Revitalização da Maquete do Pantera
Devido a degradação natural e o degaste pelo uso durante as instruções dos cursos realizados no CIAvEx, no ano de 2018, foi proposto pela equipe de instrutores da SMA, que o trabalho de conclusão de curso, Situação Integradora (SI), do curso de especialização em Mecânicos de Aviônica (MVN) fosse direcionado para a revitalização da Maquete da Aeronave Pantera. Para esse desafio, o Comandante do CIAvEx em contato direto com o Comandante do B Mnt Sup Av Ex conseguiu autorização para que os alunos tivessem acesso aos equipamentos vindos da Helibrás, oriundos da modernização dos Panteras e que não seriam mais utilizados na frota.
Os alunos fizeram inicialmente um levantamento das possíveis panes e dos equipamentos que estavam faltando na maquete. Em seguida, um levantamento no B Mnt Sup Av Ex com a separação e catalogação dos equipamentos de aviônica disponíveis. Isso ocorreu durante as instruções práticas realizadas na Maquete da Aeronave Pantera, durante o Curso de Mecânico de Aviônicos de 2018.
Já em 2019, a turma de MVN acompanhada da turma de especialização em Mecânicos de Aeronaves (MAE) deram continuidade ao trabalho iniciado com a turma do ano anterior, sendo as Situações Integradoras direcionadas para os mesmos fins. Com a liberação dos equipamentos pelo B Mnt Sup Av Ex, foi iniciada a instalação dos componentes e reparo das panes.
A turma de MVN ficou direcionada nos trabalhos pertinentes aos equipamentos de Radionavegação, Sistema de Iluminação e Anemobarométricos, conseguindo colocar em funcionamento a Luz Anticolisão, Sistema de Alarme e Proteção contra incêndio, funcionamento do Velocímetro e Limpador do Para Brisa.
A turma do MAE ficou encarregada da parte estrutural, onde foi realizado o polimento e substituição dos acrílicos, pintura interna do painel de instrumentos, lixamento e preparação das carenagens e fuselagem para a pintura e principalmente a troca das rodas e pneus, o que possibilitou o deslocamento da maquete até a seção de pintura do B Mnt Sup Av Ex.
Com o apoio do Guardião da Aviação, em especial do Sgt Bonifácio, foi realizada a pintura de toda a estrutura da maquete. Utilizando as tintas que estavam inservíveis para o uso na frota, não havendo gasto significativo para a Aviação do Exército.
Em 2020, a equipe da SMA composta pelo Ten Moura, ST Oliveira, 1º Sgt Araújo e o 1º Sgt Diego, que coordenou todos os trabalhos, retornou com a maquete para o CiAvEx com a etapa de pintura finalizada, proporcionando as novas turmas grandes desafios para as aulas práticas que virão.
Pela Audácia!
SMA / CIAvEx