Esta página foi visitada
You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216You are visitor number 4216 
vezes.
 
Cougar

INCORPORAÇÃO DAS ANV COUGAR À FROTA DO 2º Esqd Av Ex.
(colaboração do 2º Esqd Av Ex)

    A incorporação de quatro aeronaves AS 532 COUGAR ao Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, em particular à frota do 2º Esquadrão de Aviação do Exército, reveste-se de singular importância. A partir de agora este Grande Comando passa a dispor de aeronaves pesadas e de grande capacidade operativa. O Cougar é uma versão utilitária da família de helicópteros militares designada COUGAR MK-1, cuja versão civil è conhecida como SUPER PUMA.


Aeronaves HM-3 Cougar realizando operações aeromóveis na Amazônia Brasileira

      O AS 532 UE – Cougar (HM-3) tem capacidade para conduzir 22 homens armados e equipados, além da sua tripulação composta por 02 pilotos e mais 02 mecânicos de vôo, totalizando 26 homens, sem contar com o “jump seat” (assento do 3P) o que eleva a sua capacidade para 27 homens sentados.

      O Cougar tornou-se um consagrado helicóptero de emprego geral pois pode desempenhar missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico, permitindo grande flexibilidade, facilidade e simplicidade na reconfiguração da aeronave.


Aeronave HM-3 Cougar realizando operações aeromóveis na Amazônia Brasileira

      Fabricada pela Eurocopter, a aeronave é impulsionada por dois motores Turbomeca Makila 1A1 de 1877 Shp cada, que lhe permite atingir a velocidade máxima de 167 Kt (310 Km/h), com uma autonomia de 3 h e 50 min, podendo chegar a 07 h e 40 min com o uso de tanques auxiliares Possui um peso máximo de decolagem de 9000 Kg (9350 Kg com carga externa) e um consumo médio de 475 Kg/h de combustível.

     O Cougar possui, ainda, diversos equipamentos e acessórios, entre os quais um guincho (272 Kg), gancho de 3000 Kg, gancho de 4500 Kg, configuração SAR para evacuação aeromédica, tanques de translado, kit para dobragem de pás, painel preparado para vôo com óculos de visão noturna (OVN), equipamentos para vôo por instrumentos (IFR) e blindagem para a tripulação, além de duas metralhadoras laterais FN HERSTAL MAG de 7,62 mm.


Aeronaves HM-3 Cougar realizando operações aeromóveis na Amazônia Brasileira

      As aeronaves Cougar são designadas HM-3 (Helicóptero de Manobra 3) e estão sendo incorporadas à 2ª Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral.

O INÍCIO DE UMA NOVA ESQDA
2ª EHEG - COUGAR

     Foi realizada, no dia 02 de fevereiro, na sala de instrução do 2º Esqd Av Ex, a aula inaugural referente ao Estágio de Habilitação à Anv HM-3 – Cougar, com a presença do Exmo Gen Bda Jeannot, Cmt de Av Ex, e do Sr Ten Cel Cauduro, Cmt do 2º Esqd Av Ex.

    Nesse Estágio foram matriculados 06 oficiais pilotos e 11 sargentos, sendo eles: Maj Discaciati, Cap Machado, Cap Oliveira, Cap Nogueira, Cap Silva Lemos, Cap Resende, 2º Sgt Passos, 2º Sgt Evandro, 2º Sgt Lobato, 2º Sgt Galdino, 2º Sgt Valentim, 2º Sgt Mota, 2º Sgt Fava, 3º Sgt Fabiano, 3º Sgt Louros, 3º Sgt Renato e o 3º Sgt Márcio.

     O estágio foi desenvolvido em 03 semanas, voltadas para a parte teórica da Anv HM-3 e direcionadas para a parte prática, visando o vôo, tendo como instrutores, o Sr Maj Meireles, na época do 4º Esqd Av Ex e o Sr Ten Cel Freire, da DMAvEx.

     Além desta atividade de instrução (Ground School para pilotos e mecânicos de vôo), o PROGRAMA COUGAR vem desenvolvendo neste exato momento, uma parte mais específica para gerentes, inspetores e mecânicos das diversas especialidades (THM e Ground School).

     Desde o dia 20 de Abril estão sendo realizados os vôos de formação de pilotos e MV (Mecânico de Vôo), tendo como previsão de término da formação a segunda semana de junho. Com isto o 2º Esqd Av Ex já possui formados 02 pilotos e 02 MV e em formação estão mais 04 pilotos e 07 MV. Para que este programa possa ser desencadeado, foram transferidos 03 oficiais ( 02 pilotos e 01 gerente), além de 01 inspetor e 03 mecânicos de vôo.

     No que diz respeito à estrutura de recursos humanos do Programa Cougar, o 2º Esqd Av Ex desenvolveu um minucioso e elaborado estudo de política de pessoal.

      Este estudo iniciou-se em 2002 com o Projeto Cougar, passando pela transferência de recursos humanos para o 4º Esqd Av Ex, em Manaus, a fim de constituir as primeiras tripulações habilitadas na Anv HM-3, e agora novamente, com a vinda de metade da frota Cougar, para Taubaté, o Esquadrão Guerreiro vem elaborando novas propostas vislumbrando o futuro.

 

 A MISSÃO SERÁ CUMPRIDA!

HERÁLDICA DO BRASÃO DO COUGAR

     O GRIFO é uma figura mitológica composta pôr cabeça de águia, asas de ave de rapina e corpo de leão. Este símbolo era o Guardião dos tesouros de deuses e deusas. Na cor dourada é o mesmo grifo do Pacificador: Duque de Caxias.

     A ESPADA ALADA significa, o poder, a capacidade de atacar, a audácia, a coragem e a capacidade de voar do Guerreiro, combatente do 2º Esqd Av Ex.

     O CRUZEIRO DO SUL simboliza o BRASIL, com as nossas riquezas, famílias, lares e entes queridos.

     A ESTRELA simboliza a nobreza e importância da missão.

     A COR PRETA representa a dignidade, prudência, austeridade, sabedoria, firmeza, moderação, religiosidade e surpresa.

     A COR PRATA representa a pureza d’alma do verdadeiro guerreiro.

     A COR DOURADA representa a generosidade, a mente elevada e a inteligência.


PELA AUDÁCIA!
 ·   ·   ·   ·