PREZADOS LEITORES,
      Após um período de inatividade, o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) retoma a publicação eletrônica da Revista Pegasus. Sempre alinhada com os objetivos que, desde sua origem em 2003, orientam a composição desse periódico, a Revista Pegasus reafirma sua destinação como veículo de difusão de novas ideias relacionadas às técnicas, táticas e procedimentos aplicáveis às operações aéreas, baseadas nos ensinamentos colhidos em nossos exercícios escolares, nas experiências obtidas por especialistas de aviação em cursos diversos, no Brasil e no exterior, e na própria evolução da Doutrina Militar. Além disso, em consonância com a missão subsidiária do CIAvEx de ser o "braço padronizador" do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), a Revista Pegasus busca, com seus conteúdos, contribuir para a uniformização de procedimentos entre as Organizações Militares de Aviação do Exército (OM AvEx).
     Assim, reunimos na 22ª edição da Revista Pegasus uma série de artigos produzidos por especialistas da Aviação do Exército servindo em diferentes Organizações Militares, no Brasil e no exterior. Ao longo da leitura, teremos a oportunidade apreciar matérias tratando: da história da aviação de combate na I GM; da evolução do Curso de Piloto de Combate ao longo de seus 30 anos de existência; e da missão do Oficial de Ligação da AvEx junto à ALAT (Aviação do Exército Francês) e suas contribuições para a doutrina da Aviação do Exército. Abordaremos, ainda, o emprego do poder aéreo em proveito da Força Terrestre; e poderemos aprender um pouco mais sobre as tecnologias embarcadas em modernas aeronaves, com foco no aumento da segurança de voo. Ao final de nossa leitura, travaremos contato com quatro artigos, produzidos por oficiais oriundos do Curso de Gerentes de 2020, abordando temas ligados à: viabilidade logística no uso de aeronaves de asa fixa pela AvEx; contribuição da realidade virtual na capacitação dos talentos humanos da aviação; importância do Posto de Ressuprimento Avançado (PRA) nas operações aeromóveis; e reflexos da terceirização dos serviços de manutenção das aeronaves do EB.
     Mantivemos o mesmo layout moderno, já consagrado nas edições anteriores, e agregamos algumas funcionalidades para tornar sua experiência de leitura e compartilhamento de matérias ainda mais funcional e agradável. Esperamos que você aprecie os conteúdos e volte mais vezes a este espaço, ao mesmo tempo em que o convidamos a contribuir com nossa revista, enviando seus comentários e propondo temas e matérias por meio do email ddp.ch@ciavex.eb.mil.br. Boa leitura a todos!