O Centro de Instrução de Aviação do Exército, estabelecimento de ensino inovador e vanguardista, continua avançando no projeto simulador de vôo para treinamento de LOFT (Line Oriented Flight Training).
Na segunda edição da Revista Pegasus foi destacado o treinamento de CRM (Crew Resource Management), particularmente a fase do LOFT, com o auxílio do treinador sintético.
O treinamento de CRM é conduzido em três fases: uma instrução formal em sala de aula, chamada de fase de conscientização; uma fase de exercitação, normalmente usando simulações que são filmadas em vídeo e mostradas aos tripulantes; e a fase de reforço e reciclagem, onde a organização adota políticas e procedimentos para reforçar os princípios do CRM.
Nas 2ª e 3ª fases supracitadas é empregado o LOFT (Line Oriented Flight Training). O LOFT ou treinamento orientado para linha de vôo, é um método comprovado que proporciona treinamento e “feedback” à tripulação sobre coordenação de cabine. Os cenários de LOFT bem projetados exigem esforços coordenados de todos os tripulantes para o sucesso da missão.
O treinamento de LOFT deve ser elaborado pelo Oficial de Segurança de Vôo (OSV), de acordo com as peculiaridades de cada Unidade Aérea (tipo de Anv, operação visual ou IMC, maior ênfase nas situações de emergência, etc.).
O treinador sintético, pertencente à Seção de Vôo Virtual, tem sido amplamente utilizado no treinamento para vôos IFR (INSTRUMENT FLIGHT RULES), por pilotos desta escola e dos Esqd Av Ex.
Os exercícios de LOFT com o treinador sintético tiveram início com o CPA 2003. O treinamento consiste na inserção de situações que exigem a tomada de decisão durante um deslocamento em rota (acendimento de luzes de emergência, condições meteorológicas marginais, etc.).
Os exercícios realizados atingiram plenamente os objetivos, desenvolvendo nos alunos importantes habilidades, tais como: comunicação, métodos de identificação e resolução de problemas, liderança, relacionamento interpessoal, métodos para se concentrar na situação e evitar distrações, meios de distribuir a carga de trabalho e técnicas para reconhecer e reduzir o estresse.
Em 2004, além dos alunos, o CIAvEx realizará o exercício de LOFT com os instrutores de vôo, elevando a qualidade das instruções ministradas nos diversos cursos e estágios de pilotagem.
Além do aprimoramento pessoal, o treinador sintético está em vias de sofrer um salto qualitativo. Uma deficiência que o equipamento ainda apresenta é a representação do painel de instrumentos da aeronave. A imagem do painel de instrumentos é projetada na tela, juntamente com o cenário “fora da cabine”. Esta apresentação não tem o resultado desejado e a solução encontrada é a montagem de uma cabine da aeronave, onde seriam inseridos os instrumentos e, em uma tela à frente, continuaria a ser representada as imagens externas à aeronave. |