A Participação do CIAvEx no Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão (PPQG – Ciclo 2007)

     A busca da excelência no ensino é uma meta do CIAvEx. Refletindo este espírito, o Comando do Centro decidiu participar do Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão (PPQG – Ciclo 2007). Essa idéia amadureceu quando a sua Seção de Assessoria da Gestão (SAG) concluiu o Relatório de Gestão do Centro de Instrução, baseado nos sete critérios da excelência do Sistema de Excelência do Exército Brasileiro, e identificou vários pontos fortes nas práticas de gestão da unidade que poderiam se destacar junto às organizações do Estado de São Paulo. Os pontos fortes são fruto de uma gestão voltada ao ensino de excelência, que pode ser vista desde a criação do CIAvEx, em 1991. 

      Portanto, seguindo orientação do Instituto Paulista da Qualidade da Gestão – IPEG, responsável pelo processo, o CIAvEx se inscreveu como Estabelecimento de Ensino na modalidade Nível II – 500 pontos, por possuir modelos de gestão implantados. Passou, portanto, a concorrer na categoria Órgãos da Administração Pública, na área de educação. E como modo de ampliar seu envolvimento com a excelência de gestão, o CIAvEx ainda disponibilizou ao IPEG dois militares para participarem do curso de preparação para a banca examinadora do PPQG 2007.

      A gestão do trabalho em equipe, fruto do espírito de corpo do Centro, foi um fator primordial para a participação e para o resultado do CIAvEx no PPQG –2007. A SAG apoiou e recebeu a colaboração de todas as Divisões, Seções e Esquadrilhas para moldar as práticas de gestão à metodologia da excelência, conforme o regulamento e as diretrizes do PPQG - ciclo 2007 e a metodologia do Sistema de Excelência do Exército Brasileiro, já implantado na Força desde 2003.
          
     Muitos trabalhos foram realizados até o dia 21 de maio de 2007, data da chegada dos  examinadores seniors Engenheiro Nilton Moraes e Heleno Januário de Lima e das examinadoras Nöella Melo Vasconcellos e Maria Luzinete de Souza, especialmente designados para analisar a conformidade do nosso sistema de gestão em relação aos critérios de avaliação PPQG 2007 – Nível II – 500 pontos. Critérios que estão alinhados aos estabelecidos para o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, representando o consenso global sobre boas práticas de gestão.
          
     O exame transcorreu com uma palestra inicial do Comandante e seu Estado-Maior que puderam sintetizar as práticas de gestão sob sua responsabilidade aos especialistas. Após a palestra, os examinadores percorreram todo o Centro de Instrução para evidenciar os pontos de verificação – determinados em reunião de consenso da comissão – e  também para ratificar os pontos fortes que foram relatados, respeitando o código de ética do PPQG que se subdivide em declaração de princípios, regras de conduta, regras de confiabilidade, regras de conflitos de interesses e penalidades. O exame evidenciou a vontade dos integrantes do Centro de Instrução de Aviação do Exército em demonstrar seu envolvimento e conhecimento sobre a prática de gestão de suas responsabilidades nos processos de gestão da unidade, além, logicamente, do desejo de todos em conquistar a premiação. Assim, após duas jornadas de intensas atividades e a seleção e análise da banca do PPQG, no dia 12 de julho do corrente ano, o CIAvEx foi premiado com a medalha de bronze no Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão (PPQG – Ciclo 2007).
          
     O prêmio que ratificou o empenho e envolvimento do Centro de Instrução na Excelência Gerencial materializou-se na cerimônia de entrega, no dia 12 de julho de 2007, quando foi concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, às organizações que se destacaram em suas práticas de gestão. O principal objetivo da participação do CIAvEx no concurso foi incentivar o comprometimento de todos os integrantes com os fundamentos do Modelo da Gestão Pública, promovendo e ampliando as ferramentas de qualidade e treinamento de pessoal.

     Mais uma vez, o CIAvEx demonstrou ser uma escola de excelência dentro do Exército Brasileiro, destacando-se, agora, entre as organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo.

Pela Audácia!