Página Principal      -     Página Anterior
 

PERSPECTIVAS PARA 2013

Ao término do ano de 2012, nos cabe analisar o que foi feito no transcorrer do ano e, após corrigir os erros cometidos, visualizar o próximo ano de instrução.

O ano de 2012 foi repleto de desafios como já abordamos na última Revista Pégasus. A missão foi cumprida e muitos desafios ultrapassados. Chegamos ao fim do ano vitoriosos.

No entanto, o ano de 2013 vem marcado por boas perspectivas para o Centro de Instrução e para a própria Aviação do Exército (Av Ex).

Uma perspectiva, talvez a mais importante, e que se visualiza no horizonte próximo é, para o fim de 2013, a conclusão do hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Ele será a concretização de um sonho há muito acalentado. As novas gerações de pilotos, gerentes e mecânicos poderão usufruir de instalações modernas e planejadas. O recebimento do novo hangar é importante fator motivador para os talentos humanos do Centro.

De igual forma, o início da construção da Divisão de Simulação, previsto para a 1ª metade do ano vindouro, irá proporcionar uma avanço significativo na Simulação de Voo da Aviação. A incorporação do Simulador de Voo de Helicóptero Esquilo e Fennec (SHEFE) ao complexo de Taubaté, mais precisamente à Escola de Aviação Militar, possibilitará o aperfeiçoamento das técnicas de instrução de voo básicas para alunos do CPA. Essas técnicas forma usadas pioneiramente no ano de 2012. Um novo e amplo horizonte será aberto.

Abrem-se ainda perspectivas para o recebimento do Computer Based Training (CBT) e o Flight Training Device (FTD) do EC-725, ambos em fase final de produção.

A recriação do curso de Transporte Aéreo e Suprimento Especial de Aviação (TASA) possibilitará o resgate de conhecimentos que hoje estão nas mãos dos integrantes mais antigos da Av Ex. Certamente, a entrada de novos membros, com sua tradicional vibração será fator impulsionador para a atividade aérea.

O Curso Básico de Manutenção da Aviação do exército para sargentos oriundos das Qualificações Militares Singulares (QMS), também recém-criado para atender às demandas emergenciais de pessoal, trará para o nosso convívio novos militares vocacionados e com ímpeto para prosseguir no desenvolvimento de uma aviação de asas rotativas segura e competente.

A nova sistemática do concurso de admissão à Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) abre um novo campo de trabalho para o Centro. Com uma perspectiva de receber 50 novos alunos por ano a partir de 2014, o CFS deve, desde já, começar a preparação de suas instalações para que o sargento da QMS Aviação-Manutenção seja o mais bem formado possível.

Ainda na área de cursos, recentemente foram reativados os cursos na área da QMS Aviação Apoio. Os cursos de Meteorologista, de Operador de Estação Aeronáutica, de Controlador de Tráfego Aéreo e de Informações Aeronáuticas que serão realizados no transcorrer do próximo ano, são importantes vetores na modernização da Torre de Controle da Av Ex. Certamente esses cursos vão nos apresentar demandas inéditas que permitirão ao CIAvEx avançar no caminho da excelência.

Por fim, para que o CIAvEx possa atender a toda essa demanda, o Projeto de Modernização do Centro entra em sua reta final, com a previsão de assinatura de contrato e de Memorando de Entendimento com a Helibras no curto prazo. As obras de modernização do laboratório de aviônica e da sala de motores, bem como o aperfeiçoamento dos nossos treinadores sintéticos (colocação de half dome, utilização de projetores mais modernos, dentre outras coisas) são aspectos importantes que lançarão o Centro de Instrução no rumo da digitalização. Tais obras devem se iniciar no 1º semestre de 2013.

Muito difícil se faz falar das perspectivas sem falar dos obstáculos que deverão ser vencidos para que as primeiras se tornem realidade e sejam parte da história da Escola de Aviação Militar. No entanto, conhecendo o valor, a capacidade e a competência dos integrantes do Centro de Instrução, a certeza do sucesso e do êxito aparece de forma transparente.

No ainda distante mês de dezembro de 2013, tudo isso pode ficar esquecido e ser minorado, mas somente aqueles que persistirem na busca de um CIAvEx dinâmico e competente saberão das dificuldades vencidas.

Pela Audácia!
Aviação!
Brasil!

 
Página Principal      -     Página Anterior
 
Palavras do Cmt      |     Participação Especial      |    SMA      |     DINFOR      |     CFS