Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento do Curso de Piloto de Combate 2019
Início do conteúdo da página

Encerramento do Curso de Piloto de Combate 2019

imagem sem descrição.

Encerramento do Curso de Piloto de Combate 2019

 

No dia 02 de agosto de 2019, encerrou-se mais um importante ciclo no Centro de Instrução de Aviação do Exército, com a conclusão de mais uma turma de pilotos de combate. Após 14 semanas de intensa instrução, 10 oficiais do Exército Brasileiro, oriundos dos diversos Batalhões de Aviação do Exército, e 01 Oficial da Marinha do Brasil concluíram com aproveitamento todos os módulos de instrução previstos para a sua formação, destacando-se a realização de pistas de Navegação Tática, Maneabilidade de Fração de Helicópteros, o Emprego Tático da Aviação do Exército e o Planejamento e Execução de Operações Aeromóveis. O 1º Tenente Duque, do 2º BAvEx, foi o destaque do curso.

Além da pesada carga teórica, os alunos executaram as principais operações aeromóveis efetuadas pela Aviação. Na Operação Vale do Paraíba tiveram o primeiro contato prático com o planejamento e emprego de aeronaves na situação de combate convencional, realizando ataques, reconhecimentos e incursões, bem como, o uso do simulador para os ensaios dessas operações e do Planejador de Missão Aérea (PMA) como auxílio no planejamento. Nessa primeira fase, foi realizada a prática do exercício de Fuga e Evasão, na qual percorreram um percurso de aproximadamente 50 Km.

Na operação Pégasus em Fúria, realizada na cidade de Pouso Alegre-MG, os alunos, sob intensa carga de trabalho, planejaram e executaram missões diurnas e noturnas, com emprego do OVN. Foram executadas 06 operações continuadas, sendo divididas em dois módulos, o combate convencional e de Garantia da Lei e da Ordem, com a utilização de 08 aeronaves Fennecs, 01 aeronave Pantera do 2º BAvEx e 01 aeronave Jaguar do 1º BAvEx.

Nessa ocasião, a turma teve a oportunidade de realizar e coordenar planejamentos de Reconhecimento e Vigilância Aeromóvel, Ataque à alvo fixo e exfiltrações noturnas, além de outras missões contextualizadas em um ambiente de intervenção federal, aos moldes da Operação Furacão, ocorrida em 2018 no Rio de Janeiro.

O CIAvEx deseja aos novos pilotos de combate felicidades nesta nova fase da carreira. É entregue ao Exército mais uma futura geração de Comandantes de Pelotão e Subunidade e, principalmente, uma nova leva de pilotos militares aptos a cumprir as diversas missões que a Força Terrestre exigir. Aqui se voa combate, Aviação!

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página