No último dia 30 de julho teve início, no CIAvEx, o Curso Avançado de Aviação 2007, para o qual foram realizadas as matrículas de nove oficiais-alunos.
O CIAvEx é o pólo difusor da doutrina de emprego das Unidades Aéreas do Exército e o Curso Avançado de Aviação visa habilitar o oficial aeronavegante aperfeiçoado para o desempenho das funções de O Lig Av Ex ou Comandante de Unidade Aérea em operações, capacitando-o a atuar como O Lig Av Ex nos COT de DE e Ex Cmp, ou como Ch Sec EM de U Ae ou junto à FAe.
Com uma carga horária total de 520 tempos de instrução distribuídos ao longo de 13 semanas e com vista a atender a necessidade cada vez maior de integração de todos os sistemas operacionais envolvidos no moderno campo de batalha, o curso valoriza intensamente os conhecimentos de doutrina e emprego da Força Aérea, de Defesa Aeroespacial, de Artilharia Anti-Aérea, de Guerra Eletrônica e de planejamento e execução de operações aeromóveis no âmbito da U Ae. Várias atividades de instrução, executadas através de Pedidos de Cooperação de Instrução na EsACosAAe, CAAML, NAe SP, 1º G Av Ca – “Senta a Pua”, 1º /1º GCC, EsIMEx, DMAvEx, COMDABRA, CINDACTA, CIGE, CIGEX e 2º /6º G Av – “Esquadrão Guardião” organizações militares do próprio Exército, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, complementam as atividades de ensino. No entanto, o ponto alto do curso é o exercício no terreno que neste ano foi realizado na cidade de Uberlândia-MG, com o apoio do 36º BI Mtz. Naquela localidade os oficiais-alunos colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos e compuseram um Estado Maior de U Ae em operações continuadas.
Houve ainda, na última semana do curso, uma simulação de combate específica para Operações Aeromóveis, pioneiramente desenvolvida pela Divisão de Doutrina e Padronização do CIAvEx.
A evolução tecnológica e as relações interarmas da manobra tática e logística assumem novas características e proporcionam novas condições de atuação que, com certeza, obrigarão os exércitos a se adaptarem aos novos tempos. Os atuais sistemas de comunicação, os sensores, os satélites e o constante ambiente de guerra eletrônica presentes no campo de batalha mudaram a maneira com que a informação circula. A inserção do helicóptero no campo de batalha muda constante e significativamente o poder de combate de um Exército. Isso exige elementos cada vez mais aptos a atuar, desenvolver, gerenciar e divulgar uma doutrina de emprego única. Neste caso, o Curso Avançado de Aviação do CIAvEx é a ferramenta de que a nossa Aviação do Exército dispõe para garantir a continuidade de nossa eficiência operacional através da capacitação de nosso capital intelectual.