Retorne à página principal!
Editorial do Comandante do CIAvEx!
Divisão de Cursos e Estágios!
Divisão de Ensino!
Esquadrilha de Alunos!
Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos!
Seção de Relações Públicas!
1º Seção do CIAvEx!
Base de Aviação de Taubaté!
 
 
Desenvolvida pela Seção de Ensino Assistido por Computador!
CERTIFICAÇÃO PROVISÓRIA DO SISTEMA DE IMAGEAMENTO DE VISÃO NOTURNA - (NVIS) INSTALADO NA AERONAVE FENNEC EB 1036

     

     No período de 27 de novembro a primeiro de dezembro de 2006, foi realizada por especialistas do Comando de Aviação do Exército uma campanha de ensaios, com o objetivo de orientar a Diretoria de Material de Aviação do Exército - DMAvEx, quanto a viabilidade ou não da emissão de uma certificação aeronáutica provisória para a aeronave AS 550 A2 “FENNEC”, matrícula EB 1036, protótipo do projeto - Sistema de Imageamento de Visão Noturna (SIVN) para as aeronaves “FENNEC” da Aviação do Exército.
     Para este fim, o Diretor de Material de Aviação do Exército solicitou ao Comandante de Aviação do Exército a designação de uma equipe composta por um piloto de provas de helicópteros, um piloto com experiência em vôo com óculos de visão noturna, um engenheiro de provas de helicópteros do B Mnt Sup Av Ex, um engenheiro eletrônico do B Mnt Sup Av Ex, um oficial especialista em segurança de vôo e dois mecânicos de vôo experientes, para conduzir a referida campanha de ensaios e ao término dos trabalhos emitir parecer abordando os seguintes aspectos:
     1. adequação do SIVN às normas especificadas no Contrato nº 148/2004-DLog/DMAvEx;
Painel Iluminado para Vôo com OVN

     2. atendimento aos requisitos de segurança de vôo (citar aspectos que possam impedir ou limitar o uso do SIVN, mesmo que em caráter provisório); e
    3. definição do envelope de vôo para emprego do SIVN, considerando os aspectos de segurança e desempenho do sistema, nas atuais condições do projeto.
     
     Para participar dos trabalhos, assessorando a equipe designada e realizando a atividade de acompanhamento contratual, a DMAvEx designou o Maj QEM SÉRGIO SERVILHA DE OLIVEIRA, engenheiro de provas de helicópteros, que esteve presente em Taubaté-SP, durante todo o período da campanha.

     Com a emissão da certificação aeronáutica provisória, será permitido o desencadeamento da segunda fase do contrato firmado entre o Exército Brasileiro e o Consórcio Aeroeletrônica/SirioPanel, qual seja, o início da instalação do SIVN nas demais aeronaves FENNEC, havendo, portanto, uma desvinculação do início da segunda fase com o processo de certificação ora em andamento, conduzido pelo Consórcio junto ao órgão certificador (IFI / CTA). A emissão da certificação aeronáutica provisória, contudo, não substituirá a certificação aeronáutica definitiva, que deverá ocorrer até o final de 2007.

     Nas páginas seguintes será apresentado um extrato do documento intitulado “Campanha de Certificação provisória – NVIS FENNEC”, elaborado pela Subseção de Vôo Técnico do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército por solicitação da Diretoria de Material de Aviação do Exército.

     Cabe ressaltar que o referido documento não representa, necessariamente, a visão daquela Diretoria a respeito das conclusões apresentadas pela equipe encarregada de sua elaboração.

 
(Maj Cav LUIZ HENRIQUE GARCEZ LOTUFO - Chefe da Seção de Emprego e Pilotagem)