o princípio de funcionamento dos equipamentos de visão noturna do tipo intensificadores de luz residual e estudado os aspectos de operação e manutenção do equipamento adquirido para uso pela Aviação do Exército.
  • Técnicas de Pilotagem: este capítulo destina-se à ensinar as técnicas de progressão em vôo com OVN, bem como as técnicas de aproximação, pouso e decolagem com OVN em áreas não reconhecidas previamente.
  • Interpretação do terreno: o objetivo deste assunto é o de transmitir informações sobre identificação de objetos à noite e também sobre fatores que afetam a interpretação do terreno.
  • Planejamento de Missão: conhecimentos sobre preparação da carta de navegação, peculiaridades do planejamento, “briefing” da missão, dentre outros, serão transmitidos neste capitulo.
  • Segurança de vôo: este assunto terá como objetivo principal discutir os principais fatores contribuintes para ocorrências em vôo com OVN.

     A fase prática será dividida em duas sub-fases que serão denominadas: nível 1 e nível 2. No nível 1 para pilotos, será feita, inicialmente, uma ambientação à aeronave com iluminação adaptada para uso do equipamento de visão noturna e em seguida, realizadas missões de vôo onde serão treinadas manobras do tipo: elementares, de emergência, de pouso em terreno irregular, circuitos de navegação utilizando-se três diferentes grupos de velocidade e técnica de aproximação e pouso em terreno não preparado, totalizando 10.0 (dez) horas de vôo. O nível 1 para mecânicos de vôo terá a mesma constituição anterior, porém, com uma carga horária prevista de 6.5 (seis ponto cinco) horas de vôo.

     O nível 2 constituir-se-á da execução das seguintes atividades: manobras de emprego geral do tipo, gancho, guincho, “rappel” e área restrita; manobras de pilotagem tática, tais como: decolagem tática em “U” e ultrapassagem de obstáculo fio (por baixo) e finalmente, exercícios de vôo em formação onde também serão treinadas técnicas de dispersão das aeronaves, de ocupação de PO e de reagrupamento das aeronaves. Este nível terá um total de 10.0 (dez) horas de vôo para pilotos e de 6.7 (seis ponto sete) horas de vôo para mecânicos de vôo.

     Assim, o CIAvEx espera poder, em curto prazo, estar proporcionando esta importante, e indispensável qualificação para as tripulações da nossa Aviação.

Fotos



PELA AUDÁCIA!
 ·   ·   ·   ·