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A FORMAÇÃO DO PILOTO DO EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS
 

Cap Art Anderson Eufrásio de Oliveira

 
 

Após ser declarado oficial, o tenente é transferido para o UNITED STATES ARMY AVIATION CENTER OF EXCELLENCE - USAACE, localizado no FORT RUCKER, no estado do Alabama, onde é realizada a formação do piloto do Exército Americano. Diferentemente do Brasil, os norte-americanos realizam praticamente toda a formação e especialização do piloto em um único curso. Desta forma, o Curso de Pilotos do Exército Americano é bastante longo. Alguns alunos chegam a permanecer até dezoito meses no FORT RUCKER. Atualmente, o curso é composto por quatro fases: OBC 1 (OFFICERS BASIC COURSE), com duração de duas semanas; a IERW (INITIAL ENTRY ROTARY WING), com duração mínima de nove meses; OBC 3, com duração média de seis semanas; e, finalmente, o ADVANCED AIRCRAFT TRANSITION, com duração entre seis semanas e cem dias, dependendo da aeronave.

1) OBC 1 – Curso Básico para Oficiais - É bem semelhante ao que é feito no OBC 1 das outras Armas do Exército dos Estados Unidos. Em duas semanas, os alunos recebem instruções teóricas, como ética militar, e instruções práticas básicas, como a navegação carta-terreno. Nessa fase, os alunos devem ser aprovados no APFT – ARMY PHYSICAL FITNESS TEST, o TAF americano.

2) IERW – Formação Inicial em Asa Rotativa - Os oficiais aprendem as habilidades para se tornar um Aviador do Exército. Outra grande diferença em relação ao que é feito no Brasil pode ser verificado aqui. Nos Estados Unidos, a fase teórica e a fase prática são ministradas simultaneamente. Os tenentes voam praticamente todos os dias, aprendendo as habilidades básicas para a pilotagem de um helicóptero. De um modo geral, os alunos passam metade do dia em instruções de voo e a outra metade do dia na sala de aula, recebendo instruções sobre Aerodinâmica, Sistemas de Aeronaves, Tráfego Aéreo, Regras de Voo por Instrumentos, entre outras. A IERW é dividida em quatro subfases: PRIMARY (voo inicial), INSTRUMENTS (voo por instrumentos), BASIC COMBAT SKILLS (voo de combate) e NIGHT VISION GOGGLES (voo com óculos de visão noturna).

 
 

a) PRIMARY - Aqui os oficiais recebem as noções básicas de voo. Essa subfase é bem semelhante ao Curso de Pilotos de Aeronaves da Aviação do Exército Brasileiro. Os alunos aprendem a controlar um helicóptero em voo. Manobras como o pairado, decolagens, pousos e os procedimentos de emergência são os objetivos dessa subfase. Todos os voos são realizados no TH-67 (Figura 1), que é uma versão do BELL 206 JET RANGER utilizado para a instrução.

b) INSTRUMENTS - Aqui os alunos aprendem a voar por instrumentos. Essa subfase abrange intensos estudos dos regulamentos da FAA (FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION) e procedimentos de navegação utilizando os sistemas da aeronave TH-67 para navegar de aeródromo para aeródromo em condições de voo IFR. A maioria dos alunos considera essa fase como a mais exigente do curso.

c) BASIC COMBAT SKILLS (BCS) – Agora, o tenente começa a se tornar um aviador militar. Independente da aeronave que o aluno irá pilotar no final do curso, esta subfase é idêntica para todos. Ela pode ser comparada com o Estágio de Pilotagem Tática ministrado pelo CIAvEx. Os estudantes recebem instruções de voo tático, navegação tática e como conduzir fogos de artilharia. Os voos são realizados no OH-58 ou no UH-1H.

d) NIGHT VISION GOGGLES (NVG) - Aqui os oficiais irão aprender a pilotar a aeronave e executar suas missões durante a noite utilizando óculos de visão noturna. Esta subfase é uma das mais esperadas pelos alunos durante o curso. Ela é realizada na aeronave OH-58 ou no UH-1H.

 
Figura 01 - TH-67
 

Outra curiosidade é que os alunos realizam o voo solo bem prematuramente em relação ao que é feito na Aviação do Exército Brasileiro. Geralmente esse voo é efetuado entre a sexta e a oitava semana de instrução da IERW.

3) OBC 3 – Essa fase pode ser comparada ao Curso de Piloto de Combate do Exército Brasileiro. Até este ponto, a formação centrou-se sobre as habilidades individuais. Durante o OBC3, os pilotos aprendem os atributos que devem dominar para se tornarem líderes em suas futuras Unidades. Os oficiais são organizados em pelotões de acordo com a aeronave que irão pilotar durante a última fase do curso, e cumprirão diversas operações aeromóveis comandando as suas diversas frações. Durante seis semanas, os alunos recebem, planejam e executam o briefing das diversas missões. Por fim, eles cumprem as missões em simuladores de voo. No final dessa fase, ocorre o SERE COURSE (SURVIVAL, EVASION, RESISTANCE AND ESCAPE – Sobrevivência, Evasão, Resistência e Fuga). Nessa ocasião, os alunos irão aprender os fundamentos do que fazer se forem abatidos em território hostil. Durante duas semanas, eles aprendem e treinam navegação terrestre, primeiros socorros, construção de abrigos, aquisição de alimentos, fuga e evasão das linhas inimigas.

Ao final do OBC 3, os tenentes recebem a informação de qual Unidade irão servir após a conclusão do curso no FORT RUCKER. Além das diversas Brigadas de Aviação nos Estados Unidos, eles podem servir na Alemanha, na Coreia do Sul ou em outro país onde a Aviação do Exército Americano esteja sendo empregada em combate.

4) ADVANCED AIRCRAFT TRANSITION – Nesta última fase, os alunos serão formados pilotos de uma das quatro aeronaves que mobiliam as Brigadas de Aviação do Exército Americano. Eles podem pilotar o AH-64 APACHE (Figura 2), o OH-58 KIOWA WARRIOR (Figura 3), o UH-60 BLACK HAWK (Figura 4) ou o CH-47 CHINOOK (Figura 5). Dependendo da aeronave, essa fase pode durar de seis até quinze semanas. Vale ressaltar que a definição do helicóptero a ser voado nesta fase é feita antes do início do curso. Essa escolha é feita de acordo com a classificação dos tenentes no curso de formação de oficiais. Essa aeronave acompanhará o piloto pelo resto de sua carreira, pois, diferentemente do Brasil, a mudança de helicóptero não é muito comum nos Estados Unidos.

Dessa forma, após aproximadamente um ano e seis meses, os pilotos americanos concluem a sua formação na Aviação. Durante esse período, eles voam 150 horas em média, dependendo do modelo da aeronave voada na última fase. Durante o curso, eles também recebem o treinamento de escape de aeronave submersa, que nos Estados Unidos é chamado de DUNKER.

 
Figura 02 - AH-64 APACHE
 
Figura 03 - OH-58 KIOWA WARRIOR
 
Figura 04 - BLACK HAWK
 
Figura 05 - CH-47 CHINOOK
 
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