Encerramento do Curso de Piloto de Aeronaves 2019
O Curso de Pilotos de Aeronaves transcorreu durante 63 semanas de intensas atividades teóricas e práticas, desde 25 de janeiro de 2019.
Na fase teórica, que durou 13 semanas, os alunos aprenderam sobre aerodinâmica, meteorologia, trafego aéreo, segurança de voo, teoria de voo do helicóptero, documentação técnica, entre outras matérias que fazem parte do cotidiano dos aeronavegantes.
Após o sucesso alcançado na fase teórica, iniciou-se a fase prática, a mais exigente do curso onde toda instrução passa a ser individual e todo voo uma prova.
O curso então se desenvolveu com os estágios práticos de pilotagem básica, inicialmente no simulador e posteriormente na aeronave, manobras em emergência, manobras de emprego geral, viagem de instrução, manobras de pilotagem tática em São Pedro D'Aldeia, voo solo, voo por instrumentos e voo com óculos de visão noturna (OVN).
Ao final de todo o processo de formação do piloto de aeronaves, cada aluno voou cerca de 140 horas de voo, entre voo real e simulado, sendo utilizadas um total de aproximadamente 690 horas de voo de simulador e aproximadamente 2060 horas de voo nas aeronaves Fennec AvEx.
Agora, com a missão cumprida, tudo se tornou realidade com o resultado destacado de cada aluno, alicerçado nos esforços de cada instrutor e monitor no objetivo maior de ensinar, amparados em toda uma estrutura de meios e profissionais que trabalharam diuturnamente de forma silente para que o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil pudessem receber a mais nova safra de pilotos de aeronaves militares. O mérito é de todos e a missão continua.
Parabéns novos pilotos, Aviação!
Maj Ricardo, relator do CPA 2019