|
Entrevista com o GEN BDA SÉRGIO DOMINGOS BONATO |
|
1) A Aviação do Exército poderá, em futuro próximo, tornar-se a maior operadora de helicópteros de emprego múltiplo do Brasil. Assim sendo, haverá necessidade cada vez maior de recursos humanos especializados. Como Vossa Excelência ex-chefe da seção de Política de Pessoal da 1º subchefia do EME e atual Diretor de Especialização e Extensão, vê a relação entre o Sistema de Ensino Militar e a crescente necessidade de especialização dos quadros da Aviação do Exército?
|
O Sistema de Ensino do Exército é o responsável pela implementação da política de Ensino do Exército. Ora, a necessidade de especialização é fruto da crescente modernização dos equipamentos e dos processos. Assim, acompanhar essa evolução, realizar pesquisas, estudar novas técnicas, formular e propor medidas ao EME, sempre que necessário, no sentido de colaborar com a atualização doutrinária, fazem parte das atribuições do órgão integrante do Sistema de Ensino do Exército.
Dentre as quinze Organizações Militares (OM) vinculadas à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE), o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é considerado um dos prioritários, em virtude de atuar na formação, especialização e extensão de Oficiais e Sargentos. Somente no corrente ano estarão funcionando no CIAvEx vinte e um cursos e estágios das mais diferentes especialidades.
O Centro, em coordenação com o Comando de Aviação do Exército e com a acessoria técnica da DEE, estuda implantação de novos cursos e Estágios e a constante atualização dos currículos escolares e planos de disciplina (PLADIS).
Finalmente, quanto aos recursos humanos que integram os quadros docentes de aeronavegantes e não-aeronavegantes da Aviação do Exército, a força tem proporcionado que militares realizem cursos e estágios de atualização em países de tecnologia avançada.
|
2) A “Visão de futuro” é uma poderosa ferramenta a guiar e a coordenar a gestão estratégica de todas as organizações militares do Exército Brasileiro. Como Vossa Excelência visualiza o futuro de um estabelecimento de ensino como o CIAvEx, no escopo da visão de futuro da Diretoria de Especialização e Extensão?
|
Como os demais centros de instrução do EB, cada um voltado para a sua especialidade, o CIAvEx tem por missão formar quadros altamente qualificados, de acordo com as orientações do escalão superior. Faz parte de suas atribuições acompanhar as inovações tecnológicas, buscando subsídios, visando colaborar para que se mantenham atualizados os processos de ensino e a doutrina. Cita-se, como exemplo, a necessidade de incluir no currículo de formação dos aeronavegantes a capacitação técnica de vôo com óculos de visão noturna.
|
3) No momento atual, em que restrições orçamentárias afetam sobre maneira a execução do Ensino no Exército, de que forma Vossa Excelência avalia a implementação de convênios e parcerias com instituições publicas ou privadas, militares ou não, para a troca de experiência e qualificação de nosso pessoal? |
Convênios e parcerias existem há bastante tempo, envolvendo o Exército e outras instituições. Acho-os benéficos, a meu ver, devem ser mantidos e incentivados, de acordo com a legislação que regula esse assunto. No caso de convênios e parcerias de interesses do CIAvEx, mesmo ligados à área de ensino, devem ser propostos por meio do canal de comando.
|
4) Quais são os maiores desafios da Diretoria para a supervisão de Ensino em seus Estabelecimentos de Ensino subordinados e vinculados? |
Realizar a supervisão do Ensino nos Estabelecimentos de Ensino (Estb Ens) subordinados e vinculados é uma das atribuições do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) e suas diretorias. Para isso, foi editada a Diretriz de Gestão Escolar onde são definidos, entre outros, os procedimentos da DEE para com os Estb Ens vinculados – como o CIAvEx - consubstanciados por meio de visitas de orientação técnico pedagógica.
A visita é a ação mais importante de supervisão de ensino, pela excelente oportunidade de contato direto com a situação ensino-aprendizagem, possibilitando um maior apoio diante das necessidades constatadas.
A supervisão de ensino, de maneira geral, visa contextualizar os planos de disciplinas, currículos e outros documentos correlatos, bem como o aperfeiçoamento constante do processo de avaliação. A par disso, cuida da atualização da legislação, de forma a torná-la coerente com o Programa Geral de Ensino, instrumento pelo qual se efetiva a política de ensino do Exército.
A DEE realizou, no primeiro semestre do corrente ano, uma visita de supervisão escolar ao Centro de Instrução de Aviação do Exército, inclusive com a participação deste diretor . A excelente impressão que a comitiva levou do Centro e a imagem que ficou gravada de estar visitando uma OM com referencia de operacionalidade, organização e eficiência, mostra de forma clara, o nível de excelência alcançada pelo CIAvEx – orgulho do Exército Brasileiro.
Por isso, podemos afirmar que os desafios da DEE são facilmente equacionados e resolvidos, uma vez que os Estb Ens subordinados e vinculados cumprem rigorosamente e com exatidão as orientações do escalão superior e as ordens preconizadas nas diretrizes e na legislação de ensino.
|
5) Como Vossa Excelência administra a peculiaridade de os centros de instrução serem vinculados tecnicamente à DEE e, ao mesmo tempo, subordinados a um comando operacional? |
Vejo como uma solução bastante coerente com a nossa realidade. A infra-estrutura do Centro atende a dois segmentos, os de ensino e o operacional, o que é uma medida para economia de meios. Por outro lado, a ação da Diretoria permite avaliar o CMT do Centro, e do comando operacional enquadrante, de certas preocupações relacionadas com o ensino, liberando-os para atender, em melhores condições a área operacional.
Soma-se a isso o apoio financeiro, proporcionado pela verba de ensino do DEP, dando o devido suporte para que todas as atividades de ensino previstas no Plano Geral de Ensino (PGE) do Centro e quantificadas no Programa Interno de Trabalho (PIT) sejam atendidas com oportunidade além de reforçar o orçamento da OM.
|
6) Dadas a extensão geográfica do pais e a presença nacional da força terrestre, como Vossa Excelência visualiza a crescente tendência para a implementação do ensino a distancia (EAD) nos estabelecimentos de ensino subordinados ou vinculados à DEE? |
Vivemos na era da comunicação e da informática, com recursos tecnológicos de aprimoradas possibilidades para a difusão de conhecimentos. A isso vem se somar as experiências bem sucedidas na ramo do ensino à distancia. Portanto, é uma alternativa muito promissora, que deve ser explorada sempre que o ensino presencial for dispensável, particularmente, se considerarmos os escassos recursos, com o qual se defronta a Força.
|
7) Face à crescente participação de nosso Exército em Missões de Paz, como Vossa Excelência considera ser possível o Sistema de Ensino contribuir para a preparação de nosso pessoal visando sua participação nesse tipo de missão? |
O Exército já possui uma experiência considerável em termos de atuação em missões de paz. E observa-se que esse tipo de missão tem conquistado muito prestigio, não só para o EB como para o País. Essas evidencias colocam-nos na obrigação de criar memórias para acumular esses ensinamentos e mecanismos para explorá-los nos Estabelecimentos Ensino.
|
PELA AUDÁCIA!
|
|