O Curso de Piloto de Aeronaves do CIAvEx teve início no dia 2 de fevereiro deste ano com o efetivo de 10 oficiais matriculados. A estes oficiais são ministradas instruções teóricas e práticas num total de 1482 horas de carga horária, com o objetivo de habilitar os oficiais à pilotagem de aeronave de asa rotativa. As disciplinas tratadas na formação do piloto estão divididas na sua formação básica, onde o aluno adquire os conhecimentos teóricos e práticos para pilotagem, e na formação complementar, voltada para o aperfeiçoamento do oficial do Exército Brasileiro.
Nos meses de fevereiro, março e abril, os alunos receberam conhecimentos teóricos em várias disciplinas visando a preparação para o vôo. As disciplinas tratadas e suas respectivas finalidades foram: Segurança de Vôo para conhecer e executar procedimentos, normas e preceitos de segurança de vôo, visando a prevenção de acidentes aeronáuticos; Teoria de Vôo de Helicóptero para conhecer, interpretar e ser capaz de explicar os princípios de aerodinâmica, comunicações e eletrônica, instrumentos de bordo e motores a reação; Fundamentos para o Deslocamento Aéreo para identificar, interpretar, utilizar e analisar informações a respeito de meteorologia, tráfego aéreo, navegação aérea, documentos relativos a Aviação do Exército, teoria do vôo IFR e do vôo VFR; Teoria da Aeronave de Treinamento com a finalidade de conhecer, identificar e analisar procedimentos, componentes e sistemas da aeronave HA-1 (HB 350 L1 - Esquilo). Além dessas disciplinas os alunos do curso realizaram atividades voltadas a formação complementar, tais como as atividades de treinamento físico e palestras visando o aprimoramento, desenvolvimento, atualização pessoal e profissional.
A disciplina Prática de Pilotagem I, a prática do vôo, começou no dia 24 de maio. Essa disciplina é dividida em 4 módulos, com uma carga horária total de 600 horas. Cada módulo é abordado em missões com duração de 3,5 horas envolvendo “briefing”, o vôo propriamente dito e “debriefing”. A avaliação do aluno é efetuada em fichas que abrangem os campos cognitivos, psicomotor e afetivo.
O módulo 1 envolve a prática das manobras básicas do vôo e as manobras de emergência, sendo concluído pelo último aluno no dia 10 de agosto. Este módulo possui um total de 36 missões. O módulo 2 compreende as manobras de emprego geral que envolve manobras como pouso em heliponto elevado, rapel, vôo noturno, operação com guincho e gancho, entre outras. No momento os alunos do curso executam as missões desse módulo envolvendo manobras de pouso em heliponto elevado e em área restrita.
Encerrando as manobras de emprego geral, serão executadas manobras do módulo 3, fundamentos do vôo IFR, como padrão de curvas, padrão “M”, “N”, “P” e “Q”, subidas e curvas em vôo IFR, entre outras.
Por fim, os alunos realizarão a navegação visual no módulo 4. Inicialmente, realizarão missões de navegação curta, onde o aluno será familiarizado com o planejamento e execução de procedimentos da navegação visual. As missões seguintes serão executadas na viagem de instrução de longa duração, projeto interdisciplinar e coroamento do curso, que tem pernoites previstos nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espirito Santo. Durante a viagem os alunos empregarão na prática as habilidades desenvolvidas durante o curso e os conhecimentos adquiridos para realizar navegação por contato, navegação estimada e radionavegação,
Após esta viagem o aluno cumprirá as suas últimas missões de vôo do curso: duas missões de treinamento, o vôo “check” e por fim o vôo solo. Estará, então, o oficial do Exército Brasileiro, capacitado a compor uma tripulação nas missões da Aviação do Exército r ecebendo o tão almejado brevê que se traduz pelo lema do CIAvEx.
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