Esta página foi visitada
You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216 
vezes.
 
OVN

SALA DE INSTRUÇÃO OVN

     Com o objetivo de qualificar de tripulações da Aviação do Exército ao vôo com óculos de visão noturna (OVN), o Centro de Instrução de Aviação do Exército desenvolveu e inaugurou em 12 de dezembro de 2003, uma sala de instrução com características ideais para possibilitar o treinamento inicial das tripulações nesta inovadora atividade em nossa Aviação.


SubComandante do CIAvEx apresentando a maquete de terreno reduzido a comitiva da Eurocopter e ao oficial de ligação da Aviação do Exército Francês junto à Aviação do Exército Brasileiro

      A sala de Instrução OVN tem capacidade para comportar 18 alunos e possui características peculiares: piso, paredes, e forro pintado na cor preta e cortina do tipo “Blackout” em sua entrada, tudo com a finalidade de bloquear completamente a penetração de qualquer luminosidade do ambiente externo, o que permite a condução de instruções com óculos de visão noturna em seu interior a qualquer hora do dia, fato que ficaria impossibilitado, não fossem essas características, face às restrições de exposição de componentes do OVN à luminosidade diurna natural.

     A sala de instrução conta, também, com a existência de uma maquete de terreno reduzido, construída na escala de 1:125. 000, que reproduz variados acidentes naturais: faixa litorânea, lagos, terreno plano, terreno montanhoso e artificiais: cidade, auto-estradas, aeroporto, balizamento tático noturno e redes de alta e baixa tensão. Além disso, a maquete apresenta um conjunto de luzes em diferentes posições e alturas e de intensidade ajustável, que permite a simulação da iluminação lunar em suas diversas fases - crescente, cheia e minguante - e em diferentes posições na abóbada celeste. Permite, também, a visualização de seus efeitos na produção de sombras e na percepção dos acidentes naturais e artificiais do terreno.

     Esta gama de recursos oferecidos pela maquete de terreno reduzido aliado a conhecimentos como o estudo da anatomia e fisiologia da visão humana, a interpretação do terreno, o estudo dos óculos de visão noturna, da técnica de pilotagem com OVN, do planejamento de missões e segurança de vôo voltado ao vôo com OVN, que compõem a fase teórica do Estágio de Qualificação ao Vôo com Óculos de Visão Noturna, dão a nossos alunos o arcabouço de informações necessárias para iniciar a fase prática com excelente ambientação. Isso seguramente resulta num melhor desempenho e na redução de recursos que seriam necessários, em horas de vôo, para capacitação das tripulações.

PELA AUDÁCIA!
 ·   ·   ·   ·