No dia 10 de abril do corrente ano, teve início no CIAvEx a fase teórica dos Estágios de Qualificação ao vôo com óculos de visão noturna - 1º nível, para pilotos e mecânicos de vôo da Aviação do Exército, respectivamente, OVN/1 e SVN/1.
Participaram, também, desta fase, como ouvintes, especialistas de aviação nas áreas de Psicologia, de Salvamento e Resgate e de Transporte, Abastecimento e Suprimento Aéreo.
Ao longo de duas semanas os pilotos e mecânicos de vôo receberam conhecimentos que lhes permitirão realizar vôos em ambiente de baixa luminosidade e em alturas que seriam proibitivas sem a utilização de aquipamentos optrônicos de intensificação de luz ou termais.
Para tanto, os referidos estágios possuem curriculum que aborda assuntos como: fisiologia do olho humano, utilização do óculos de visão noturna - (OVN), interpretação do terreno, técnica de pilotagem com OVN, planejamento de missão e segurança de vôo.
Tais assuntos têm por objetivo, capacitar os alunos a conhecer as possibilidades que o equipamento oferece e as limitações que tanto o organismo humano quanto o equipamento possuem, o que irá exigir de cada tripulante elevado grau de discplina, conhecimento, adestramento e respeito a estas limitações para que a atividade possa ser desenvolvida com a devida segurança.
Além dos assuntos curriculares foram também apresentadas nesta fase teórica, palestas que abordaram temas com o objetivo de ampliar os conhecimentos do público ouvinte em relação à atividade fim dos estágios, tais como:
· ”Tecnologias disponíveis no campo da visão notuna e perspectivas de desenvolvimento” proferida pelo Cap Eng Mil Angelo, do Centro Tecnológico do Exército.
“Experiências do 5º/8º GAV em operações aéreas com OVN” - proferida pelo Cap Av Brauner, do 5º/8º Grupo de Aviação.
|