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SA 365K PANTERA NO CIAVEX
 

Em 1987, o Exército Brasileiro recriou a Aviação do Exército (AvEx). Tal fato levou à aquisição da aeronave SA 365K Pantera, surgindo, assim, a necessidade de se estabelecer os parâmetros iniciais que dariam suporte à doutrina de emprego de helicópteros de emprego geral na Aviação. Logo, fez-se necessário a criação de um núcleo para a formação de pessoal especialista em aviação, por ora formado com apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Este núcleo embrionário conduziu para a criação do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), Estabelecimento de Ensino (EE) responsável pela formação dos recursos humanos da AvEx.

O ano de 1993 foi marcado pela reestruturação da Aviação do Exército, com a divisão operacional,logística e de formação, organizadas em Unidades Aéreas com missões específicas. Juntamente com essa reestruturação, nesse mesmo ano, seis aeronaves SA 365K Pantera passaram a fazer parte da frota de aeronaves do CIAvEx, na recém-criada Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI). O motivo de dotação de aeronaves Pantera no CIAvEx foi a necessidade de dar suporte à formação de pessoal nesse modelo de aeronave, além da formação de pilotos qualificados em voo por instrumentos.

 

 

A incorporação do modelo de aeronave no Centro de Instrução possibilitou a padronização dos procedimentos operacionais, hoje consolidados na AvEx, e representou um ganho significativo em qualidade da instrução, uma vez que a aeronave estava disponível para esse fim, diferentemente de outrora em que se dividia entre emprego operacional e emprego em instrução. Apesar dessas vantagens da permanência da aeronave no EE, durante os anos de 1998 a 2010, o CIAvEx perdeu o seus panteras. Mas da à relevância que representa a dotação de aeronaves Pantera na formação de pessoal, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx) decidiu, em janeiro de 2010, pelo retorno de duas aeronaves Pantera (EB2013 e EB2035) ao Centro de Instrução, na certeza de representar um salto em qualidade na instrução dos especialistas.
 

 

As vantagens da aeronave Pantera são:

- Proporcionar maior autonomia ao CIAvEx;

- A maior mobilidade proporcionada ao cumprir missões de instrução fora de sede;

- Apoio aos diversos estágios de área e cursos, dentre eles o estágio de operação aeromóveis e o curso de especialistas SAR;

- Suporte a atividades de EvAem, quando das diversas operações de campanha realizadas pelo EE;

- Facilidade logística e suporte à manutenção, quando em missões fora de sede, como por exemplo: Estágio de Pilotagem Tática (EPT), Curso de Piloto de Combate (CPC) e Campanhas de Tiro;

- Atividade complementar aos cursos desenvolvidos no CIAvEx, como por exemplo: Habilitação na Aeronave Pantera (HAP) e Teoria da Aeronave Pantera (THM- Pantera);

- Manutenção de instrutores da aeronave Pantera em dia com a prática, a fim de proporcionar um ensino mais próximo da realidade;

 

- Padronização de procedimentos a serem adotados por toda a Aviação do Exército, como por exemplo, os voos de combate e as atividades de voo por instrumento.

 

Maj Luiz Claudio de Souza Franklin

Ex - Cmt CHI

 
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