O Comando e Controle e o Apoio de Guerra Eletrônica da Aviação do Exército nas Missões de Combate nas Operações Aeromóveis: análise da situação atual e das deficiências |
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*Bernardino Sant' Ana Júnior |
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RESUMO: | ||||||||||||
Palavras-chave: Comando e Controle - Aviação do Exército - Operações Aeromóveis.
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INTRODUÇÃO: | ||||||||||||
O destaque do vetor aéreo, no Exército Brasileiro (EB) e nas diversas operações, conduz a uma reflexão sobre as formas de maximização do emprego da Aviação do Exército (Av Ex), entre as quais estão o Comando e Controle e o Apoio de Guerra Eletrônica (C2 e Ap GE). As características de mobilidade e grande extensão de atuação da Av Ex resultam em um sistema de C2 dependente de um apoio de comunicações flexível e que exige medidas adicionais em seu planejamento. Esta dependência permanece ainda nos dias atuais em suas diversas missões. Este artigo trata do C2 e Ap GE da Av Ex nas Missões de Combate em Operações Aeromóveis, analisando a situação atual e as deficiências. A Av Ex, com sede em Taubaté, foi recriada em 1986, desde então, a sua estrutura foi sendo construída juntamente com o desenvolvimento de sua doutrina de emprego. A estrutura desenvolveu-se conforme as condições orçamentárias e de pessoal que foram sendo apresentadas. A doutrina, refletida nos manuais que tratam do emprego da Av Ex (IP 1-1, IP 1-30, IP 90-1, entre outros), desenvolveu-se baseada nos princípios de emprego de cada Sistema Operacional. O resultado foi que atualmente o C2 e o Ap GE existentes possuem diferenças em relação ao previsto nos estudos doutrinários. O EB encontra-se numa fase de escassez de recursos financeiros, onde o conhecimento de como e onde aplicar o numerário destinado à Av Ex é essencial para manter os níveis de operacionalidade. O levantamento de deficiências e do quadro atual existente pode auxiliar a direcionar os recursos financeiros para modernizar o seu sistema de C2 e Ap GE. |
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MATERIAL E MÉTODO: | ||||||||||||
O presente artigo foi baseado na dissertação de mestrado apresentada pelo autor como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro. Os resultados e discussões a seguir referem-se ao período pesquisado até o ano de 2012. Os métodos adotados na pesquisa foram a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa estatística. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados livros, manuais doutrinários, manuais de manutenção e material disponibilizado na Internet. A pesquisa estatística foi desenvolvida através de questionários que coletaram informações para compor as ferramentas de verificação da hipótese. Os dados levantados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados foram analisados quanto à coerência a cerca do C2 e Ap GE na Av Ex, principalmente sobre a atual situação. Os questionários utilizaram a Escala de Likert estratificada. O objetivo do questionário foi o levantamento de dados sobre o C2 e o Ap GE nas operações atuais da Av Ex. Os relatórios utilizados na pesquisa documental pertencem ao período de 2007 a 2011 e buscou-se as referências ao C2 e Ap GE observados nos mesmos. Para a conclusão da pesquisa foram confrontados os documentos pesquisados e analisados, com foco na validação ou não da hipótese, que trata da inadequação do Sistema de C2 e Ap GE na Av Ex, podendo reduzir a eficiência da atuação nas Operações Aeromóveis, especificamente nas missões de combate. Para a aplicação da pesquisa estatística, o universo foi o dos pilotos de combate e/ou gerentes de manutenção (ou administrativos). Os oficiais com as qualificações apresentadas são os principais usuários do Sistema de C2, principalmente pelas funções que exercem no comando e no planejamento das Operações Aeromóveis e Logísticas da Av Ex. O universo contou com 254 militares da ativa, com o curso de Piloto de Combate e 153 gerentes de manutenção (ou administrativo), totalizando 407. A amostra foi constituída de 61 indivíduos com as qualificações especificadas no universo supramencionado, foram enviados 142 formulários, dos quais 62 foram respondidos e 1 descartado (encontrava-se sem identificação), no período de 9 de agosto a 22 de novembro de 2011. O cálculo da amostra baseia-se na classificação do universo de pesquisa como finito e de amostra cujo valor (61) é maior que 5% da população (22). |
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RESULTADOS: | ||||||||||||
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Quadro 1: Comparação dos Elementos e funções que formam o C2 Fonte: o autor |
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Devido à amplitude do emprego das operações aeromóveis, destacando-se as missões de combate, o meio eletromagnético é o mais empregado, tanto pelas aeronaves quanto pelos Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx) e Brigada de Aviação do Exército (Bda Av Ex), no caso deste último devido às necessidades de coordenações logísticas, de operações e de Coordenação e Controle do Espaço Aéreo (CCEA). Este meio de comunicações possui como característica a flexibilidade, necessária às operações da Av Ex, e indiscrição, que precisa ser compensada pelas Medidas de Proteção Eletrônica (MPE). O enlace satelital é capaz de atender as exigências das comunicações do emprego da Av Ex em operações por permitir o uso em grandes distâncias e seguranças das comunicações, com a desvantagem de possuir alto custo dos equipamentos e de sua utilização. Não somente as operações necessitam de comunicações seguras e flexíveis, as atividades logísticas exigem tráfego de dados e integração com os demais sistemas, que podem estabelecer-se por equipamentos semelhantes aos Módulos de Telemática Operacionais (MTO). Os princípios de Comunicações e características de C2, principalmente a confiabilidade, a flexibilidade e a segurança devem ser empregados nas operações aeromóveis. O estabelecimento de meios alternativos, em reserva, e que façam uso de medidas de proteção eletrônica ou segurança da informação são necessários às ligações da Bda Av Ex. A grande quantidade de enlaces também carece de uma rede rápida e que permita o compartilhamento de informações. Mesmo em operações que não sejam conjuntas, a Av Ex realiza constantemente as ligações necessárias que incluem elementos da Força Aérea ou de uma Força Aérea Componente (FAC) em virtude da necessidade de estabelecimento de medidas de CCEA. Este fato aumenta ainda mais a sua dependência do C2 dos meios de comunicações eficientes que atendam seus propósitos. Em relação ao Ap GE, a Av Ex tem grande necessidade de aplicar MPE e Medidas de Ataque Eletrônico (MAE) para sua própria proteção durante as operações aeromóveis, principalmente as de combate, que normalmente envolvem o espaço aéreo inimigo. Para apoiar a força terrestre na missão de apoio ao combate de guerra eletrônica, necessita-se de meios com tecnologias de MAE e Medidas de Apoio de Guerra Eletrônica (MAGE), portáteis ou instalados nas aeronaves (tripuladas ou não), adequados para sua realização. A 12ª Companhia de Comunicações Leve (12ª Cia Com L) e a 20ª Companhia de Comunicações Paraquedista (20ª Cia Com Pqdt) apoiam GU que possuem desdobramento similar à Bda Av Ex, enfrentado as mesmas dificuldades de ligação face às grandes distâncias e à mobilidade das operações. São Organizações Militares (OM) também classificadas como Forças de Ação Rápida Estratégicas, deste modo pode-se obter parâmetros auxiliares, de meios e necessidades, para a análise da situação atual do C2 da Av Ex. Estas OM possuem estruturas de comunicações compatíveis com suas responsabilidades e em suas operações buscam atender os princípios de Comunicações e de C2, destacando-se a segurança e a confiabilidade, ao estabelecerem meios alternativos em reserva e fazendo uso das técnicas de MPE, além de possuírem OM específicas para apoio de comunicações. Na pesquisa documental e estatística constatou-se que na dimensão humana e organizacional do C2 atual da Av Ex tem-se indícios de aplicação das funções e princípios de C2. Observa-se este fato na aplicação dos procedimentos doutrinários para tomada de decisão, no estabelecimento de regras e prazos de atuação em operações, na criação de formas de treinamento, na constituição de uma estrutura de Quartel-General e Estado-Maior e na existência de sistemas de apoio a decisão compatíveis, na base administrativa da Av Ex. Na dimensão técnica, observa-se que a estrutura de comunicações é insuficiente, por falta de material, e desatualizada em relação às tecnologias existentes. Através das descrições em diversos relatórios, das OM Av Ex, verifica-se um emprego constante de meios que dependem do Sistema Nacional de Telecomunicações (SNT), como celulares e telefonia fixa, sem características militares. Este fato tem conduzido a uma não aplicação de conceitos e princípios de C2, de Comunicações e de Ap GE. A busca da melhoria do C2 da Av Ex existe desde sua recriação. Entretanto verifica-se que, atualmente, são constantemente registradas as necessidades de melhoria dos meios, o que denota indícios de que o próprio pessoal que opera o C2 da Av Ex percebe a sua insuficiência. A tabulação dos dados da pesquisa estatística apresentou o resultado do questionário aplicado e a análise das respostas foi direcionada a relacionar as questões com os princípios de C2, de Comunicações e com as funções de C2 apresentadas na pesquisa bibliográfica. As respostas não apresentaram uma tendência central e simétrica na distribuição dos valores. Como resultados a serem destacados verificou-se que nas operações analisadas o estabelecimento das ligações realiza-se com pouca previsão de meios alternativos e reservas, não caracterizando os princípios da confiabilidade e flexibilidade. O meio mais utilizado para o estabelecimento das ligações é o telefone celular, pertencente às OM da Av Ex, seguido do telefone fixo, pertencente às OM do EB. O resultado apresenta indícios do emprego amplo do SNT, que apesar de possuir características que atendam temporariamente as ligações entre o Comando de Aviação do Exército (CAvEx) e suas OM subordinadas, possuem vulnerabilidades relativas à segurança, à continuidade e dificultam o armazenamento e a análise da informação, não devendo ser priorizados nas comunicações militares. Um percentual de cerca de 15% dos meios utilizados são meios particulares pertencentes aos próprios militares. Este percentual mostrou-se maior que os demais meios, após o telefone celular e o telefone fixo, indicando uma necessidade de aprimoramento dos meios de comunicações e do C2 da Av Ex, pois os meios particulares são imprevisíveis quanto à segurança e à continuidade, devendo os mesmos serem evitados em comunicações militares. Verificou-se também o baixo emprego de medidas de segurança da informação e/ou MPE, sendo que na tabulação das respostas 98% não emprega ou emprega parcialmente tais medidas. Este fato mostra que o princípio das Comunicações e do C2 da segurança não está evidenciado no C2 da Av Ex. Não evidenciar este princípio, principalmente na guerra moderna caracterizada pelo avanço da GE e da Guerra Cibernética, e a não aplicação de MPE e medidas de segurança da informação criam vulnerabilidades que aumentam o grau de insucesso das operações. |
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DISCUSSÃO: | ||||||||||||
Como sugestão para configuração de uma fração de GE na Aviação do Exército, uma estrutura de GE vinculada ao organograma do CAvEx (ou Bda Av Ex) poderia ser criada para dotar esta GU deste apoio, de forma compatível. Sugere-se uma fração, no nível pelotão, que exercesse estas atividades de forma distinta às da Cia Com Av Ex. Na GE, o apoio doutrinário ao Ex Cmp ou a uma FTC ocorreria nas ações de MAE e MAGE, através de helicópteros ou VANT, prioritariamente, com equipamentos de GE adequadas, podendo ser portáteis, conforme as operações de apoio ao combate previstas. |
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Figura 01 - Organograma da Cia Com AvEx |
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O Lean Maintenance é um conceito orientado na busca de um padrão de qualidade na manutenção industrial que, aliado às técnicas de produção enxuta, vem possibilitar a obtenção de objetivos estabelecidos pela empresa, para consolidar, o setor ou a área responsável pela manutenção, ao plano de qualidade Lean Enterprise, de acordo com o tipo de serviço disponibilizado. O que evidencia a manutenção enxuta são os seus pilares fundamentais, tais como, a logística integrada, formação de um grupo de engenharia da manutenção e principalmente, manutenção produtiva total, sendo que, a implementação pode ser gradual, porém, com consolidação em curto prazo destas bases.
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CONCLUSÃO: | ||||||||||||
O objetivo do trabalho de pesquisa, o qual este artigo foi baseado, de investigar o Sistema Operacional C2 e Ap GE da Av Ex nas Operações Aeromóveis, nas missões de Combate, verificando a sua adequabilidade e suas deficiências no desenvolvimento de suas atividades operacionais foi atingido, sendo que a hipótese inicial de não adequação deste sistema operacional foi confirmada. Através dos referenciais teóricos, que exploraram as definições de C2 e Ap GE, verificou-se que atualmente as redes, o compartilhamento, a interação e a velocidade do fluxo de informações são indicadores que podem ser utilizados pelas organizações que seguem as atuais vertentes de otimização do C2. A adoção de uma metodologia de melhoria do C2, como a GCR, agrega benefícios como a maior sincronização das forças em operações e a redução de tempo de decisão. A Av Ex, como força estratégica, depende de atividades complexas para garantir o êxito das suas ações e também depende de um eficiente C2. Durante as Operações Aeromóveis, as necessidades de C2 e Ap GE são potencializadas, principalmente pela logística, pelas ligações de coordenação com a Força Aérea e pelo emprego amplo das MPE. No EB, as OM como a 12ª Cia Com L e a 20ª Cia Com Pqdt apoiam GU que ao serem empregadas possuem desdobramento e dificuldades de C2 similares à Bda Av Ex. Estas OM possuem estruturas de comunicações capazes de atender ao C2 apoiado, fato que se difere no atual CAvEx. As principais necessidades de C2 da Av Ex são as ligações de coordenações logísticas, dependentes de redes informatizadas, as ligações de CCEA e as ligações com elementos apoiados e apoiadores distribuídos em diversos escalões e em grandes distâncias, que levam à utilização do meio eletromagnético e maior exposição à GE inimiga. As necessidades de Ap GE são de equipamentos e MPE para sua autoproteção e para o apoio de GE com missão aeromóvel. Os meios que suprem as suas necessidades são os que utilizam enlace via satélite. Entre as principais vulnerabilidades analisadas estão a falta de segurança, confiabilidade e flexibilidade, características e princípios importantes do C2 e das Comunicações. Observa-se que os meios de C2 e Comunicações são adequados no contexto das instalações físicas das OM Av Ex, por outro lado, durante o emprego em operações aeromóveis constata-se, pela análise dos relatórios de final de missão e pelo resultado da pesquisa estatística aplicada, que o C2 e Ap GE da Av Ex não encontram-se compatíveis e adequados com o seu emprego e importância. O resultado da pesquisa estatística, aplicada através de questionário, também obteve como resposta que o C2 da Av Ex é dependente de meios instalados pelo SNT e poucas medidas de segurança são aplicadas, sugerindo urgência nas ações que possam trazer melhorias ao mesmo. Foi sugerido uma estrutura de uma Cia Com Av Ex, que ao ser ativada traria aumento significativo da adequação do C2 da Av Ex em operações. A proposta organizacional desta OM é formada de três frações, nível pelotão: um Pel C Ap, um Pel Com PC e um Pelotão de CCEA. O resultado foi fruto da análise dos manuais doutrinários que especificam as necessidades e missões da Bda Av Ex, em operações. A montagem imediata de uma estrutura de C2, que absorvesse a responsabilidade de instalar e explorar as comunicações da Av Ex, em operações, bem como se mantivesse adestrada na utilização técnica dos meios disponíveis, seria uma solução vantajosa para a eficiência e adequação do C2. Na pesquisa estatística 98% dos questionados mostraram-se favoráveis à ativação da Cia Com Av Ex, desde o tempo de paz. A análise da relação custo/benefício entre as vantagens e as desvantagens e a decisão de implantação desta OM para solucionar as deficiências do C2 e Ap GE da Av Ex cabem aos escalões superiores, entre os quais o Comando do Exército e o Estado-Maior do Exército. A pesquisa descrita neste artigo poderá contribuir como potencial subsídio para futuros estudos. A pesquisa científica apresentada foi realizada nos anos de 2011 e 2012 e novas oportunidades de melhoria estão sendo implantadas na Av Ex em 2013. A ativação do Núcleo da Companhia de Comunicações de Aviação do Exército já é uma realidade e atua positivamente na redução da vulnerabilidades levantadas. Deste modo, conclui-se que a Av Ex precisa continuar a desenvolver o seu C2 e Ap GE para mantê-lo compatível e adequado à sua operacionalidade, principalmente nas situações de emprego fora de sua sede. |
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The Command and Control and Electronic Warfare Support of Aviation Army in Combat Missions in airmobile operations: analysis of the current situation and gaps | ||||||||||||
ABSTRACT: | ||||||||||||
The article analyzes the Command and Control System (C2) and the element Electronic Warfare of the Aviation Army, which through literature, documentary and statistical concluded about its inadequacy, checking their vulnerabilities regarding the security, reliability and flexibility, thus demonstrating the use of the means of dependents National Telecommunications System during airmobile operations. A proposed organizational structure of Aviation Army Network Signal Company is suggested, pointing to the means employed, the use of the satellite link. Keywords: Command and Control - Army Aviation - Airmobile Operations. |
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REFERÊNCIAS: | ||||||||||||
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Maj Com Bernardino Sant’ Ana Júnior. Possui os cursos de Formação de Oficial de Comunicações (AMAN, 1994), Curso de Especialização em Gerência de Manutenção de Aviônicos (CIAvEx, 1996), Curso de Especialização em Criptografia e Segurança em Redes (UFF, 2007) e Curso Avançado de Aviação (CIAvEx, 2009). É licenciado em Matemática (UCB, 2004) e Mestre em Ciências Militares (ECEME, 2012). Atualmente é Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando de Aviação do Exército. |
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