Retorne à página principal!
Palavras do Comandante do CIAvEx!
Entrevista com o Diretor de Material de Aviação!
Informações sobre os Cursos e Estágios no CIAvEx!
Curso de Formação de Sargentos!
Óculos de Visão Noturna!
Estágio de Habilitação ANV Pantera, para pilotos da Receita Federal!
Pós-Graduação nos Cursos de Gerentes de Aviação do Exército!
Olimpíadas do do CAvEx!
Aniversário do CIAvEx!
Segurança de Vôo!
Programa de Excelência Gerencial no CIAvEx!
Desenvolvido pela Seção de Ensino Assistido por Computador!
 
Formação de Recursos Humanos para a Segurança de Vôo na AvEx
     Em dois de junho último, formou-se a Sexagésima Turma do Curso de Segurança de Vôo (CSV) no Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília-DF.

     O Curso foi desenvolvido em 7 semanas, sendo as 3 primeiras do Módulo Prevenção e as outras 4 do Módulo Investigação, com a realização de diversas atividades onde se destacam uma Vistoria de Segurança de Vôo na Base Aérea de Salvador e duas investigações simuladas de acidentes reais com aeronaves brasileiras, cujos destroços encontram-se no CENIPA.

     Houve a participação de um número considerável de palestrantes: oficiais do CENIPA, civis e militares de outras organizações.

     Freqüentaram o Curso aproximadamente 70 alunos das mais diversas origens a saber: Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Federal, polícias militares e civis de vários estados, forças armadas de países amigos e empresas aéreas.

     No universo de alunos, destacou-se o efetivo de oficiais do Exército com a presença de quatro majores e três capitães da AvEx.

     A cada ano, aumenta o número de oficiais da AvEx que realizam o CSV. Isto é resultado da crescente preocupação com a formação de recursos humanos para a Segurança de Vôo como parte de um objetivo maior de aumentar o nível de segurança na atividade aérea.

     A presença de quatro majores reflete a mudança de pensamento em relação a quem deve ocupar a chefia da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) da Unidade Aérea. Até pouco tempo atrás, o Oficial de Segurança de Vôo (OSV) da Unidade Aérea era, normalmente, um oficial subalterno  ou intermediário e com pouca experiência de aviação. Hoje, busca-se colocar um oficial mais antigo e com boa experiência na atividade aérea. Por sua posição hierárquica, esse oficial possui fácil acesso ao Comando da Organização e ascensão sobre boa parte de seus integrantes. Disto resulta um trabalho mais produtivo, do OSV, do que era no passado.

     O atual Chefe da SIPAA do CIAvEx é um dos majores que concluiu o Sexagésimo  Curso de Segurança de Vôo, função esta assumida logo após seu retorno a Taubaté.


Galeria de Fotos
Turma do LX CSV Oficiais da AvExConcludentes
do LX CSV
Laboratório de Destroços do CENIPA Frase escrita na entrada do laboratório de destroços

Maj Com Saul Ribeiro Pinho - Chefe da SIPAA do CIAvEx
1º Sgt Ingo Miguel Frank - Auxiliar de Segurança de Vôo do CIAvEx


Pela Audácia!
Acesse a pág. do Exército Brasileiro! Acesse a pág. da Aviação do Exército! Acesse a pág. do Centro de Instrução de Aviação do Exército! Acesse a pág. da Seção Assistida por Computador! Amplie seu conhecimento nas edições anteriores da Revista Eletrônica Pegasus!