Em cerimônia realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, na manhã do dia 18 de junho último, foram diplomados 01 piloto da Marinha do Brasil, 11 pilotos do Exército Brasileiro e 01 piloto da Força Aérea Brasileira, concludentes, com aproveitamento, do Curso de Piloto de Combate de 2004.
O curso, que teve início em 05 de abril do presente ano, contava com os oficiais alunos: Cap Cav Meireles e 1ºTen Inf Saraiva, do 1º Esqd Av Ex; Cap Cav Davis, 1ºTen Art Hamilton, 1ºTen Art Wallace e 1ºTen Eng Vinhote, do 2º Esqd Av Ex; Cap Inf Castro e Cap Inf Piffer, do 3º Esqd Av Ex; Cap Inf Carlos, 1ºTen Art Negreiros e 1ºTen Eng Quartieri, do 4º Esqd Av Ex. O CT MB Márcio Santos Teixeira, do Esqd HU-1, em São Pedro da Aldeia - RJ, e o 1º Ten Av Marcelo Magrinelli, do 5º/8º GAv, em Santa Maria - RS, completam os alunos que, após quase três meses de contínuo aprendizado, tornaram-se Pilotos de Combate.
O CPC tem por objetivo habilitar o piloto possuidor do Estágio de Pilotagem Tática, a desempenhar as funções de comandante de frações de helicópteros até o nível SU, no cumprimento das diversas missões da Aviação do Exército (Av Ex). Busca incentivar o oficial aluno a atualizar-se constantemente e, permitir que o mesmo demonstre capacidade de direção, iniciativa, liderança, cooperação e flexibilidade.
Fundamentos Básicos para Emprego de Aeronave Militar em Combate, Emprego Tático da Aviação do Exército e Treinamento Físico Militar constituem a grade curricular do curso. Durante o curso são ministradas instruções de Segurança de Vôo, Transporte Aéreo e Suprimento Especial de Aviação, Navegação Tática, Vôo Noturno e Identificação de Sistemas de Armas. O Piloto de Combate emprega taticamente a Av Ex, tem conhecimento das missões de apoio ao combate e apoio logístico da Av Ex e realiza maneabilidade de fração de helicópteros. Por fim, o planejamento e execução de operações aeromóveis são capacidades gradativamente incutidas no piloto que conclui o CPC. As instruções buscam desenvolver no aluno condições para que ele adquira o conhecimento através de embasamento teórico e muita prática.
A Escola de Instrução Especializada, sediada no Rio de janeiro, o Curso de Artilharia da AMAN, em Resende, e o Centro de Instrução de Operações Especiais, também no Rio de Janeiro, cooperaram com a formação do Piloto de Combate ministrando, respectivamente, instruções de Observação Aérea, Observação e Condução de Tiro de Artilharia e Evasão em Combate.
Na cidade de Lins - SP e região, foi realizado, entre os dias 04 e 12 de junho, o exercício de campanha que encerrou o Curso de Piloto de Combate deste ano. Durante o exercício, os alunos colocaram em prática vários ensinamentos aprendidos nos bancos escolares do CIAvEx, particularmente, o planejamento e execução de operações aeromóveis, navegação tática, ocupação de base de esquadrilha, abastecimento e remuniciamento em posto de ressuprimento avançado (PRA), vôo noturno e evasão em combate. Nesta oportunidade é por dever que ressaltamos a forma profissional e hospitaleira que o 37º BIMtz, sediado em Lins, na pessoa de seu Comandante e de todos os seus comandados, receberam os militares da Av Ex envolvidos no exercício. Ficou notório o esforço de todos daquela OM em cooperar em tudo que possível para alcançarmos com pleno êxito os objetivos traçados.
Nesta oportunidade, o CIAvEx entrega mais uma turma de Pilotos de Combate às Forças Armadas, acreditando ter empenhado o que melhor possui para bem cumprir sua missão de formar, especializar e aperfeiçoar recursos humanos para a Av Ex.
|