Em dois de junho último, formou-se a Sexagésima Turma do Curso de Segurança de Vôo (CSV) no Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília-DF.
O Curso foi desenvolvido em 7 semanas, sendo as 3 primeiras do Módulo Prevenção e as outras 4 do Módulo Investigação, com a realização de diversas atividades onde se destacam uma Vistoria de Segurança de Vôo na Base Aérea de Salvador e duas investigações simuladas de acidentes reais com aeronaves brasileiras, cujos destroços encontram-se no CENIPA.
Houve a participação de um número considerável de palestrantes: oficiais do CENIPA, civis e militares de outras organizações.
Freqüentaram o Curso aproximadamente 70 alunos das mais diversas origens a saber: Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Federal, polícias militares e civis de vários estados, forças armadas de países amigos e empresas aéreas.
No universo de alunos, destacou-se o efetivo de oficiais do Exército com a presença de quatro majores e três capitães da AvEx.
A cada ano, aumenta o número de oficiais da AvEx que realizam o CSV. Isto é resultado da crescente preocupação com a formação de recursos humanos para a Segurança de Vôo como parte de um objetivo maior de aumentar o nível de segurança na atividade aérea.
A presença de quatro majores reflete a mudança de pensamento em relação a quem deve ocupar a chefia da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) da Unidade Aérea. Até pouco tempo atrás, o Oficial de Segurança de Vôo (OSV) da Unidade Aérea era, normalmente, um oficial subalterno ou intermediário e com pouca experiência de aviação. Hoje, busca-se colocar um oficial mais antigo e com boa experiência na atividade aérea. Por sua posição hierárquica, esse oficial possui fácil acesso ao Comando da Organização e ascensão sobre boa parte de seus integrantes. Disto resulta um trabalho mais produtivo, do OSV, do que era no passado.
O atual Chefe da SIPAA do CIAvEx é um dos majores que concluiu o Sexagésimo Curso de Segurança de Vôo, função esta assumida logo após seu retorno a Taubaté.
|