Inauguração do Novo Pavilhão do Curso de Formação de Sargentos de Aviação
Em 29 de janeiro de 1919, nascia, no Campos dos Afonsos, a Escola de Aviação Militar, unidade responsável por capacitar os recursos humanos da arma de Aviação, formando os sargentos que realizavam a manutenção e o apoio das aeronaves militares, o que contribuiu para a entrada do Exército na terceira dimensão do campo de batalha. A partir do Decreto 2961, de 20 de janeiro de 1941, que criou o Ministério da Aeronáutica, todos os meios de aviação do Exército foram transferidos para esta nova força armada.
Em 1986, com a recriação da Aviação do Exército, foram selecionados sargentos recém-formados da Escola de Sargentos das Armas e da extinta Escola de Material Bélico, atual Escola de Sargentos de Logística, a fim de compor o corpo permanente da nova Aviação do Exército. A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, que já possuíam experiência com aeronaves de asas rotativas, colaboraram de forma significativa no treinamento e especialização destes sargentos recém chegados na Aviação.
Em 26 de setembro de 1991, com a criação do Centro de Instrução de Aviação do Exército, herdeiro da Escola de Aviação Militar, a Aviação do Exército passa a formar e especializar gradativamente seus próprios recursos humanos. Em 29 de setembro de 1993, o Chefe do Estado-Maior do Exército resolveu criar os Cursos de Formação de Sargentos de Aviação.
Em janeiro de 1995, a primeira turma de aviação iniciou sua formação na Escola de Instrução Especializada, realizando primeiramente o período básico da formação militar. Após isso, em 1º de maio, os 60 alunos da turma “PIONEIROS” ingressaram no CIAvEx para realizarem o período de qualificação. Esses alunos integraram a Esquadrilha de Alunos. Em 24 de novembro de 1995, formava-se no CIAvEx a primeira turma de sargentos da Aviação.
Inicialmente, a Esquadrilha de Alunos ocupava as instalações que hoje pertencem a Base de Aviação de Taubaté. De 2002 a 2018, os alunos ocuparam instalações próprias dentro do CIAvEx no setor Norte. Em 2010, a Esquadrilha de Alunos muda sua denominação para Curso de Formação de Sargentos, passando a receber todas as atribuições de um curso de formação.
Em 2013, dentro do processo de inserção do sexo feminino na linha de ensino militar bélico, foi determinada a construção de um novo pavilhão para o CFS de Aviação que abrigasse os novos alunos e que estivesse adequado ao alojamento de ambos os sexos, oferecendo-lhes a necessária ambiência para a formação dos sargentos de carreira do Exército.
Nesta oportunidade em que a Escola de Aviação Militar completara 100 anos, o CIAvEx, tem a honra de receber as primeiras militares do sexo feminino a ingressarem no CFS e, ainda, é contemplado com este novo pavilhão, com instalações modernas, próprias e adequadas à formação militar, comparáveis às melhores construções no âmbito do Exército Brasileiro.
AQUI COMEÇA A AVIAÇÃO DO EXÉRCITO! AVIAÇÃO! BRASIL!