ESTÁGIO DE QUALIFICAÇÃO AO VÔO COM ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA

MAQUETE DE TERRENO REDUZIDO VISTA COM OVN

     O ano de 2007 marcou oficialmente o início da qualificação de pilotos, mecânicos de vôo, especialistas TASA e BRP em operações noturnas com emprego de óculos de visão noturna (OVN), no âmbito CIAvEx.

     A entrega da aeronave AS 550 A2 “FENNEC”, matrícula EB 1036, protótipo do Sistema de Imageamento de Visão Noturna (SIVN) para as aeronaves “FENNEC”, desenvolvido pelo Consórcio Aeroeletrônica/SirioPanel para Aviação do Exército, permitiu a realização, nos meses de abril e maio de 2007, dos estágios de pilotagem e de qualificação ao vôo com óculos de visão noturna – 1º Nível – para pilotos e mecânicos de vôo – respectivamente OVN/1 e SVN/1. Naquela oportunidade formaram-se 14 pilotos e 10 mecânicos de vôo, sendo 01 piloto e um mecânico de vôo integrantes da Marinha do Brasil.

     Em agosto de 2007 teve início a fase de padronização de procedimentos para execução dos estágios de pilotagem e de qualificação ao vôo com óculos de visão noturna – 2º Nível – que contou com a participação de pilotos e mecânicos instrutores, além de especialistas TASA e BRP do CIAvEx e demais Unidades Aéreas de Taubaté. Para a realização desta etapa, marcada pela execução de inúmeras atividades inéditas para maioria dos participantes, foi de fundamental importância a colaboração prestada pelo 4º BavEx através da transmissão de experiências adquiridas por suas tripulações qualificadas ao vôo com OVN, que já haviam desenvolvido, ao longo dos primeiros meses do corrente ano, trabalho semelhante em sua sede.

     Os currículos atuais dos estágios OVN e SVN 1º e 2º níveis, habilitam os pilotos e mecânicos de vôo a:

1. realizar vôo noturno utilizando OVN em aeronave isolada ou integrando uma formação de helicópteros;

2. planejar e executar uma navegação tática noturna com OVN (somente pilotos) em aeronave isolada ou integrando uma formação de helicópteros, na condição de aeronave “Lider” ou aeronave “Ala”;

3. executar manobras de emprego geral dos tipos: “rappel”, “Fast Rope”, “Mc Guire”, gancho, guincho e pouso em área restrita.

     Numa próxima etapa, pretende-se incluir no rol de matérias do estágio OVN 2º Nível, a execução do tiro com armamento axial da aeronave FENNEC.

     Dessa forma, o Centro de Instrução de Aviação do Exército tem buscado proporcionar uma sólida base de conhecimentos para que os pilotos e mecânicos de vôo qualificados ao vôo com OVN possam desenvolver sempre um vôo eficiente e seguro, contribuindo assim para o aumento da operacionalidade de nossa aviação.

     A seguir apresentaremos uma galeria de fotos que ilustram algumas atividades realizadas durante o desenvolvimento do estágio

TREINAMENTO NA TORRE
“RAPPEL”

 

“FAST ROPE”
DESEMBARQUE DE AERONAVE EMPREGANDO A TÉCNICA DE “FAST ROPE”
TREINAMENTO DIURNO                                                         TREINAMENTO NOTURNO

TREINAMENTO DIURNO                                                         TREINAMENTO NOTURNO

OPERAÇÃO COM GUINCHO
TRANSPORTE DE CARGA NO GANCHO

OBSERVAÇÃO: As setas indicam a localização de bastões de luz química utilizados na montagem de um sistema de balizamento noturno.

Pela Audácia!