Curso de Formação de Sargentos Av Mnt
A formação do sargento de carreira do Exército Brasileiro é dividida em dois períodos, o Período Básico e o de Qualificação, ambos em regime de internato. O primeiro é coordenado pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e tem duração de 34 semanas, sendo realizado em 13 Organizações Militares do Corpo de Tropa (OMCT), espalhadas pelo território brasileiro.
Após ser forjado pelos desafios do Período Básico o aluno ingressa no Período de Qualificação, este com duração de 44 semanas. Após a escolha da arma, os alunos são divididos em três organizações de ensino, sendo elas a EsSA, EsSLog e o Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx).
Sediado na cidade de Taubaté-SP, junto ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o CIAvEx é o responsável pela formação dos recursos humanos para a Aviação do Exército, realizando diversos cursos e estágios durante o ano de instrução. Entre eles, um se destaca por ser o único de formação militar, o Curso de Formação de Sargentos (CFS).
Oriundos dos quatro cantos do país, 49 alunos com idades entre 18 e 24 anos compõem o efetivo discente do CFS Av Mnt, que teve seu início no dia 18 de janeiro do corrente ano. Distribuídos em dois pelotões, primeiro pelotão Grifo e segundo pelotão Águia, os alunos são preparados para exercer, além da função de terceiro sargento, a de mecânico de aeronaves.
Dentre as atividades diárias do Curso, destacam-se as instruções em sala de aula, avaliações, treinamento físico militar, formaturas, serviços de guarda ao aquartelamento e atividades junto ao público civil.
O Curso conta também com atividades especiais como o Estágio de Corpo de Tropa (ECT), nas cidades de Campo Grande-MS, Manaus-AM e Taubaté, o exercício de longa duração da Seção de Instrução Especial (SIEsp), em Três Corações-MG, e o treinamento de escape de aeronaves submersas (UTEPAS), desenvolvido com o apoio da Marinha do Brasil em sua Base Aeronaval em São Pedro da Aldeia-RJ.
Com encerramento do presente curso previsto para o dia 25 de novembro de 2016, os alunos se empenham diariamente em busca de uma melhor formação para a atividade aeronavegante, aproximando-se cada vez mais da excelência do especialista que participará diretamente no emprego da aviação do exército brasileiro.
Pela Audácia!
RP / CIAvEx