VISITA AO DETACHEMENT ALAT d'OPERATIONS SPECIALES (DAOS)
E AO CENTRO DE TREIAMENTO DE TIRO Bda Op Esp DA FRANÇA
1. INTRODUÇÃO
a. No dia 7 de dezembro foi realizada uma visita ao DAOS (Destacamento de Operações Especiais da Aviação do Exército). O evento compreendeu uma apresentação sobre a Aviação do Exército Brasileiro – da parte brasileira -, e uma apresentação sobre o destacamento francês, onde foram explorados sua constituição, recrutamento e demais particularidades. Depois do almoço, houve uma visita ao centro de treinamento de tiro da Brigada de Operações Especiais, onde o DAOS é sediado.
b. DAOS
1) É um destacamento de aviação de exército que é subordinado à Bda Op Esp, com o objetivo de manter laços táticos permanentes entre frações de helicópteros e tropas de comandos e de forças especiais. Duas tropas de naturezas diferentes mas que, inequivocamente, estão destinadas a trabalharem juntas. O tamanho da frota da Aviação do Exército Francês (ALAT) e os recursos a ela destinados possibilitam que exista tal destacamento.
2) Pequeno histórico
a) Em 1992, foi criado o Grupo de Operações Especiais (GOS), que era uma pequena f'ração de helicópteros que operava com a recém criada Brigada de Forças Especiais.
b) Em 1993 o GOS aumentou seu efetivo, a quantidade de aeronaves e passou a se chamar Esquadrilha de Operações Especiais. Quando passou efetivamente ao comando da Brigada de Forças Especiais, recebeu o nome de Destacamento da ALAT de Operações Espaciais.
c) Quando todo o seu efetivo estiver completo e as novas aeronaves Tigre e Cougar EC 125 estiverem completamente integradas ao DAOS, ele passará a se chamar Batalhão ALAT de Operações Especiais.
c. Centro de treinamento de tiro em ações de comandos
Foi inaugurado em 2002 e ainda está em fase de implantação. Trata-se de um projeto que iniciou em 1996, quando as forças especiais e de ações de comandos da França sentiram necessidade de um local para terinamento adequado à realização de tiro real, e que se aproximasse ao máximo dos prováveis cenários de emprego de forças anti-terror.
Saiba Mais! |