INFORMAÇÕES DOS CURSOS DE GERENTES DE AVIAÇÃO
(SEÇÃO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES)

     Em 05 de fevereiro de 2007 a Seção de Manutenção de Aeronaves (SMA) do CIAvEx iniciou suas atividades de especialização de oficiais e de formação, especialização e aperfeiçoamento de praças nos diferentes cursos e estágios sob sua responsabilidade.

     Os cursos de Gerência de Aviação, destinados à especialização de oficiais da Arma de Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, tiveram início em 02 de abril deste ano e  contam com a matrícula de 09 oficiais-alunos: 03 no Curso de Gerência de Manutenção de Aviônicos (GMA); 02 no Curso de Gerência Administrativa de Material de Aviação (GAM) e 04 no Curso de Gerência de Manutenção de Aeronaves (GMN).

     As primeiras instruções ministradas para os oficiais-alunos foram referentes à Teoria de Vôo do Helicóptero, que inclui conhecimentos de física aplicada ao vôo de asa rotativa. Em seguida, as instruções sobre Documentação Técnica, Inglês Técnico e Atividades Aéreas com Helicópteros, que exploram conteúdos de meteorologia, informações aeronaúticas, controle de tráfego aéreo, segurança de vôo, atividades de apoio de solo, sobrevivência e medicina de aviação, contribuiram para ampliação da cultura aeronaútica e melhor compreensão do desenvolvimento da atividade aérea por parte do oficial-aluno.
 
     Concomitantemente a essas instruções, ocorreram as primeiras atividades fora do CIAvEx, como as visitas à EMBRAER e ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos – SP, ao Museu Aeroespacial e ao 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da Força Aérea, ambos no Rio de Janeiro – RJ. Houve também a realização de alguns treinamentos, como o de utilização do HEED/LPU junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em Jacareí – SP e o de escape em aeronave submersa (UTEPAS), na Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia – RJ.

     O ponto alto dos cursos, deu-se no momento em que os oficiais-alunos estudaram por completo a célula das aeronaves HB 350 L1 (ESQUILO) e AS 365 K (PANTERA) aproveitando-se dos meios auxiliares de instrução, da sala de maquetes e dos laboratórios de informática, nos quais foram disponibilizados softwares sobre o funcionamento dos sistemas das aeronaves, facilitando assim a compreensão dos alunos.

     Na segunda metade dos cursos foi dado o enfoque ao planejamento, coordenação e controle dos trabalhos de manutenção e inspeção nas aeronaves cujos assuntos envolvem a compreenção da finalidade da diagonal de manutenção e do plano de reparáveis, dos tipos e métodos de manutenção e dos tipos de inspeções, da importância das técnicas correntes e da documentação técnica, da estrutura de suprimento de aviação e do funcionamento dos fluxos internos e externos de suprimento e da importância do conhecimento dos sistemas informatizados de controle da manuteção (SISMANUT) e do suprimento (SISSUPRI) no planejamento e gerenciamento da manutenção das aeronaves.

     Na segunda fase de visitas os oficiais-alunos puderam conhecer a HELIBRAS em Itajubá – MG, a ELEB em São José dos Campos – SP e a LÍDER AVIAÇÃO em Belo Horizonte – MG. Vale ressaltar que as visitas têm por objetivos consolidar os conhecimentos adquiridos sobre gerenciamento da manutenção de aeronaves e possibilitar ao oficial-aluno ampliar seus conhecimentos sobre as organizações e suas sistemáticas de trabalho.

     Nas últimas semanas, os Gerentes de Manutenção de Aeronaves estudaram o funcionamento dos sistemas da turbina Arriel 1D1 e 1M1; os Gerentes de Aviônica estudaram o funcionamento e a manutenção dos equipamentos de rádio-navegação, de rádio-comunicação, dos instrumentos anemobarométricos e indicadores do painel da aeronave; e os Gerentes Administrativos de Material realizaram visitas à VARIGLOG em São Paulo – SP e ao PAMA de Lagoa Santa – MG, participaram do Estágio de Transporte Aéreo (ETA) na Brigada de Infantaria Pára-quedista no Rio de Janeiro – RJ e assistiram instruções sobre abastecimento de aeronaves, carga interna e externa, e sobre combustíveis e lubrificantes na Seção de Emprego Combinado do CIAvEx.

     Dessa forma, o CIAvEx cumpriu seu papel em oferecer ao oficial-aluno uma especialização profissional, associada a um bom preparo cognitivo e psicológico, para o exercício das variadas funções de Gerente de Aviação junto às Organizações Militares de Aviação sediadas atualmente em Taubaté e Manaus.

     Cabe destacar ainda o empenho, a dedicação, o sentimento de dever cumprido, a motivação e a responsabilidade dos oficiais-alunos matriculados no corrente ano que souberam extrair o máximo de informações dos instrutores em todas as fases dos cursos, contribuindo decisivamente para o sucesso alcançado por todos.

     Parabéns aos novos Gerentes de Aviação e muito sucesso em suas carreiras profissionais como os mais novos aeronavegantes da Aviação do Exército.

Pela Audácia!

CURSO DE GERÊNCIA ADMINISTRATIVA DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

     O Centro de Instrução de Aviação do Exército recebeu, no dia 09 de abril de 2007, 09 alunos oficiais para cursarem os cursos de Gerente de Aviação, destes, 2 oficiais intendentes foram matriculados no Curso de Gerência Administrativa de Aviação (GAM).

Gerentes em visita à Empresa Líder Aviação S.A. (Belo Horizonte-MG)

     O curso tem a duração de 28 semanas, totalizando 1120 horas de instrução. Na  primeira fase, através de instruções com o apoio de CDs interativos, os alunos aprenderam a Teoria de Vôo e sobre os sistemas das aeronaves HA-1 Esquilo e HM-1 Pantera, além de conhecimentos sobre os equipamentos e materiais utilizados nessas aeronaves. Tiveram também instruções de gerência de manutenção, suprimento, controle de tráfego aéreo e meteorologia. Na segunda fase, os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre: gerência de suprimento, funcionamento de um almoxarifado de Aviação,  licitações e contratos de materiais de Aviação, o trabalho em um Depósito Alfandegado e transporte de cargas e abastecimento em aeronaves. Como atividades práticas, foram-lhes ministradas instruções de execução de cargas externas e de funcionamento de um posto de ressuprimento avançado. Como complementação do ensino, os alunos realizaram visitas de instrução ao Centro Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos-SP, à Helibrás em Itajubá-MG, à Líder Aviação em Belo Horizonte-MG, às Unidades Aéreas de Taubaté, à VARIGLOG em São Paulo-SP, à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia – RJ, ao Centro de Instrução Pára-quedista no Rio de Janeiro-RJ e no final do curso visitaram o Parque de Material da Aeronáutica - PAMA em Lagoa Santa-MG. Durante o curso realizaram os estágios de Transporte Aéreo, Cargas Perigosas e Manutenção de Suprimento de Apoio ao Solo.

     Os formandos receberam o brevê de especialistas em aviação em 11 de outubro deste ano e tornaram-se habilitados a exercer funções de gerenciamento administrativo de aviação.

Pela Audácia!

Estágio de Logística Tática

            “os exércitos marcham sobre seus estômagos” – Napoleão Bonaparte

     Esta frase bem conhecida por muitos é um ícone antigo e um dos principais resumos de descrição da função LOGÍSTICA de um exército. Hoje, figuradamente, não se refere apenas aos víveres, mas a qualquer elemento de produção, manutenção, distribuição ou controle que sirva de apoio à atividade principal. Um exército alimenta-se disso para poder continuar seu trabalho, seja em tempos de paz ou de guerra.

     Voltando os olhos para nossa especialização, desde os primeiros vôos após a recriação da Aviação do Exército Brasileiro, no final dos anos 80, diversas atividades e especialidades foram criadas para melhor cumprir a missão de voar.

     Entre essas especialidades, podemos citar os diversos cursos de Gerência de Aviação, destinados aos oficiais da Arma de Comunicações (Gerente de Aviônicos), do Serviço de Intendência (Gerente Administrativo) e do Quadro de Material Bélico (Gerente de Manutenção de Aeronaves). Tais cursos foram criados para habilitar os oficiais a comandar tropas especializadas em aviação, destinadas ao cumprimento de toda parte de manutenção e suprimento da nossa atividade.

     Todavia, no decorrer das evoluções da doutrina, sentiu-se um vácuo de conhecimento, pois a última formação e instrução escolar dada ao gerente era somente no transcurso de seu primeiro contato com a Aviação, nos bancos escolares do CIAvEx. As evoluções naturais não eram recicladas e a doutrina tática não era conhecida, tendo em vista que o curso de gerente trata apenas da parte técnica da aviação.
           
     A partir de 2003, o gerente passou a realizar também o Curso Avançado de Aviação, que traz conhecimentos estratégicos importantes para o oficial superior da área de aviação. O passo foi importante, mas um pouco longo, pois o oficial saía da parte técnica para a parte estratégica sem conhecer aspectos importantes da tática aérea.
           
     No início de 2007, por ordem do Comandante do CIAvEx, a Seção de Manutenção de Aeronaves passou a desenvolver o embrião de uma especialização, chamado previamente de Curso de Logística de Combate, porém ainda nos moldes de um estágio, análogo ao Curso de Piloto de Combate (CPC), onde é ministrada a parte tática para pilotos.
           
     Os trabalhos foram divididos em duas fases: instrução teórica de padronização e planejamento em sede, na primeira semana, e planejamento em campanha, decorrentes da Operação Pegasus Dourado, do CPC, na segunda semana.
           
     A Instrução Teórica de Padronização serviu para passar conhecimentos da Organização e Emprego da Aviação do Exército, além de padronizar os conhecimentos sobre logística para os militares das diversas qualificações (Com, Int, MB) e equilibrar com os conceitos dos militares aperfeiçoados na EsAO.
           
     Concluindo a primeira semana, ocorreu o primeiro planejamento, em sede, onde visamos toda a atividade logística dentro do Batalhão de Aviação do Exército, com a intenção de apoiar a primeira missão da Operação Pegasus Dourado, que se tratava de uma missão de reconhecimento. Para essa missão, os trabalhos foram desenvolvidos sobre Concentração Estratégica, baseados nas atividades previstas em manual para a Esquadrilha de Comando e Apoio e a Esquadrilha de Manutenção e Suprimento.
          
     Na segunda semana, os trabalhos de planejamento logístico continuaram, agora em campanha, acompanhando a evolução das missões da Op Pegasus Dourado. Além dessas atividades, durante essa semana foi possível avaliar a doutrina e as documentações existentes sobre a logística de aviação e propor mudanças visando melhorias e praticidade de execução.
           
     A equipe que participou desse primeiro Estágio de Logística Tática, nome escolhido devido às atividades desenvolvidas e suas finalidades, elaborou, planejou, corrigiu e adaptou os conhecimentos, pela primeira vez na história da Aviação do Exército. Tal pioneirismo foi planejado pelos seguintes militares:
           
     - Maj MB Lurembergue dos Santos Pereira – Chefe da SMA (Seção de Manutenção de Aeronaves);            
     - Maj MB Antônio Geraldo Rodrigues – SMA – Relator do Estágio e Instrutor;
     - Cap MB Edalmo César Corrêa – SMA – Auxiliar do Relator e Instrutor;
     - TC Int Átila Fortes de Andrade– DEN – Aluno;
     - Cap MB Fausto Adriano Ceratti Doro – SMA – Aluno;
     - 1º Ten Com Gustavo Lyrio de Oliveira – SMA – Aluno;
     - 1º Ten Com Elber Fábio dos Santos – EAL – Aluno;
     - 1º Ten MB Wandercleidson da Silva Rodrigues – SMA – Aluno;
     - 1º Ten Int Marcus Vinícius Gomes Pereira– SEB – Aluno.

      Coroando a instrução, foi elaborada pela equipe uma insígnia demonstrando a importância que deve ser dada ao assunto da Logística de Aviação.

      Na descrição heráldica simples, temos a insígnia dividida em três elementos: a ESPADA, simbolizando a parte tática do combate, atividade-fim de qualquer Força Armada; a ASA, denotando nossa missão de voar e fazer voar e por fim o mote LOG, símbolo convencionado na nossa cartografia, usada em cartas militares, para identificar qualquer tropa, órgão ou estabelecimento logístico.

     Temos assim a nova função e nova missão: Prover nossos combates no céu. Aviação!!!

Pela Audácia!