O Centro de Instrução de Aviação do Exército complementou a formação dos alunos do Curso de Formação da Sargentos com o Exercício de Longa Duração denominado Estágio de Instrução Especial (EIEsp) e realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Após a introdução da nova metodologia de formação dos sargentos, os alunos de todas as escolas passaram a realizar esse exercício com o objetivo de aprimorar os conhecimentos militares adquiridos através de treinamento intenso e rigoroso, o que lhes proporciona a exata noção da realidade e da dificuldade de uma missão real e habilita-os a comandarem pequenas frações em ambiente de combate.
O exercício transcorreu no período de 09 a 13 de julho, onde os estagiários desenvolveram as seguintes atividades:
- Tiro Rápido Diurno e Noturno – atividade de tiro REAL, que visa aprimorar o manejo do armamento e a execução do tiro. Na oficina diurna, os militares deslocavam-se em pista onde alvos móveis, simulacros de elementos amigos e inimigos, eram lançados no terreno à frente do aluno. Na noturna, os alunos ficavam fixos e conforme os alvos eram iluminados por lâmpadas, os estagiários realizavam os disparos.
- Tiro Prático – outra atividade de tiro REAL que visa adaptar o militar, já apto no tiro rápido, a realizar disparos onde o tempo é restrito e a precisão é extremamente necessária, tendo em vista a justaposição de diversos alvos amigos e inimigos. A execução era feita no período de trinta segundos, quando os estagiários davam cinco disparos nos alvos designados pelo instrutor.
- Técnicas de montanhismo – onde foram desenvolvidas atividades básicas de escalada, como Rapel, Lepar e Esforço Vertical, utilizando-se as diversas técnicas ministradas previamente.
- Nós e amarrações – complemento da instrução de montanhismo que habilita o aluno à execução de nós comuns, assento improvisado, atadura de peito e amarrações de segurança.
- Pista de Combate à Localidade – desenvolvimento de atividades de combate em ambiente urbano – característica atinente às Operações de Garantia da Lei e da Ordem – utilizando uma pista que simula pequenas ruas e residências de um bairro médio de uma cidade.
- Explosivos e Destruições – tem o objetivo de habilitar o militar ao manuseio de explosivos e ao preparo e acionamento de cargas reais.
- Armadilhas improvisadas – realizada com o intuito de preparar o militar para a montagem de armadilhas de caça e anti-pessoal.
- Marchas e Estacionamentos – ocasião na qual o estágio realizou uma marcha de 16 km.
- Sobrevivência – onde foram praticadas a montagem de abrigos improvisados e a obtenção de alimentos de origem animal.
- Patrulha – atividade de comando de pequenas frações em missões de combate. Nesse estágio foi realizada uma Patrulha de Emboscada.
Os alunos do CFS de Aviação conseguiram excelente desempenho, alcançando elevado índice nas avaliações feitas e destacando-se entre as demais qualificações militares, cumprindo a missão sem nenhuma baixa.
“Si vis pacem para bellum” – Se queres paz, prepara-te para a guerra. Esta frase muito descreve sobre a importância de preparo militar. Acendra os valores necessários à “têmpera militar, que é forjada e lapidada no desconforto, no frio, na chuva, sob pressão, com mochila nas costas, com a arma nas mãos e com firme convicção de vencer os obstáculos e vencer a si mesmo”. Esse exercício propôs desafiador objetivo: habilitar o aluno do CFS Av Ex a comandar pequenas frações em ambiente de combate, o qual foi muito bem cumprido pelos alunos da nossa Esquadrilha.