Esta página foi visitada
You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216 
vezes.
 
PEG/EB

O PROJETO DE EXCELÊNCIA NO ENSINO (PEE) DO CIAVEX

      O PROJETO DE EXCELÊNCIA NO ENSINO (PEE), do CIAvEx, é o projeto designado como privilegiado, segundo a diretriz do Dir Ens relativa à implantação do PEG-EB no âmbito desta Escola. Encontra-se em curso desde o dia 18 de Maio do corrente ano e, passados pouco mais de 60 dias, já se pode tecer alguns comentários sobre seu planejamento, sua implantação, seu andamento e alguns ensinamentos já colhidos.

     O objetivo deste artigo é dar seqüência ao artigo publicado no noticiário PEGASUS do último trimestre, que foi o marco inicial do projeto de excelência no ensino do CIAVEX. Para isso, serão abordados aspectos relevantes da concepção do projeto, sua adequação ao PEG-EB e às particularidades do Estabelecimento de Ensino, a qualificação das equipes de trabalho e a metodologia aplicada. Dada a extensão do assunto, não é pretensão deste artigo esgotá-lo, mas sim constituir-se no primeiro de uma série, cujas publicações ocorrerão nas próximas edições da revista eletrônica PEGASUS.

     O ponto de partida para a concepção do projeto foi o recebimento da missão, que se deu em meados do mês de março. Nesse momento o Diretor de Ensino explanou qual seria o escopo do projeto (implantação de melhorias em processos típicos e vitais para um estabelecimento de ensino, com a determinação de seus indicadores gerenciais), a prioridade de implantação (análise e melhoria de quatro processos finalísticos e quatro de apoio, todos do macroprocesso ensino, até o mês de Dezembro de 2004), sua visão sobre quais atividades deveriam estar implantadas quando do encerramento do projeto (processos com indicadores válidos e consistentes, capazes de serem utilizados no planejamento geral de ensino do ano de 2005) e como ele se enquadraria no Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro (as áreas que apresentam maiores oportunidades de melhoria, segundo a auto-avaliação já realizada são: relacionamento com clientes, relacionamento com fornecedores e o estabelecimento de indicadores gerenciais)

     Em seguida, o gerente designado iniciou os trabalhos de planejamento e elaboração do projeto, realizando seus estudos preliminares junto com um grupo de Oficiais. Os estudos preliminares consumiram aproximadamente 30 dias de trabalho e o resultado mais significativo desta fase foi apontar a necessidade de maior qualificação das equipes de trabalho envolvidas no projeto, em particular no tocante às ferramentas de análise e melhoria de processos e ao estabelecimento de indicadores que sejam adequados para orientar o planejamento estratégico da Escola. Os dados resultantes desta fase, bem como os de todas as que se sucederam, foram apresentados ao Comandante que reorientou o planejamento e a execução da etapa.

     Isso feito, foi elaborado um anteprojeto, em aproximadamente 30 dias, dividido em três sub-projetos, para fins de gerenciamento das atividades e tarefas, envolvendo todas as seções e divisões do CIAvEx. Um sub-projeto (Execução do Ensino) cuida dos processos finalísticos. Outro sub-projeto (Apoio ao Ensino) enfoca a área logística, indispensável às Atv escolares. Outro, ainda, trata de qualificar as equipes de trabalho nas modernas ferramentas gerenciais. O esquema a seguir apresenta uma idéia geral do projeto e dos primeiros processos a serem analisados em cada sub-projeto

     Os processos de Aferição do Nível de Satisfação dos Clientes (o recurso humano formado pelo CIAvEx atende às expectativas, em particular do CAvEx?) e o processo de solicitação de Trnp encontram-se em adiantado nível de análise. Seguir-se-ão, em cada sub-projeto, os seguintes processos:

Execução do ensino
Medição da satisfação do cliente
Confecção de Ordem de Instrução
Confecção do Plano Geral de Ensino
Confecção de Pedidos de Cooperação de Instrução
Revisão curricular e de PLADIS
Confecção de Quadros de Trabalho Semanal
Avaliação Escolar
Instituição de Cadeiras de Instrução
Plano de Verificação de Aprendizagem
Confecção de Verificações
 
Apoio ao ensino
Solicitação de Suprimentos e Serviços
Elaboração do Boletim Interno e AD
Qualificação de Recursos Humanos
Matrícula de Alunos
Confecção do Programa Interno de Trabalho
Seleção/Indicação de Militares para Cursos e Estágios
Renovação de Recursos Humanos
Plano de Provas
Cartão de Vôo
Requalificação Aeronavegante

PELA AUDÁCIA!
 ·   ·   ·   ·