Por Cap QCO Marízia Guedes Rodrigues, da DEN
O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), criado por meio da Portaria Ministerial no 22, de 26 de setembro de 1991, é um estabelecimento de ensino militar subordinado ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx) e vinculado à Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) do Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro (DECEx) e faz parte de seu Sistema de Ensino Superior Militar. Oferece inúmeros cursos e estágios nas áreas de Pilotagem, Apoio ao Voo e Logística de Aviação e forma e especializa oficiais e praças para comporem o corpo permanente das unidades subordinadas ao CAvEx.
Os preceitos educacionais do CIAvEx foram estabelecidos a partir de sua concepção pedagógica que embasa um projeto de ensino que está em consonância com os imperativos da Força Terrestre e com as necessidades da Nação Brasileira. Ela é inspirada nas diversas diretrizes do DECEx, nos projetos da Aviação do Exército e são estabelecidos nos tópicos a seguir.
A proposta de currículo do CIAvEx é direcionada não somente pelo perfil desejado do seu aluno egresso, mas também pelas orientações de seu escalão superior que analisa as imposições de “um cenário contemporâneo marcado pelo advento do capitalismo informacional, restrições orçamentárias e pela difusão de novas hipóteses de emprego” das Forças Armadas (Projeto Institucional Pedagógico da DETMil 2011/14). Portanto, como a missão primordial do CIAvEx é fornecer recursos humanos para a Aviação do Exército e como a atividade aérea é ampla e abrange uma série de especialidades, seu currículo é essencialmente técnico e pode ser dividido em três áreas distintas de conhecimento: Pilotagem, Logística de Aviação e Apoio ao Voo.
A pilotagem é a ação de conduzir ou dirigir embarcações, carros de corridas e aeronaves. É realizada por um indivíduo altamente capacitado e que possui compromisso com a segurança. No Exército, a pilotagem empregada é realizada com aeronaves de asa rotativa (helicópteros), com o objetivo de aumentar a sua capacidade operacional, proporcionando-lhe aeromobilidade orgânica nos níveis tático e estratégico. Nesse caso, permitindo-lhe atuar no combate aéreo propriamente dito, bem como em missões áreas de apoio e logística de combate e no adestramento de tropas.
Para tais fins, a Instituição conta hoje com o S70A – Black Hawk (HM-2) da linha americana e os modelos HB 350 L1 – Esquilo(HA-1), AS 550 – Fennec (HA-1), AS 365 K/K2 – Pantera (HM-1), AS 532 UE – Cougar (HM-3) e o EC 725 – Caracal, de origem francesa.
As missões aéreas de combate empregam a pilotagem tática, que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas de voo, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica. Com o voo tático, evita-se a detecção visual ou por radar, conseguindo a ocultação frente às aeronaves e às tropas de solo inimigas, tardando o engajamento pelos sistemas de armas do inimigo e minimizando-se os riscos de colisão com obstáculos, particularmente, com fios, executando, dessa forma, o voo em trajetória de segurança.
Em outras missões, como as administrativas para o apoio às diversas unidades do Exército, os deslocamentos são realizados utilizando as regras vigentes para todo o tráfego aéreo.
De acordo com o manual IP-1-29 – Logística de Aviação do Exército, o apoio logístico não específico de aviação será prestado, por área, pelas unidades logísticas que fazem o apoio às forças de superfície em proveito das quais os elementos da Aviação do Exército operam. No entanto, há a necessidade de uma logística especializada para apoiar as atividades específicas de aviação no tocante à manutenção, suprimento e transporte.
A função logística manutenção corresponde à combinação de ações técnicas, administrativas e de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento em condições de desempenhar eficazmente as funções para as quais foi projetado. Engloba também a modificação das condições originais dos equipamentos, por meio da introdução de melhorias para evitar a ocorrência ou reincidência das falhas, reduzir os custos e aumentar a operacionalidade. Alguns exemplos de operações de manutenção: inspeções programadas, manutenções corretivas conhecidas como retrofit, pesquisas de pane, troca de componentes, etc.
A função logística suprimento engloba o conjunto de atividades que trata da previsão e provisão do material, de todas as classes, necessários às organizações e forças apoiadas. Dentre os suprimentos específicos de aviação, pode-se verificar um grande volume nas classes III e V, em que a Aviação do Exército desdobra um Posto de Ressuprimento Avançado (PRA) em campanha para apoiar as necessidades logísticas de combustível (QAv) e munição. Outra classe bastante exigida em operações é a classe IX (peças de reposição), englobando atividades de planejamento das necessidades logísticas, obtenção, armazenamento e distribuição do suprimento.
A função logística transporte engloba o conjunto de atividades que são executadas, visando ao deslocamento de recursos humanos e materiais por diversos meios, em tempo e para os locais predeterminados, a fim de atender às necessidades da Av Ex. Tal função está estritamente ligada ao suprimento e conta com uma estrutura de Logística Internacional bastante complexa envolvendo ações de importação e de desembaraço aduaneiro. Dentre os tipos de transporte mais utilizados estão o terrestre, o aquaviário e o aéreo, havendo ainda o tipo intermodal, que combina dois ou mais tipos de transporte.
Em conformidade com as IP 90-1 – Operações Aeromóveis, toda a operação realizada por força de helicópteros ou forças aeromóveis, de valor unidade ou subunidade, visando o cumprimento de apoio ao combate e de apoio logístico, em benefício de determinado escalão da Força Terrestre é denominada Operação Aeromóvel. Como esse tipo de operação tem como características a surpresa, a flexibilidade, a velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e a ultrapassagem de obstáculos vultosos, a disponibilidade de meios aéreos torna-se imprescindível e dependente do êxito das missões de apoio logístico. Em consequência, o conhecimento técnico e específico das missões de suprimento aeromóvel, transporte aeromóvel, busca e salvamento e evacuação aeromédica são ações fundamentais para garantir a continuidade e o sucesso da campanha terrestre.
A missão de suprimento aeromóvel é realizada num quadro de operações aeromóveis, onde os meios aéreos são empregados, preponderantemente, para o apoio logístico da própria Av Ex ou para apoio das tropas de superfície. Essa missão visa manter a regularidade do fluxo de suprimento, em que, praticamente, todas as classes de suprimento podem ser helitransportadas.
O transporte aeromóvel é a missão de apoio logístico na qual os meios aéreos são empregados no transporte de tropa e de seu material orgânico em proveito da força de superfície, observando que os meios transportados não têm previsão de emprego imediato, este tipo de transporte minimiza os desgastes tanto de pessoal quanto do seu material.
Nas missões de busca e salvamento, os meios aéreos são empregados para localizar, socorrer e recolher tripulações e passageiros de aeronaves abatidas ou acidentadas, bem como, quaisquer outros elementos desaparecidos, seja em terra ou no mar. Essas missões são, geralmente, executadas em território hostil e seu sucesso depende de uma eficiente rede de informações sobre a atividade aérea e sobre o inimigo, além, claro, de um afinado adestramento da equipe responsável pela missão.
A missão de evacuação aeromédica consiste no emprego dos meios aéreos em proveito do transporte de doentes e feridos, para ou entre instalações de saúde que propiciem melhor recuperação e tratamento adequado. Esse tipo de missão tem caráter essencialmente médico, na qual são empregadas aeronaves de emprego geral, previamente configuradas para esse tipo de missão.
O CIAvEx baseia sua proposta de metodologia nas orientações do Processo de Modernização do Ensino do Exército Brasileiro, nos fundamentos de sua Política Educacional e nos princípios pedagógicos da DETMil. Considerando esses alicerces e visando a formação adequada de seus alunos, o Centro de Instrução preconiza os seguintes preceitos:
Estabelecer o aluno como centro do processo de ensino significa criar condições para que ele possa construir seu próprio conhecimento. Nessa concepção, o instrutor apresenta-se como facilitador da aprendizagem desse aluno, estimulando a sua curiosidade intelectual e seu senso crítico, o que lhe permitirá compreender a realidade à medida que aumenta a sua autonomia na capacidade de discernir. Dessa forma, o instrutor garante ao aluno a oportunidade de “aprender a aprender”, o que constitui o passaporte para a sua educação permanente, na medida em que lhe fornece o suporte para continuar aprendendo ao longo, não somente da carreira militar, mas de toda a sua vida.
Para proporcionar ao aluno o desenvolvimento dessa autonomia é necessário apresentar-lhe os conteúdos de forma contextualizada. Todo conhecimento está inserido em um cenário específico e compreender esse quadro é fundamental para sua apropriação efetiva. A contextualização dos conteúdos amplia as bases cognitivas em que o saber se assenta e favorece a sua análise crítica e aprofundada. Por conseguinte, uma abordagem apropriada das áreas do conhecimento relacionadas à Aviação deve considerar fatores operacionais, logísticos, humanos, políticos e estratégicos a fim de que o instruendo possa situar-se no contexto profissional em que está inserido e reconhecer-se membro da “força da nossa força”.
Outra necessidade que surge dessa proposta de metodologia é a ênfase nas práticas interdisciplinares de instrução, pois a compartimentação dos conteúdos dificulta os processos cognitivos e, no que diz respeito à Aviação, ela se torna uma prática incoerente, uma vez que em qualquer operação com helicópteros as três áreas do conhecimento – Pilotagem, Logística de Aviação e Apoio ao Voo – são indissociáveis. No entanto, a aplicação de técnicas interdisciplinares de ensino requer a compreensão de seu conceito e da distinção entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.
A aplicação de “métodos de resolução de problemas objetiva a utilização adequada de diversos procedimentos didáticos que favoreçam a aprendizagem significativa de fatos, conceitos, atitudes” necessários para solução de questões “complexas e imprevisíveis das diversas áreas que integram o campo de atuação profissional do militar atualmente” (Projeto Institucional Pedagógico da DETMil 2011/14), em especial do aeronavegante, que, por sua essência envolve risco constante e exige-lhe habilidades técnicas altamente desenvolvidas para que até os imprevistos possam ser calculados.
O preceito do “desenvolvimento dos valores e virtudes militares busca a formação de um tipo de sensibilidade e de visão de mundo próprias do soldado, visando à constituição de uma identidade militar. Para tal, funciona por intermédio de um aparato de símbolos, práticas pedagógicas e ritos de passagem de cunho consuetudinário que distinguem os estabelecimentos de ensinos das instituições educativas civis” (Projeto Institucional Pedagógico da DETMil 2011/14). Nesse contexto, o CIAvEx destaca os valores específicos do militar aeronavegante, cujo trabalho o expõe permanentemente ao perigo real, exigindo-lhe, mais que em outras formações, a coragem, a perícia e a decisão.
A avaliação no CIAvEx é contínua, pois está presente em todo o processo ensino-aprendizagem, e integral, uma vez que contempla a instituição, os docentes e os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor do desenvolvimento humano – no caso da avaliação do discente. Também transcende a simples atribuição de graus em uma tentativa ineficiente de mensuração de conhecimento, em que o único resultado é um irrelevante escalonamento de alunos, e é efetivamente um instrumento de que o docente dispõe para acompanhar a aprendizagem do discente, bem como fornecer informação para reflexão sobre sua prática.
O CIAvEx é um estabelecimento de ensino militar que recebe determinações, via canal de comando, de vários órgãos gestores de diferentes áreas. Como é subordinado administrativamente e operacionalmente ao Comando de Aviação de Exército, segue regularmente as mesmas normas e diretrizes que são determinadas a esse Comando. Portanto, no âmbito administrativo é supervisionado – avaliado – pela 2a Região Militar, e no âmbito operacional, pelo Comando Militar do Sudeste. No que diz respeito à área educacional, as ingerências são realizadas diretamente pela Diretoria de Educação Técnica Militar do Departamento de Educação e Cultura do Exército, a qual orienta e repassa diretrizes e normas do Departamento, bem como realiza inspeções regulares para acompanhamento do processo educativo. Para tanto, dispõe de uma legislação extensa que direciona o ensino na Força Terrestre e, em particular, no CIAvEx:
Além dessa legislação que baseia os trabalhos educacionais do estabelecimento de ensino e permite que ele seja avaliado pelo escalão superior, o CIAvEx dispõe também de uma ferramenta que possibilita a sua autoavaliação: o seu Plano de Gestão, que, atualizado anualmente, estabelece objetivos, metas e estratégias educacionais e administrativas e que, por conseguinte, fornece diagnósticos da instituição que podem inspirar novas direções e orientar novos procedimentos. Assim, a avaliação institucional no CIAvEx, tanto a realizada pelos escalões superiores ou a realizada internamente, nos seus diversos aspectos – administrativo, operacional e educacional –, tem como premissas básicas a fiel observância da legislação vigente, em especial a de ensino, e a permanente busca do progresso das atividades educacionais e daquelas, direta ou indiretamente, a elas relacionadas.
A Aviação é uma especialidade no Exército que requer de seus militares um conhecimento técnico muito aprofundado, logo, as exigências para seleção dos docentes do CIAvEx não poderiam ser pequenas. Além de um perfil profissional exemplar e bagagem técnica inquestionável, o instrutor ou monitor do CIAvEx deve apresentar atributos compatíveis com a docência militar, que envolvem, obviamente, a postura firme e disciplinada do profissional da caserna, mas também a objetividade e meticulosidade do técnico e a flexibilidade e percepção do professor.
Embora as indicações anuais para a composição do corpo docente do CIAvEx sejam realizadas somente após um longo estudo do perfil do militar, a avaliação da sua prática é essencial para a continuidade do processo educativo, não somente para detectar falhas, mas principalmente para evidenciar êxitos, que, devidamente elogiados e valorizados, servem de estímulo aos docentes.
Diferentemente da avaliação do discente, a avaliação da prática docente não envolve escala numérica, tampouco menções ou conceitos, pois além de ser desnecessária, gera uma classificação dos instrutores que não produz efeitos relevantes para processo de ensino e ainda pode causar mal-estar entre eles. A observação em sala de aula, as diversas pesquisas que os alunos respondem e as reuniões pedagógicas são formas de que o CIAvEx dispõe para realizar o acompanhamento do trabalho de seus discentes e assim identificar procedimentos bem sucedidos ou pontos a serem aprimorados e orientar o direcionamento das atividades.
Como uma das bases da avaliação educacional do CIAvEx é a avaliação integral e processual do discente, o aluno do CIAvEx é avaliado em seus domínios afetivo, psicomotor e cognitivo. Essas avaliações podem ter caráter formativo – quando o grau não é computado no cálculo da nota do aluno – ou somativo – quando o grau é computado.
Avaliação do Domínio Afetivo
A avaliação do domínio afetivo do discente do CIAvEx é orientada pelas Normas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais e as Normas Internas a elas referentes e pela Portaria no 12 – DEP, de 12 de maio de 1998, que conceitua os atributos da área afetiva, avaliados no âmbito do Exército Brasileiro.
Os alunos são avaliados em seus domínios afetivos de maneira formativa em todos os cursos ministrados pelo CIAvEx, com exceção dos alunos do Curso de Formação de Sargentos de Aviação, que são avaliados de forma somativa.
São muitos os atributos da área afetiva trabalhados no âmbito do Exército, mas em cada curso apenas alguns são desenvolvidos e, portanto, avaliados. Dessa forma, o objetivo da avaliação dos conteúdos atitudinais no CIAvEx é acompanhar o progresso do aluno em relação a esses atributos e corrigir possíveis desvios de postura, não somente do discente, como também do docente, pois muitas vezes a conduta do aluno é simplesmente o reflexo das atitudes do instrutor. Nesse contexto, o trabalho da equipe da Seção Psicopedagógica evidencia-se essencial para um bom desenvolvimento desse tipo de avaliação, pois os instrutores são os avaliadores, mas a análise dessas avaliações é feita por essa equipe, que processa os dados e constata tendências ou erros de avaliação. Nesses casos, sempre orienta os instrutores quanto aos procedimentos para uma observação mais eficiente do comportamento do aluno ou mesmo quanto às suas posturas nas instruções.
Avaliação do Domínio Psicomotor
A avaliação do domínio psicomotor no CIAvEx tem por objetivo acompanhar a evolução do desempenho físico do aluno e de suas habilidades: em tiro, em situações de transporte, manutenção e abastecimento de aeronaves, em prática de pilotagem, em operações aeromóveis e em operações de busca, salvamento e resgate de pessoal e de material. É evidente que cada curso ou estágio avalia os atributos psicomotores que sejam relacionados ao desempenho das funções e cargos para os quais habilita, por conseguinte, a avaliação psicomotora no CIAvEx é única e diferenciada para cada curso e cada estágio.
Como o Exército Brasileiro submete todo o seu efetivo permanente (militares que passaram pela etapa de formação) ao Teste de Aptidão Física (TAF) e ao Teste de Aptidão em Tiro (TAT) durante toda a sua carreira, as habilidades relacionadas a esses testes são avaliadas à parte do processo de ensino ao qual os alunos deste Centro estão inseridos, com exceção do Curso de Formação de Sargentos de Aviação (CFS Av). Os discentes desse curso são submetidos a TAF e TAT específicos dos cursos de formação e por isso essas avaliações estão incluídas do processo de ensino do CFS Av. Portanto, as regras para procedimentos e cálculos das notas nessas avaliações desse curso são reguladas pelas NIAA.
Avaliação do Domínio Cognitivo
Assim como ocorre com o psicomotor, a avaliação do domínio cognitivo no CIAvEx é única para cada curso ou estágio, no entanto as regras para elaboração, bem como para os procedimentos e cálculos das notas são as mesmas e são reguladas pelas NIAA.
Como o seu objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem do aluno em relação aos conteúdos abordados em cada curso ou estágio, ela está presente durante todo o processo, tanto em seu aspecto formativo quanto no somativo. No entanto, seja qual for o seu aspecto, ela prioriza elementos contextualizados que se aproximam da prática interdisciplinar do cotidiano profissional, abstendo-se, com isso, da fragmentação de conteúdos, tão danosa para o processo cognitivo.
Uma forma de alcançar esse objetivo de maneira mais eficiente é a variação dos instrumentos de avaliação. Por isso, no CIAvEx, as provas práticas são muito utilizadas, uma vez que, por permitirem a associação dos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo, possibilitam uma infinidade de formas de abordagem e aplicação, fugindo do nefasto “tédio avaliativo”, tão comum em cursos predominantemente teóricos. Além disso, o Centro estimula seus instrutores a promoverem os mais variados tipos produções científicas, incluindo-se nesse grupo os projetos interdisciplinares, obrigatórios para todos os cursos.
Os aspectos apresentados sobre a Concepção Pedagógica do CIAvEx evidenciam uma orientação pautada numa concepção ideal de estabelecimento de ensino e num perfil específico de aluno egresso.
Concepção Ideal de Estabelecimento de Ensino
A história do Centro de Instrução mostra uma evolução considerável na qualidade do ensino ministrado e também na estrutura das suas instalações. No entanto, o crescimento nos padrões de qualidade deve ser contínuo, principalmente se se considerar que a velocidade do desenvolvimento tecnológico torna obsoletos, por um lado, muitos conhecimentos, máquinas e equipamentos e esquecidos, por outro, alguns valores e tradições essenciais à vida militar. Portanto, é primordial definir a concepção ideal de estabelecimento de ensino que se deseja para o CIAvEx, a fim de que sejam norteadas todas as decisões do comando, bem como as atividades desenvolvidas na unidade e a conduta de trabalho de seus componentes.
Dessa forma, o CIAvEx almejado é uma escola que, em primeiro lugar, enfatiza os valores institucionais em todos os eventos e oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento da disciplina consciente, do espírito militar, da dedicação integral ao serviço e do respeito à hierarquia. Como prioriza o trabalho em equipe, cria oportunidade para que seus militares cultivem boas relações interpessoais, favorecendo a manutenção de um agradável ambiente de trabalho. Também valoriza os recursos humanos existentes com ações de contínua motivação profissional. Incentiva a busca pelo autoaperfeiçoamento por meio de cursos dentro e fora da Força e dedica especial atenção à aquisição de um segundo ou terceiro idioma. Em resumo, reconhece os esforços individuais e coletivos que contribuam direta ou indiretamente para a excelência do ensino.
Esse estabelecimento ideal conscientiza seus integrantes do relevante papel social que desempenham como modelo de comportamento para todos os discentes e da necessidade de se portarem como exemplos nos aspectos profissional, físico, moral e social.
Com relação à segurança, tanto a orgânica, quanto a da instrução e a de voo, considera o investimento em educação a melhor forma de se prevenir acidentes ou incidentes desagradáveis. Com isso, promove constantemente reuniões, palestras, minicursos ou reciclagens para os vários segmentos, em que são discutidos ou debatidos assuntos referentes à segurança em todos os seus aspectos, com o intuito de levantar pontos sensíveis e alternativas para saná-los, padronizar alguns procedimentos e evitar a rotina de outros.
Por fim, está sempre em busca do aprimoramento da gestão dos recursos financeiros por meio de ações planejadas com critério e oportunidade e em estrita observância aos preceitos da legislação vigente.
Perfil Desejável do Aluno Egresso do CIAvEx
O CIAvEx é um estabelecimento de ensino que forma e especializa oficiais e sargentos por meio de diversos cursos e estágios, o que resulta em inúmeros perfis profissiográficos, diferentes entre si. No entanto, alguns fatores são comuns a todos. Além de apontarem um profissional dotado de habilidades que o capacitem a desempenhar funções e cumprir missões diversas, em seu âmbito de atuação, nas atividades que envolvam operações com helicópteros, os perfis indicam as qualidades do militar. Eles transcendem o meramente profissional e exigem um aluno egresso:
Por Cel QMB Geraldo
Por Cap QCO Berredo
Por Maj QEM Alexandre Lopes