Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretriz de Comando

CIAvEx
 

 

DIRETRIZ DO COMANDANTE DO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE
AVIAÇÃO DO EXÉRCITO 2021 / 2023

1. FINALIDADE

A presente diretriz tem por finalidade definir a intenção do Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército no que tange às ações que deverão ser priorizadas pelo corpo permanente do Centro para o cumprimento das missões do CIAvEx nos níveis de excelência já consagrados na Escola.

2. OBJETIVO
Dirimir dúvidas e padronizar procedimentos no âmbito do CIAvEx, visando à existência de um pensamento único na condução das atividades de ensino da Escola de Aviação Militar e das atividades de apoio afetas à nossa missão principal de capacitar os recursos humanos da Aviação do Exército.

3. PREMISSAS BÁSICAS

a. Atualizar os cursos e estágios conduzidos pelo Centro, de forma a mantê-los adequados às novas demandas oriundas do Portfólio Estratégico do Exército, no seu Subportfólio Defesa da Sociedade; do combate moderno; das necessidades do Programa Aviação; e à realidade econômica do País.
b. Incrementar a participação da modalidade EAD nos cursos e estágios existentes no Centro.
c. Manter constante esforço de atualização das legislações que regem tanto o funcionamento do CIAvEx, quanto os cursos e estágios sob nossa responsabilidade.
d. Aumentar a atuação do CIAvEx como indutor do desenvolvimento de novas doutrinas de AvEx e como difusor de novas TTP de aviação.
e. Identificar lacunas e propor o desenvolvimento de novos produtos doutrinários de AvEx.
f. Aperfeiçoar a atuação do CIAvEx como braço padronizador da AvEx.
g. Adequar a estrutura do CIAvEx para sua atuação plena como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT).
h. Explorar a condição de ICT, prospectando possibilidades de firmar parcerias que contribuam com a pesquisa e desenvolvimento na área de simulação no CIAvEx.
i. Na área de C&T, priorizar a conclusão dos produtos de simulação já em desenvolvimento e iniciar as prospecções no campo da Realidade Mista.
j. Incrementar a gestão do ensino e a gestão do pessoal diretamente ligado a ele.
k. Estruturar os cursos e estágios voltados para a capacitação do pessoal na operação e manutenção do Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), bem como a infraestrutura necessária.
l. Prosseguir na modernização curricular do Curso de Observação Aérea (COAe).
m. Prosseguir na modernização curricular do Curso de Piloto de Combate.
n. Manter o acompanhamento cerrado das ações afetas à conclusão do Projeto Novo CIAvEx, com ênfase para a transferência das instalações do setor norte para o setor sul, assessorando o CAvEx oportunamente acerca dos assuntos relacionados ao projeto.
o. Manter participação proativa no Grupo de Trabalho Nova Escola de Sargentos (GT NES), antecipando-se a possíveis impactos negativos na capacitação dos recursos humanos da AvEx.
p. Prosseguir na estruturação e homologação do CIAvEx como Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), focando na formação IFR teórica e prática em simuladores.
q. Buscar a certificação do CIAvEx junto ao CENIPA para a condução de cursos na área de Prevenção (CGPAA e CPAA-MA).
r. Utilizar todas as oportunidades possíveis para consolidar no corpo discente o entendimento da natureza militar das atividades aéreas desenvolvidas pela Aviação do Exército.
s. Fortalecer a mentalidade de Segurança de Voo nos corpos docente e discente do Centro, com foco na preservação do poder de combate da Aviação do Exército.
t. Buscar constante melhoria nos processos do CIAvEx.
u. Manter constante atenção e proatividade frente ao estado sanitário e disciplinar dos integrantes do CIAvEx.
v. Incrementar a utilização de dispositivos e softwares de simulação nos cursos e estágios do CIAvEx.
x. Ampliar a gama de atividades práticas e de oficina, nos cursos de especialização de sargentos.
w. Valorizar os anseios do público interno, envidando-se todos os esforços para o atendimento destes sem, entretanto, perder de vista que o interesse do serviço sempre pretere os interesses individuais.

EMERSON ALEXANDRE JANUÁRIO – CEL
Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército

Fim do conteúdo da página