Por Cap QCO Marcello Fernandes de Berredo Guimarães, da DEN
A atuação das Forças Armadas nos dias atuais tem ocorrido em um contexto cada vez mais complexo, decorrente da globalização e evolução tecnológica, marcado pela rápida circulação de informações, transformações constantes e desafios que precisam ser enfrentados através de enfoques múltiplos e inter-relacionados. Estes fenômenos determinam novas demandas educacionais, que venham a dar conta destas realidades.
O Exército Brasileiro, já em 1995, vislumbrando esta situação, propôs um novo perfil para os seus militares, ratificado, anos depois, pela Estratégia Nacional de Defesa (END). Esta percepção desencadeou o Processo de Modernização de Ensino (PME), iniciado a partir de 1996, que sinalizou a necessidade de uma mudança no foco do ensino, dos conteúdos para as competências, do trabalho disciplinar para a interdisciplinaridade.
Nesta perspectiva, as diretrizes atuais do Comandante da Força e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) representam uma retomada das concepções supracitadas, na medida em que determinam a implantação do ensino por competências em todo o Sistema de Ensino do Exército, que longe de representar uma ruptura e abandono das práticas escolares consagradas da Força, constitui um avanço e aprimoramento do seu PME.
Ao DECEx coube a missão de implantar o ensino por competências nas Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar, além do ensino preparatório e assistencial. Esta significativa tarefa implica em grandes desafios relacionados à sensibilização, infra-estrutura escolar, legislação de ensino e sistema de capacitação de instrutores e docentes.
A partir do V Encontro de Itaipava, realizado em março de 2012, foi criado um Comitê Técnico, que ficou responsável pela operacionalização das ações necessárias para esta grande transformação no ensino. Este comitê, composto por representantes do Departamento, Diretorias subordinadas, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), dentre outros, tem também a missão de acompanhar e orientar a implantação do ensino por competências em todos os Estabelecimentos de Ensino (Estb Ens), em conformidade com um cronograma pré-estabelecido.
Em virtude dos trabalhos supracitados, o DECEx tem produzido a normatização básica para ensino por competências, englobando as áreas atitudinal, de currículo, avaliação e didática (esta, em caráter experimental). A partir do final do ano de 2013, o DECEx transferiu a tarefa de implantação do ensino por competências para a Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) e para o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no âmbito dos seus respectivos Estabelecimentos de Ensino. O DECEx estima finalizar os trabalhos de implantação do ensino por competências no ano de 2018.
Diante do exposto, talvez paire a dúvida: afinal de contas, o que muda?
O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), Organização Militar (OM) vinculada técnico-pedagogicamente à DETMil, iniciou seus trabalhos de elaboração curricular por competências, com o Curso de Formação de Sargentos de Aviação Manutenção (CFS Av Mnt) no ano de 2014. Ao longo de 2015, o referido estabelecimento de ensino estará concluindo a elaboração da documentação curricular dos seus cursos de especialização, extensão e dos seus estágios gerais, bem como a elaboração das suas normas internas, relacionadas com o ensino por competências.
No mês de novembro de 2015, o CIAvEx realizará uma capacitação em Didática e Avaliação da Aprendizagem com todo o seu corpo docente e seus especialistas de ensino. Em 2016, alguns cursos do Centro passarão a funcionar de acordo com a abordagem de ensino por competências, dentre os quais pode-se destacar o CFS Av Mnt, o Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) e os Cursos de Busca e Salvamento da Aviação do Exército (SAR) para oficiais e sargentos.
Desde seu início, a implantação do ensino por competências no CIAvEx tem fomentado a otimização, reorganização e o aprimoramentos dos cursos e estágios do Centro. O Mapeamento das competências dos seus diversos cursos e estágios, além de atender às demandas de ensino, servirá para facilitar a gestão de recursos humanos no âmbito da Aviação do Exército (AvEx), por intermédio da clareza que fornece sobre a esfera de atuação dos concluintes de cada um dos seus cursos e estágios gerais. ♣
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